NATAL RN-A carta de um menino de 12 anos que perdeu a mãe para a covid


Enquanto muita gente segue ignorando os cuidados necessários para não se contaminar pelo coronavírus, mais famílias vão sendo devastadas pela covid.

Nesta sexta-feira meu colega jornalista Gustavo Mariano – Negrita para seus amigos dos tempos de faculdade – viu sua família destruída com a morte da esposa Geny.

Assim como Geny, supervisora financeira, Gustavo chegou a ser internado, mas ao contrário dela, não precisou de UTI.

Geny foi intubada.

Em casa, na expectativa do retorno dos pais, Miguel de apenas 12 anos.

Gustavo voltou pra casa.

Geny, de 50 anos, perdeu a batalha para o vírus.

Miguel perdeu a mãe. Perdeu o rumo, como seria para qualquer criança de 12 anos.

Para se despedir da mãe, o menino escreveu a carta que segue: “Nenhuma mãe de criança pode morrer”.

Mamãe,

Eu me lembro de cada segundo que eu passei ao seu lado, sempre enfrentando as dificuldades da vida e superando logo em seguida, sem dúvidas você foi a pessoa mais forte que eu já conheci, pois com todos os seus problemas você sempre manteve um sorriso no rosto e cuidou de nós como se fossemos partes de você.

Você era uma mulher muito iluminada, e continua sendo, cada momento com você foi um tesouro para mim, vai ser o maior presente que eu vou carregar para a vida inteira, era você que sempre quando eu acordava encantava meu dia com tudo que fazia, me apoiava em momentos ruins, aliviava o meu estresse e ansiedade, era a flor mais linda do meu jardim, o motivo de eu seguir em frente, o meu coração bate por você firmemente, não tinha um dia que eu não dizia que te amava, apesar de todas as discussões que eu tive com a senhora, eu reconheço que você sempre esteve certa em tudo, você é a minha razão, mãe.

Eu daria de tudo para ouvir a sua voz novamente, poder sentir o conforto de seus braços e admirar o brilho ofuscante dos seus lindos olhos, a gente vai seguir lutando por você, honrando a pessoa maravilhosa que você é, faremos com que seu esforço aqui não tenha sido em vão.

Eu ainda me lembro dos dias em que eu estive doente e você deixou que eu dormisse com você, sempre me dando carinho e me abençoando com as suas orações, você foi minha heroína mãe, e continua sendo dentro do meu coração, aonde você sempre esteve, vai ser difícil, isso eu tenho certeza, mas todos nós aqui persistindo e louvando por você somos a prova de que sua missão foi concluída, seu brilho não se apagou e sempre continuará conosco.

Você é a jóia inestimável que deus fez questão de nos dar, e agora devolvemos com todo amor e carinho, rezamos para que tenha sido bem recebida.

Você é o meu sol mãe, que me ilumina todas as manhãs, a minha razão de viver, continuarei abraçando você e suas memórias como se fossem minhas e da família, e espero que um dia você possa voltar para mim, para meus braços, aonde nós dois vivemos uma eternidade.

Com amor, seu filho Miguel.

Você é a Luz dos meus Olhos, Mamãe.

2 de abril de 2021 às 23:13

Diante da queda de braço contra ou a favor da ivermectina, médico intensivista Sebastião Paulino desabafa pedindo união pela cura das pessoas[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Médico intensivista, na linha de frente da pandemia, atendendo pacientes em UTIs, o médico Sebastião Paulino faz um desabafo…

Assim como pensa o Blog, a hora é de buscar o sossego das pessoas que estão cada vez mais assustadas e inseguras, e não de levantar bandeiras em nome da vaidade, deixando os leigos cada vez mais inseguros, cada vez mais assustados.
Sem saber em quem e em quê acreditar, muitas pessoas estão
enlouquecendo…ou estão sendo enlouquecidas.
Tudo o que mais se precisa diante do aumento de casos e de mortes, em Natal, no RN, no Brasil e no mundo, é de paz…

E não é levantando ou baixando a bandeira da ivermectina que essa paz será encontrada.

Eis o desabafo de Sebastião Paulino:

Nobres colegas, amigos e amigas, meu respeito!

A profissão médica está alicerçada em duas premissas fundamentais, cujo espírito humanitário se sobrepõe a qualquer regramento.

São elas:
Preservar a vida e atenuar o sofrimento humano.

O ato de preservar a vida está intrinsecamente atrelado aos desígnios de Deus.
Em minha formação acadêmica tive um professor que costumava repetir em suas aulas a assertiva seguinte: o médico trata; Deus cura.
Esta é uma verdade que conduzo comigo diuturnamente no exercício do meu ofício.

