Macau RN; PF investiga se Polícia Legislativa tem equipamentos para grampo


A Polícia Federal também está investigando se a Polícia do Senado tem e usou equipamentos de grampo telefônico nas supostas tentativas de atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato sobre senadores e ex-senadores.

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de MoraesPara ministro da Justiça, policiais do Senado ‘extrapolaram’
Sarney, Gleisi, Collor e Lobão teriam se beneficiado de uma ação de obstrução da polícia legislativa do Senado, segundo as investigações, para atrapalhar apurações da Lava-JatoSarney e Gleisi seriam beneficiários de ação para atrapalhar investigação da Lava-Jato

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão contra policiais legislativos do SenadoRenan defende Polícia Legislativa e ações para detectar grampos ilegais

As suspeitas de que foram feitas escutas clandestinas surgiram ao longo das investigações e foram reforçadas nos últimos dias com indícios de vazamento de informações sigilosas. Por esse motivo, a polícia teve até que antecipar a deflagração da operação para ontem. A PF ainda não tem, entretanto, provas de que isso de fato ocorreu.

O policial legislativo Geraldo César de Deus Oliveira, um dos presos da Operação Métis e solto no fim da tarde, confirmou ter feito varredura contra grampos por ordem do seu superior na Polícia do Senado, Pedro Ricardo, em endereços ligados aos senadores Fernando Collor e Gleisi Hoffmann, ao ex-presidente José Sarney e ao ex-senador Lobão Filho.

Oliveira disse que chegou a manter contato telefônico com a Procuradoria-Geral da República para informar das varreduras. Ele afirmou que temia ser confundido com “um espião” e também ser acusado de estar protegendo parlamentares investigados pela Lava-Jato.

O policial contou que, após receber a ordem para fazer varredura em endereço de Sarney, decidiu questioná-la. Segundo ele, Pedro Ricardo respondeu que ele “deveria ir, simplesmente por ser uma ordem já que o pedido havia sido feito por um ex-presidente. Segundo Oliveira, Pedro Ricardo avisou que, acaso a ação fosse questionada, poderia ser dito que tal medida foi realizada como precursora para uma visita do presidente do Senado, o que legitimaria a ação da contramedida de segurança”.

A primeira varredura com esses aparelhos que despertou suas suspeitas, disse Oliveira, foi realizada na casa de Marcos Regada, segundo ele, um genro do ex-senador Lobão Filho. Ele disse à PF que, a princípio, não sabia, mas depois descobriu que a varredura não “estava relacionada com o exercício do mandato de um senador”, mas sim com “a campanha política de Lobão Filho ao governo do estado”.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4NqLXglYZ2016-946523436-201610211230065534-jpg_20161021

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.