NATAL RN-Em entrevista ao Agora RN, Gustavo Carvalho também falou sobre os trabalhos do Legislativo, além das discussões de projetos enviados pelo Estado, como a Proposta de Emenda Constitucional


José Aldenir / Agora RN
Deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB)

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) defende que, em razão da atual crise econômica que aflige o Rio Grande do Norte, o Governo do Estado adote plano de recuperação e de venda de ativos. Ele sugere, inclusive, a comercialização de empresas públicas, como a Caern, e do Centro de Convenções de Natal.

O parlamentar também defende a federalização da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Segundo ele, em razão do custo anual de R$ 360 milhões da instituição de ensino, o Estado deve entregá-la para o Ministério da Educação.

Em entrevista ao Agora RN, Gustavo Carvalho também falou sobre os trabalhos do Legislativo, além das discussões de projetos enviados pelo Estado, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita o teto de gastos estaduais.

Leia a entrevista:

AGORA RN – Que avaliação o senhor faz do governo Fátima Bezerra

GUSTAVO CARVALHO – Acho que teríamos de já ter medidas muito mais impactantes do que as que foram tomadas pelo Poder Executivo até agora. Se o governo não tomar providências muito maiores do que as que vem tomando, ele vai deixar o Estado ingovernável. Acho que, até o final do ano, poderemos comprovar (essa tese), embora eu não torça por isso.

AGORA – O senhor acha que isso está acontecendo por falta de maturidade do governo?

GC – Eu estou sentindo o governo sorridente, vibrante, com a vontade de quem chegou ao poder. Estão muito confiantes e ainda festejando a chegada nesse patamar. O perigo é estarmos numa situação de ingovernabilidade quando o governo abrir os olhos.

AGORA – O que o senhor sugeriria ao governo?

GC – O Estado precisa tomar medidas impopulares. Não são medidas politicamente agradáveis para a sociedade, mas o Estado precisa rever posicionamentos fortes com relação a Uern. Acho que deveria haver uma tentativa de federalização. A Uern é cara, custa ao Estado quase R$ 360 milhões ao ano. O Rio Grande do Norte precisa fazer também um plano de recuperação, de venda de ativos, de venda da Caern, privatização da Ceasa, do Centro de Convenções… o Estado moderno é isso.

AGORA – O senhor acha que o governo está perdendo tempo com relação à reforma da Previdência?

GC – Sim. Cinco meses é muito tempo. Essa matéria já deveria ter chegado na Assembleia. Eu não sei qual vai ser o posicionamento da governadora em relação a essa reforma. E não sei se a reforma de Previdência vai dar aos estados esse conforto, de não precisar mandar (a proposta de) um aumento de alíquota (de contribuição à Previdência) para a Assembleia. Se não houver isso, o Estado quebra.

AGORA – Qual a sua opinião em relação ao projeto que aumenta os salários dos procuradores do Estado?

GC – Estamos em um momento de extrema dificuldade. Não é bom. Mas o governo encaminhou isso. E, se encaminhou essa matéria, é porque pode pagar. Então, eu não vou votar contra.

AGORA – Diante dos atrasos de salários dos servidores, isso não é um contrassenso?

GC – Totalmente. Mas infelizmente nós recebemos essa mensagem vinda do Executivo.

AGORA – Em relação a PEC do Teto de Gastos?

GC – Eu estou na comissão, e, inclusive, vou presidir. Nós vamos começar a estudar essa matéria a partir de quinta-feira, com assessoramento técnico da Casa. Depois deveremos ter uma segunda reunião, e nós temos na instituição dessa comissão um prazo de 30 dias para concluir o trabalho. Acho que é um prazo muito generoso.

AGORA – Sobre a Previdência. O que se discute é a nacional, qual sua posição sobre como o RN deve participar desse processo?

GC –Se vier de cima, ótimo. Se não vier, eu creio que a governadora vai ter que tomar uma providência e encaminhar. Ela precisará contar com o apoio da base na Casa. Eu não tenho nenhum problema de votar de forma favorável, porque sei que é um problema do Brasil e dos Estados.

AGORA – Qual seria, no caso do RN, o encaminhamento para a resolução do problema?

GC – Eu acho que vai haver um acordo a nível federal da aprovação da reforma ser extensiva também aos Estados.

AGORA – Como estão as bancadas na Assembleia?

GC –São cinco meses e a gente ainda não conseguiu definir. Eu acho que a matéria em que poderemos definir isso será a da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é algo que está na Casa. Aí, nesta votação, eu acredito que poderemos visualizar realmente o que é bancada do Governo e de oposição.

AGORA – Como você vê o posicionamento político da governadora frente ao Governo Federal?

GC – Ainda está prevalecendo a questão ideológica. É muito duro para todos nós. É triste, inclusive. Eu acho que os governos têm que, após as campanhas, desarmar os palanques. É assim que eu penso.

AGORA – Qual avaliação que você faz hoje do quadro político na Casa?

GC – Inerte. Não teremos eleições estaduais no ano que vem, apenas municipais, e como a vida é uma realidade local, essa coisa está acontecendo muito mais nos municípios do que em nível de Estado. Acho que a Casa está muito madura, consciente do seu papel, tem consciência da situação que vive o Estado, e o que for bom para o Governo vai ser votado e aprovado pelos deputados.

AGORA – O que o Legislativo tem feito neste ano e que a colocava como protagonista?

GC – A Assembleia já teve alguns gestos. A antecipação dos royalties e a matéria da reforma do Estado – que apesar de algo muito discreto a Casa também aprovou, mesmo eu lamentando a diminuição da estrutura da área da Secretaria de Agricultura. A Emater sempre foi ligada à Agricultura e está hoje na Sedraf [Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar]. Acho que isso foi um equívoco – foram gestos enormes do Legislativo, mas vejo o Governo com matérias de muito pouca eficiência em relação ao que é necessário para o Estado.

AGORA – PT e PSDB sempre foram partidos antagônicos nacionalmente. Mas no RN houve uma união através do presidente do partido com a atual governadora, e isso pode ter reflexos nas eleições municipais?

GC – Eu não acredito. Acho que o PSDB foi maduro quando tomou a decisão de que os seus filiados e os deputados eleitos pudessem tomar a decisão que achassem ser a mais correta. A minha posição não foi igual à do presidente – e nem por isso perdi o respeito. Hoje o momento é de agir.

AGORA – Mas há uma possibilidade de união no palanque?

GC – Não, não vejo isso. Acho contraditório. Não vejo essa possibilidade.

Publicidade

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.