Atenuar o sofrimento humano envolve imperiosa preocupação com nossos semelhantes. É aqui que sentimos a presença forte dos familiares e demais entes queridos.

Dentro de cada criatura humana existe um coração que impulsiona sangue para o corpo inteiro, levando com ele a esperança, a expectativa do retorno, a fé na cura e o desejo incomensurável de que tudo volte ao normal.

É impossível não sentir a dor de uma família no instante em que aquela criatura humana já não respira mais.
Dói. Dói muito saber que uma vida foi interrompida, levando consigo inúmeros desejos e planos.

Muito difícil não chorar com aqueles que ficam.

Não posso abandonar a crença de que a vida continua, embora em outra dimensão.

O que mais me atordoa em meio às adversidades do dia a dia, em plena pandemia, é o conflito de ideias protagonizado pelo conhecimento de tantos medalhões perfilados em busca de notoriedade, dividindo uma classe tão nobre, justamente em um instante em que precisamos tanto de união.

A soberba e a vaidade de grupos antagônicos devidamente representados por profissionais renomados só produzem insegurança em meio à sociedase civil bombardeada por informações conflitantes e perseguida pelo medo.

Ainda não se deram conta da imperiosa necessidade que o mundo exibe de manter acesa a chama da esperança por dias melhores.

Estamos enfrentando um embate de índole e deslinde atroz. Precisamos aniquilar o inimigo.
Nossa frente de batalha não pode ruir.

O mundo clama por união.
Separados e em busca de notoriedade gratuita, seremos fragorosamente vencidos.
Estamos perdendo nossos guerreiros em linha de frente e inúmeros entes queridos.

Jamais, em tempo algum, mendigamos tanto a supremacia da união.
União e humildade.

Somos uma família.

É chegado o momento de organizarmos a nossa linha de frente e modo de atuação, enquanto ainda temos força.

É possível que a sociedade civil organizada nem saiba ainda: a jornada tem sido extenuante e o nosso limite está sendo tangenciado.

Quem cuida também pede socorro.

Deus Existe. Ele é Único.

Sebastião Paulino da Costa.
Médico e Advogado.
Natal, 02 de abril de 2021. Sexta-feira Santa.

2 de abril de 2021 às 22:28

Na contramão dos mais de 4 mil mortos por covid no RN, prefeito de Tibau do Sul edita decreto flexibilizando mais do que o decreto do Estado[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O prefeito de Tibau do Sul, Valdenício Costa, já divergiu do decreto estadual que entrará em vigor na segunda-feira, 4, instituindo toque de recolher com restaurantes e bares fechados às 20 horas.

Pelo decreto de Vadenício, bares e restaurantes de Tibau – e da praia de Pipa – ficarão abertos até às 22h.

Duas horas além do decreto estadual.

2 de abril de 2021 às 18:17

Prefeitura de Natal abre drives no final de semana e na segunda-feira já começará a vacinar pessoas de 65 anos[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Prefeitura de Natal ampliou mais uma vez as faixas etárias de pessoas que serão vacinadas contra covid.

Eis a tabela do feriado que culminará na 2ª feira (5), com pessoas de 65 anos tomando a primeira dose.

2 de abril de 2021 às 18:12

Policiais e bombeiros seguem com a operação ‘Pacto pela Vida’ na praia de Pipa[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A operação Pacto pela Vida, do Governo do Estado, segue fazendo cumprir o decreto em vigor até domingo, que não permite abertura de bares e restaurantes.

Na praia de Pipa, policiais e bombeiros continuam fiscalizando a movimentação.

 

Noite de sábado em Pipa

2 de abril de 2021 às 17:26

Prefeitura de Mossoró recebe mais doses e seguirá vacinando pessoas de 64 e 63 anos no feriado[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, informou em suas redes sociais que a Prefeitura retomará a vacinação no fina de semana, depois da chegada de mais doses nesta sexta-feira.

Como o ritmo tem andado rápido em Mossoró, a vacinação iria parar no feriado, mas diante do recebimento de mais doses, o ritmo seguirá com vacinação de pessoas nas faixas de 64 e 63.

2 de abril de 2021 às 12:46

Depósito de material reciclável queima há mais de duas horas em Extremoz[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em Extremoz, um depósito de material reciclável está pegando fogo desde às 10 da manhã.

O depósito fica ao lado da Shok Casa Show.

