NATAL RN -Estupros lideram casos de violência contra a criança e adolescente


boneca

O estupro é considerado um dos crimes mais graves contra a pessoa, em crianças a descoberta sexual precoce e forçada rouba a inocência e a infância da vítima que fica com sequelas emocionais por toda a vida. Neste domingo (12), celebrado o Dia das Crianças, um dado alarmante chama a atenção para a necessidade de falar sobre o assunto, que ainda gera medo para as vítimas e que revolta a população.

Somente neste ano em Aracaju existem 184 casos sendo acompanhados pela Justiça, entre eles está aviolência doméstica, com 16% das ocorrências. Segundo informações da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), 24% do total de denúncias recebidas são de estupro contra menores de idade.

A delegada de Polícia Civil, Lara Schuster Batista, afirma que a maior parte dos casos de abuso sexual ocorre no próprio lar da vítima e é cometido pelo pai, padrasto, irmão ou qualquer outro parente. “Normalmente o abuso é cometido por quem a vítima confia e está acima de qualquer suspeita”, alerta. Ela também destaca a importância de prestar atenção na criança como mudança de comportamento, agressividade, pesadelo, interesse excessivo sobre assuntos sexuais, isolamento e dor ou inchaço nas áreas genitais.

“Os pais devem observar em todo o tempo o comportamento dos filhos. Porque é muito comum nas vítimas de abuso ou estupro que elas se sintam culpadas ou com vergonha em denunciar. Além disso, ainda tem o receio das ameaças que ela pode estar sofrendo”, orienta a delegada.

Dados alarmantes
Em 2013, os casos de estupro contra crianças e adolescentes representou 38% dos casos registrados no (Deacav).  Nesse mesmo período foram identificados 22 casos de agressão física, número que caiu para 3 neste ano.

A denúncia é a melhor forma de combater os crimes contra a inocência e isso pode ser feito através do Disque Denúncia 181ou pelo Disque Direitos Humanos 100.

O poder público disponibiliza ainda órgãos especializados em atender a esses tipos de ocorrência e a dar os encaminhamentos necessários como ao tratamento médico e psicológico específico como os Conselhos Tutelares espalhados por todos os municípios sergipanos e através da Promotoria de Justiça da Vara da Infância e da Juventude.

tópicos:

veja também
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.