Marina enconsta em Dilma e vence no segundo turno, diz Ibope


mi_15822942631432554

A ex-senadora Marina Silva (PSB) chegou a 29% das intenções de voto na eleição para presidente, segundo pesquisa Ibope divulgada pelo site do jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira. Com isso, a candidata encosta em Dilma Rousseff (PT), que tem 34%, e deixa para atrás Aécio Neves (PSDB), que registrou 19%.

Nesta pesquisa, o candidato do PSC, pastor Everaldo Pereira, e Luciana Genro, do PSOL, têm 1% cada. Somados, os outros candidatos também têm 1%.

Ainda de acordo com o levantamento do Ibope, Marina Silva venceria Dilma Rousseff num eventual segundo turno, com 45% dos votos, contra 36% da candidata petista.

Em um eventual segundo turno contra Aécio Neves (PSDB), a presidente teria 41% das intenções de voto contra 35% do tucano. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 12%.

Marina, que assumiu o lugar do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto num acidente aéreo, tirou votos de todos os outros candidatos em relação à pesquisa anterior, do dia 8 de agosto. Dilma e Aécio perderam 4 pontos cada. Já os “nanicos” cederam 3 pontos para a candidata do PSB. A taxa dos que votariam em branco caiu 6 pontos, enquanto os indecisos recuaram 3 pontos.

A margem de erro do levantamento é de 2 pontos para mais ou para menos. Portanto, segundo a pesquisa Ibope, ainda não se pode falar em empate técnico entre Marina e Dilma no primeiro turno.

No levantamento anterior do Ibope, quando o cenário considerava Eduardo Campos como candidato do PSB, Dilma tinha 38% das intenções de voto, Aécio, 23% e Campos, 9%. Brancos e nulos somavam 13% e indecisos, 11%. Na primeira pesquisa a incluir Marina Silva como candidata, feita pelo Datafolha entre 14 e 15 de agosto, a ex-senadora aparecia com 21%, empatada tecnicamente com Aécio, com 20%. Dilma tinha 36% das intenções de voto. Brancos e nulos eram 8% e indecisos, 9%.

A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira foi realizada entre 23 e 25 de agosto, por encomenda da Rede Globo e do jornal O Estado de S. Paulo. Foram feitas 2.506 entrevistas em todo o País. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-428/2014.

Recomendações para você



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.