O vídeo abaixo foi feito às 12h35 e tem “narração” de Marina, filha da jornalista Juliana Celli…

 

https://youtube.com/shorts/9–IOkkM1Jc

 

 

2 de abril de 2021 às 9:56

Operação Pacto pela Vida impede descumprimento de decreto nas praias de Pipa e São Miguel do Gostoso[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Se não for desse jeito, a transmissibilidade aumenta, os casos disparam e as mortes por covid continuam engrossando as estatísticas desastrosas da pandemia.

Noite de quinta-feira na praia de Pipa, com a operação Pacto pela Vida, do Governo do Rio Grande do Norte:

 

Praia de São Miguel do Gostoso:

 

As duas praias foram palco de muitas aglomerações desde o início da pandemia e estariam movimentadas não fossem o decreto e a fiscalização.

A operação seguirá durante todo o feriado.

2 de abril de 2021 às 9:19

Vídeo: Uma semana antes de pegar covid, Renato Dantas deu entrevista contando o que motivou a operação que condenou vários vereadores de Natal[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Polêmico, sem papas na língua, verdadeiro…

Vereador de Natal por 3 mandatos, presidente da Câmara e criador da primeira TV legislativa do Rio Grande do Norte, Renato Dantas morreu na madrugada desta sexta-feira Santa, exatamente um mês depois de ter sido diagnosticado com a doença.

Durante o período em que esteve internado, sofreu parada cardíaca quando teve 4 costelas quebradas, mas teve momentos em que a esperança era o sentimento que dominava amigos e familiares.

Poucos dias antes de pegar covid, Renato deu a que foi sua última entrevista.

Polêmica.

Falou de sua carreira política, da operação que condenou vários vereadores, e relatou o que pode ter causado a verdadeira briga em torno do plano diretor de Natal.

Confira a entrevista concedida no dia 24 de fevereiro.

2 de abril de 2021 às 8:17

Morre de covid o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Natal, Renato Dantas[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O blogueiro e ex-vereador Renato Dantas lutou, mas não conseguiu vencer a covid.

Morreu hoje às 5h40 na UTI da Policlínica, em Natal.

Renato e a esposa Dayana

Tirso Renato Dantas tinha 60 anos e estava casado com a paraibana Dayana Campos.

Ela foi informada pelo médico Domingos Sávio, às 5h42, que ele havia sofrido uma parada cardíaca.

O corpo de Renato será sepultado no Morada da Paz, em Emaús.

O ex-vereador que assinava o polêmico Blog do Primo, foi diagnosticado com covid no dia 1º de março e no dia 11 foi internado na Policlínica

2 de abril de 2021 às 7:09

Prefeito Álvaro Dias acompanha homenagem de Páscoa do Sesc e Fecomercio aos profissionais de saúde[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O prefeito Álvaro Dias acompanhou, nesta quinta-feira no Hospital de Campanha de Natal, um grupo do Sesc e Fecomercio que foi homenagear os profissionais de Saúde.

Um gesto solidário de Páscoa.

2 de abril de 2021 às 6:38

Vacinas que começam a ser distribuídas hoje com municípios serão direcionadas a militares e pessoas na faixa entre 69 e 65 anos[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Secretaria de Saúde do Estado começa nesta sexta-feira a distribuir com os municípios as vacinas que chegaram a Natal nesta quinta-feira.

Chegaram 149.050 doses que serão direcionadas para a 2ª dose dos idosos de 75 a 70 anos e para a 1ª de pessoas na faixa entre 69 e 65 anos.

O lote também será direcionado ao começo da vacinação dos profissionais da segurança e das Forças Armadas.

2 de abril de 2021 às 6:28

Aprovado projeto que determina aos hospitais a prioridade para compra de oxigênio[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do deputado federal potiguar João Maia em suas redes sociais:

2 de abril de 2021 às 3:05

Em entrevista ao jornalista que criou o termo ‘petralha’, Lula chamou Bolsonaro de ‘ignorante’, falou em ‘genocídio’ e depositou esperança no novo ministro da Saúde[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O ex-presidente Lula não para de dar entrevistas.

Nos últimos dias falou para a CNN Internacional, para o francês ‘Le Monde’, para a revista alemã ‘Der Spiegel’, para o jornal chinês ‘Xinhua News’…

Nesta quinta-feira ele foi entrevistado na rádio Band News pelo jornalista Reinaldo Azevedo, que durante 13 anos dos governos PT, bateu com força nas gestões Lula e Dilma.

Foi Azevedo, inclusive, quem criou o termo ‘petralha’, onde juntava o termo ‘petista’ aos irmãos metralhas…

Mais adversário impossível, Azevedo tem virado o jogo e até dito que Lula foi condenado injustamente.

