NATAL RN-Artigo: Três grupos miram a Prefeitura do Natal


Artigo: Três grupos miram a Prefeitura do Natal

O ano de 2020 marca o fim da quadra administrativa da atual gestão à frente da Prefeitura do Natal. Em outubro, a população irá às urnas para decidir quem será o prefeito da cidade entre 2021 e 2024.

Numa análise fria dos fatos, três grupos estão, neste momento, habilitados para sonhar com a perspectiva de um segundo turno: o grupo do prefeito Álvaro Dias, que legitimamente vai tentar a reeleição; o PT, que é o maior partido, tem o controle do Governo do Estado e vem disputando eleições majoritárias na capital há décadas; e o Solidariedade, que acaba de anunciar uma parceria com o PSL em torno da nossa pré-candidatura e já demonstrou, nas duas últimas eleições majoritárias disputadas no Estado (2016 e 2018), que tem condições de construir chapa própria e projeto eleitoral com começo, meio e fim.

As últimas pesquisas mostram que, além do nosso nome (Kelps), quem aparece na lembrança da população para disputar o cargo político mais importante da cidade são o prefeito Álvaro Dias (MDB) e a candidatura do (PT).

A repetição frequente deste cenário nas pesquisas recentes e nos levantamentos internos que fizemos sem divulgação pública nos leva a crer que dois desses representantes políticos vão se confrontar no eventual segundo turno.

Paralelamente a esses três nomes, outros pré-candidatos de vários partidos estão se habilitando para disputar o pleito, o que acho, particularmente, excelente – quanto mais pessoas estiverem participando da política melhor. Só uma população politicamente ativa e atenta pode melhorar a qualidade dos governos e a atuação dos vários agentes públicos.

Porém, de fato, até este momento, nenhum nome diferente deste trio indicado nas pesquisas (Kelps, PT, Álvaro) teve volume de lembrança do eleitorado para ser uma espécie de fenômeno e ganhar a eleição de repente. Nada é impossível em política, mas, na prática, um personagem para ser este fenômeno, se existe, ainda não está no radar das pesquisas.

O mais importante agora, na minha opinião, é incentivar as pessoas a observar o projeto de cada um dos atores que pretende disputar a eleição de Natal. Entender o que pensam, que propostas eles têm e qual visão possuem para a cidade. Dessa análise depende o futuro da capital.

Aqui da minha trincheira desejo boa sorte a todos os natalenes que, assim como eu, sonham com uma capital que propicie mais oportunidades aos seus moradores.

Publicidade

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.