NATAL RN-Emenda aprovada na Câmara deve ser vetada


160314

A+A-
A emenda aprovada na Câmara Municipal ao projeto de lei sobre a licitação dos transportes públicos, que submete à apreciação dos vereadores a celebração de qualquer contrato de concessão ou permissão de linhas de transporte coletivo, será vetada pelo Poder Executivo, informa o procurador-geral do Município, Carlos Castim. O procurador explicou que já existe uma decisão judicial em ação cautelar promovida pelo Ministério Público do Estado, a respeito da inconstitucionalidade de um dispositivo, semelhante que consta na Lei Orgânica do Município (LOM). “Os vereadores sabem que essa emenda é absolutamente inconstitucional, não adianta votar emendas dessa natureza, porque vai ser objeto de veto”, afirmou.

Adriano AbreuCarlos Cartim esteve na Câmara para conversar com os vereadoresCarlos Cartim esteve na Câmara para conversar com os vereadores

Castim disse que essa emenda interfere na interdependência e autonomia dos Poderes e que os vereadores “foram alertados pela própria Procuradoria da Câmara. “É uma emenda que não tem como prevalecer, é uma forma de desrespeitar uma decisão judicial e não adianta insistir com esse tipo de postura”, destacou.

Castim explicou que a concessão e permissão para a prestação de serviço de transporte coletivo se dá através de um contrato administrativo, “que é uma prerrogativa do Poder Executivo, como também do Poder Legislativo, um Poder não pode interferir na gestão de outro e vice-versa”.

A proposta para que a celebração de contratos de concessão e permissão de transportes coletivos passem pela aprovação da Cãmara, foi uma iniciativa da  vereadora Amanda Gurgel (PSTU), que justificou: “”A medida tem o objetivo de reforçar o papel fiscalizador desta Casa, que deve exercer sua prerrogativa constitucional com altivez e independência. Os membros do parlamento são eleitos pelo voto popular e representam a diversidade da nossa sociedade”.

Justificativa
Para a vereadora do PSTU, todas as decisões importantes para a população “precisam passar pelo crivo dessa instituição democrática”. O vereador Felipe Alves (PMDB) lembrou da existência desse dispositivo na Lei Orgânica,  no entanto, ressaltou que “essa iniciativa ratifica essa condição, além de corroborar com a defesa da soberania da Casa do Povo”.

Outras duas proposições do vereador Sandro Pimentel (PSOL) receberam encaminhamento favorável do plenário, na sessão ordinária da quarta-feira (1), a que estabelece a criação de uma central de sugestões, informações e reclamações vinculada à Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e a publicização das planilhas de faturamento e custos operacionais das empresas executoras dos serviços públicos de transportes coletivos.

Já o vereador Cabo Jeoás (PCdoB), por sua vez, ampliou o texto que permite às ambulâncias e viaturas policiais livre tráfego nas faixas e corredores exclusivos de ônibus. “Estendemos o benefício para bombeiros e guardas municipais, considerando que também trabalham em emergências. Assim, garantimos a igualdade de tratamento desses profissionais com os demais que atuam no setor”, explicou.

Tramitação
Até agora a Câmara Municipal discutiu 68 das 213 emendas encaminhadas pelos vereadores ao projeto de lei sobre a licitação do transporte público de Natal. O presidente da Câmara, vereador Antonio Capistrano (PSB), disse que os trabalhos estão ganhando celeridade: “Se não houver imprevistos, creio que possamos concluir a votação em meados de abril”.  O vereador Antonio Capistrano informou, ainda, que o debate será retomado com a realização de uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira (6), a partir das 10 horas da manhã. A mesa diretora da Câmara já havia aprovado, na terça-feira (31), a convocação extraordinária da Casa para as demais segundas-feiras subsequentes até a conclusão do projeto de lei complementar 04/2014.  Segundo o ato nº 15/2015, as sessões extraordinárias e ordinárias o ocorrerão apenas com a Ordem do Dia, a fim de agilizar a votação de todas as emendas. Tudo para cumprir o  que foi acordado entre o Município e o Ministério Público, nos autos de uma ação civil pública que dá um prazo de 90 dias para que a prefeitura proceda a licitação do transporte público de Natal.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.