NATAL RN-Após ações pontuais, Ceasa-RN realiza melhorias em sua área comercial


realiza melhorias em sua área comercial

SÃO 472 PERMISSIONÁRIOS QUE OCUPAM UMA ÁREA DE 27.207 METROS QUADRADOS. FOTO: ANDERSON SANTOS- ASSECOM/CEASA

A área comercial das Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa-RN) engloba todos os mercados e áreas de livre comércio. São 10 mercados livres, 09 mercados permanente e um shopping, somando 472 permissionários que ocupam uma área de 27.207 metros quadrados. Buscando realizar melhorias para garantir uma gestão mais eficaz, a Gerência Comercial da Ceasa-RN, responsável pela organização dos mercados, realizou em 2019 uma série de ações pontuais: estudo para regularização dos IPTUs, cadastro de ambulantes e carregadores e o reordenamento do trânsito interno.

A primeira ação tomada pela Gerência foi o cadastro de todos os ambulantes que vendem na Ceasa-RN, uma forma de regulamentar a entrada de vendedores externos, buscando controle nas mercadorias que entram dentro do órgão. Já foram cadastrados 25 ambulantes que comercializam seus produtos utilizando crachá e colete identificador.

Também está sendo realizado o cadastramento de todos os carregadores, chamados de chapeiros, que são trabalhadores autônomos que trabalham diariamente descarregando os caminhões. O cadastro está em andamento e a estimativa é que trabalham mais 1.200 pessoas como chapeiros na Ceasa-RN.

Outra ação realizada foi realização de estudo, ainda em andamento, com o objetivo de regularizar as taxas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que possui um passivo junto a Prefeitura de Natal. O estudo visa identificar a área ocupada por cada comércio para realizar a mediação e cobrança da taxa aos permissionários.

A Ceasa-RN também está trabalhando na reorganização da “Feirinha da Ceasa”, que é um espaço destinado à comercialização por trabalhadores informais. Muitos desses trabalhadores ocupavam espaços irregulares em estacionamentos e áreas destinadas a outros fins. Com a reorganização, esses trabalhadores terão um espaço mais adequado, como explica o Diretor Técnico Comercial, Manoel Batista.

“A feirinha existe faz um tempo e funciona em uma área de estacionamento. Com a reorganização ela será transferida para uma área mais adequada. Será uma feira modelo, onde os comerciantes estarão devidamente identificados com coletes e crachás. Já foram cadastradas 60 pessoas para ocuparem a nova Feirinha. Estamos tomando essa decisão para impedir a venda irregular de hortifruti, além de atender um pedido dos permissionários que é a desocupação de espaços destinados a estacionamentos”, explica o diretor.

Além das ações citadas, a Gerência Comercial também realizou o reordenamento do trânsito interno, buscando melhorar o fluxo de veículos nas vias, por meio da alteração do sentido de trânsito. Também foi intensificado o trabalho dos fiscais de mercado, tanto nas fiscalizações no uso irregular dos estacionamentos, quanto no tráfego de veículos. Também foi feito um projeto para sinalização de trânsito, criação de rotatória e lombadas, que será realizado em parceria com o Detran-RN.

“Todas essas ações foram realizadas com o objetivo de melhorar o funcionamento da Ceasa-RN, sempre buscando atender os pedidos dos permissionários, em conformidade com interesse da nossa administração, que é garantir o desenvolvimento econômico da Ceasa-RN. Para 2020, pretendemos realizar novas ações como melhorar a iluminação interna, recapeamento asfáltico das ruas, funcionamento da rede interna de esgotamento sanitário, reformas estruturantes dos mercados e implantação da portaria eletrônica”, enfatiza o diretor-presidente, Flávio Morais.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.