Na entrevista, Lula criticou o presidente Bolsonaro. Pediu para ele parar de ser “ignorante” e de “brigar fom a Ciência”, e também de falar para “milicianos”…

 

Lula falou em ‘genocídio’ e afirmou que o presidente “brinca com a doença, zomba da doença”, referindo-se à covid. Mas jogou uma ponta de esperança no novo ministro da Saúde e no trabalho dos governadores.

Lula também falou sobre a nomeação de Braga Netto para o Ministério das Relações Exteriores. “Não tem cacife”, disse o ex-presidente, afirmando que Bolsonaro poderia ter recorrido ao Iramaraty para encontrar um nome conservador para ocupar o Ministério. Também criticou o agora ex-ministro Ernesto Araújo.

1 de abril de 2021 às 20:39

Vacina solidária em Natal[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Assistência Social, está fazendo a campanha ‘Vacina Solidária’.

E quem quiser participar é só levar um quilo de alimento não perecível quando for tomar a vacina, como pede o prefeito Álvaro Dias.

Os alimentos serão doados a famílias que estão necessitando na capital, identificadas pela Semtas.

1 de abril de 2021 às 20:33

Prefeitura de Natal começa a vacinar pessoas a partir de 68 anos nesta sexta-feira[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Prefeitura de Natal segue ampliando as faixas etárias para vacinar contra covid.

E nesta sexta-feira Santa, começarão a ser vacinadas as pessoas a partir de 68 anos.

Os idosos devem procurar os locais abaixo, munidos de documento de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço.

As vacinas serão aplicadas nos drive thrus da Arena das
Dunas, Palácio dos Esportes, drive e sala de pedestres do Via Direta, e drive e sala de pedestres do Ginásio Nélio Dias.

Quem for se vacinar deverá apresentar comprovante de residência em Natal, documento com foto e cartão de vacina.

Quem não tiver o cartão poderá fazer na hora.

E ao contrário do que está sendo divulgado, não é necessário apresentar Cartão do SUS.

1 de abril de 2021 às 19:26

Decreto do Estado faz recomendações aos municípios[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O novo decreto do Estado do Rio Grande do Norte, que entrará em vigor na segunda-feira pós-feriado de Páscoa, traz recomendações aos municípios.

Vale ressaltar que, apesar da governadora Fátima Bezerra ter discutido a elaboração do documento com base em diálogos com gestores municipais, tem prefeito de cidade do interior esbravejando e dizendo que vai baixar seu próprio decreto.

Certamente não levando em consideração a forma violenta como a pandemia vem se apresentando, com famílias sendo destruídas pelo vírus que teima em não ser abatido, exatamente porque encontra apoio num exército humano que não teme o seu poder destruidor.

Nega o uso da máscara, a higienização, o distanciamento e até a vacina.

No decreto estadual que foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, eis as recomendações às Prefeituras:

1 de abril de 2021 às 17:12

Escolas privadas reabrem para aulas presenciais de alunos do ensino infantil até o quinto ano[0] Comentários | Deixe seu comentário.

De acordo com o novo decreto do Estado do Rio Grande do Norte, as escolas públicas seguem fechadas.

As escolas privadas reabrem, de acordo com lei aprovada na Assembleia Legislativa, com aulas presenciais opcionais (podem ser híbridas) para alunos que cursam até o 5º ano fundamental.

Alunos do fundamental 2, do ensino médio e das faculdades, seguirão acompanhando as aulas pela internet.

1 de abril de 2021 às 17:00

Decreto/RN: Parques, cinemas e teatros não poderão abrir, eventos, shows e festas seguem proibidos e futebol previsto em campeonato não terá público[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O que permanece proibido no Rio Grande do Norte, com o novo decreto estadual que entrará em vigor na segunda, 5 de abril: parques, centros de artesanato, circos, cinemas, teatros…

Também não podem ser realizados eventos com público, festas, shows…até mesmo em espaços privados como condomínios.

E as partidas de futebol previstas em campeonatos poderão acontecer, mas sem público.

1 de abril de 2021 às 16:45

Decreto que entra em vigor no dia 5 de abril no RN reabre shoppings, restaurantes, academias e salões de beleza com limite de frequentadores[0] Comentários | Deixe seu comentário.

No decreto do Estado que entrará em vigor na segunda-feira, 5 de abril, e que foi discutido entre a governadora Fátima Bezerra, prefeitos dos municípios e o setor produtivo do Estado, o comércio e serviços serão flexibilizados.

Shoppings, bares e restaurantes, que estão fechados, voltarão a abrir.

Confira as regras.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.