Mega operação apreende mais de uma tonelada de material explosivo no Rio Grande do Norte


10explo-1024x541

Diego Hervani

[email protected]

Os recentes casos de explosões a terminais bancários que ocorreram no Rio Grande do Norte, “antecipou” a realização da “Operação Brasil Integrado” no Estado, que contou com a participação de órgãos de segurança Estadual e Federal, e aconteceu durante 72 horas (entre os dias 2 e 4 de setembro), principalmente no Interior, nas cidades que fazem divisa do RN com outros estados. O objetivo foi enfrentar, articuladamente, os mais diversos tipos de crime que vêm acontecendo. O número que mais chamou atenção foi a quantidade de explosivos apreendidos.

Durante os três dias, 1223 kg de materiais explosivos foram apreendidos no RN. “Somente na última semana, aconteceram quatro tentativas de assaltos a caixas eletrônicos, inclusive com alguns que ficam dentro de estabelecimentos. Depois disso, entramos em contato com o Ministério da Justiça e mostramos a necessidade de se fazer essa operação integrada entre os órgãos de segurança, que funcionou muito bem durante a Copa do Mundo. Esses explosivos foram encontrados em diversas situações”, afirmou Eliéser Girão, secretário de segurança do RN, que ainda completou. “Em agosto, criminosos roubaram 350 quilos de explosivos em Alagoas. Depois desse fato, muitos assaltos com explosivos aconteceram no Nordeste. No RN também fizemos essas apreensões em pedreiras, que estavam com explosivos irregulares. Também conseguimos apreender o cordel detonante de explosivos”.

Nos três dias de operação, 145 pessoas foram presas pelos mais diversos crimes e outros seis menores foram apreendidos. No mesmo período, foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão. Além disso, 20 veículos roubados acabaram sendo recuperados, 15 armas foram apreendidas e 835 cartuchos de munições confiscados. “Nós também encontramos um “armeiro” em Mossoró. Ele estava com mais de 60 canos para fazer armas. Os 700 cartuchos estavam com um ex-militar, que estava pronto para comercializar o material”, informou o titular da Sesed.

No que diz respeito ao tráfico de drogas, que também é uma preocupação que Eliéser Girão sempre externou desde que assumiu a Secretaria de Segurança do Estado (Sesed), a operação também trouxe um retorno positivo. Um total de 8,353 kg de drogas foram apreendidas, sendo 7,145 kg de maconha, 1,153 kg de crack e 55 g de cocaína. “As drogas chegam até o Rio Grande do Norte através das divisas com outros Estados. Por isso é muito importante fazer esse policiamento nas divisas. Identificamos 40 pontos nessas divisas que queremos fazer um reforço maior e vamos pedir ao Ministério da Justiça a colocação de câmeras OCR, que identificam as placas dos veículos automaticamente”.

Por dia, participaram da Operação Brasil Integrado um total de 681 profissionais da segurança, sendo 420 da Polícia Militar, 170 da Polícia Civil, 19 da Polícia Federal, 42 da Polícia Rodoviária Federal, seis do Corpo de Bombeiros e 24 do Exército Brasileiro. Além disso, a Agência Brasileira de Inteligência também fez parte das abordagens que foram realizadas. Para não tirar os policiais da rotina “comum” nas cidades, o Governo gastou R$ 96 mil em diárias operacionais.

“Mais uma vez a integração entre os órgãos de segurança se mostrou eficaz. Iremos fazer uma análise de todos os dados e mostrar para o Ministério da Justiça que essas operações são muito importantes no combate ao crime. Esse foi apenas a primeira operação que fizemos desse tipo, mas teremos outras. Estamos com algumas ideias e vamos por em prática nos próximos meses”, finalizou Eliéser Girão, que disse que espera para os próximos meses a liberação de mais de R$ 30 milhões do Programa Brasil Mais Seguro. “Desde o ano passado que o RN espera por esse dinheiro. A expectativa é que o dinheiro seja liberado este semestre. O valor será investido, principalmente, na informatização da Polícia Civil”.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.