MUNDO-PESTE ESTA ESCRITO-Com nova metodologia, número de casos de coronavírus na China vai a 59,8 mil; mortes somam 1,3 mil O crescimento no número de registros está ligado à mudança na metodologia: agora, são aceitos relatórios clínicos dos sintomas para enquadrar o paciente como caso suspeito.


 


13 de fevereirio: Em meio aos cuidados de paciente com Covid-19, o novo coronavírus, profissional da saúde usa equipamentos de proteção enquanto troca o tanque de oxigênio em Wuhan, na China. — Foto: China Daily/Reuters13 de fevereirio: Em meio aos cuidados de paciente com Covid-19, o novo coronavírus, profissional da saúde usa equipamentos de proteção enquanto troca o tanque de oxigênio em Wuhan, na China. — Foto: China Daily/Reuters

13 de fevereirio: Em meio aos cuidados de paciente com Covid-19, o novo coronavírus, profissional da saúde usa equipamentos de proteção enquanto troca o tanque de oxigênio em Wuhan, na China. — Foto: China Daily/Reuters

O número de casos confirmados de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, subiu na China para 59,8 mil, de acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (13). No levantamento anterior, de quarta-feira, eram 44,7 mil – aumento de 33,87%.

O crescimento no número de registros está ligado à mudança na metodologia: agora, não é mais necessário esperar a comprovação de um exame laboratorial para detectar o Covid-19 (leia mais abaixo).

Relatórios clínicos dos sintomas e exames como radiografia e tomografia são suficientes para enquadrar o paciente como caso suspeito.

A mudança ocorre em meio à decisão do governo chinês de trocar autoridades devido a falhas na resposta ao surto.

Ao todo, 1.368 pessoas morreram por Covid-19, incluindo um caso no território semiautônomo de Hong Kong.

Duas mortes foram registradas fora do país: nas Filipinas, em 2 de fevereiro; e no Japão, nesta quinta.

Evolução dos casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus: mudança de metodologia fez casos aumentarem 33,8% de um dia para o outro — Foto: Elida Oliveira/G1Evolução dos casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus: mudança de metodologia fez casos aumentarem 33,8% de um dia para o outro — Foto: Elida Oliveira/G1

Evolução dos casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus: mudança de metodologia fez casos aumentarem 33,8% de um dia para o outro — Foto: Elida Oliveira/G1

O que mudou na metodologia

De acordo com a Reuters, anteriormente Hubei havia permitido que as infecções fossem confirmadas somente por exames de RNA, que podem levar dias para serem processados. O RNA, ou ácido ribonucléico, carrega informações genéticas que permitem a identificação de organismos como vírus.

Mas a província começou a usar tomografia computadorizada, que é mais rápida e revela infecções pulmonares, para confirmar e isolar os casos mais rapidamente, segundo a comissão de saúde de Hubei.

O novo procedimento de diagnóstico pode explicar o salto no número de mortes, disse Raina McIntyre, chefe de pesquisa em biosegurança do Kirby Institute na Universidade de Nova Gales do Sul.

“Presumivelmente, há mortes que aconteceram com pessoas que não tiveram um diagnóstico de laboratório, mas tiveram uma tomografia computadorizada”, disse ela à Reuters. “É importante que isso também seja contabilizado.”

O novo exame por tomografia está sendo usado apenas em Hubei, disseram as autoridades.

Coronavírus na China: Profissional da saúde analisa uma imagem de tomografia computadorizada em Wuhan; novo método está senso usado para detectar pacientes com suspeita de Covid-19, em detrimento aos exames laboratoriais, que demoram mais a ficarem prontos. — Foto: China Daily via ReutersCoronavírus na China: Profissional da saúde analisa uma imagem de tomografia computadorizada em Wuhan; novo método está senso usado para detectar pacientes com suspeita de Covid-19, em detrimento aos exames laboratoriais, que demoram mais a ficarem prontos. — Foto: China Daily via Reuters

Coronavírus na China: Profissional da saúde analisa uma imagem de tomografia computadorizada em Wuhan; novo método está senso usado para detectar pacientes com suspeita de Covid-19, em detrimento aos exames laboratoriais, que demoram mais a ficarem prontos. — Foto: China Daily via Reuters

Troca de autoridades em meio ao surto

A mudança na metodologia de casos suspeitos de Covid-19 na China foi anunciada na noite de quarta-feira (12) – horário de Brasília. Ela ocorre um dia após o governo chinês anunciar a troca de autoridades devido a falhas no combate ao avanço do surto .

Segundo a mídia estatal chinesa, houve centenas de demissões, investigações e advertências em Hubei e outras províncias, informou a BBC.

Foi tirado do cargo, por exemplo, o secretário do Partido Comunista Chinês para a Comissão de Saúde de Hubei, província cuja capital, Wuhan, é o epicentro da nova doença.

O vice-chefe da Cruz Vermelha local, Zhang Qin, perdeu o cargo por “abandono do dever” na gestão das doações feitas a Hubei. Ele foi advertido dentro do partido e sofreu uma punição administrativa.

No início de fevereiro, o vice-chefe do departamento de estatísticas de Wuhan também foi retirado do posto, após ser acusado de “violar regras importantes na distribuição de máscaras”.

Casos de coronavírus pelo mundo – 4/02 às 9h — Foto: Arte G1Casos de coronavírus pelo mundo – 4/02 às 9h — Foto: Arte G1

Casos de coronavírus pelo mundo – 4/02 às 9h — Foto: Arte G1

1
COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

POPULARES

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.