Macau RN; Nasa alerta sobre degelo acelerado de geleira gigantesca na Groenlândia; mares no mundo podem aumentar de 46 cm


geleira

Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa, sigla em inglês) alertou nesta quinta-feira (12) que uma das maiores geleiras da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca na América do Norte, está derretendo a uma velocidade “acelerada”, o que terá consequências que poderão ser notadas nas próximas décadas.

Trata-se da geleira Zachariae Isstrom, que, sozinha, contém aproximadamente 5% do gelo que cobre a ilha, o que corresponde a 91.780 quilômetros quadrados, e que foi reclassificada da posição “glaciologicamente estável”, segundo uma análise feita em 2012, para “derretimento acelerado”.

Em um estudo financiado pela Nasa e publicado nesta quinta-feira (12) na revista científica “Science”, os pesquisadores descobriram que Zachariae Isstrom está despejando 5 bilhões de toneladas de massa de gelo por ano no Oceano Atlântico.

Se a geleira derreter totalmente, terá capacidade de elevar, sozinha, os níveis dos mares no mundo todo em mais de 46 centímetros.

“As geleiras do norte da Groenlândia estão mudando rapidamente. A forma e as dinâmicas da Zachariae Isstrom mudaram drasticamente nos últimos anos”, comentou o coautor do relatório e investigador da Universidade da Califórnia em Irvine, Jeremie Mouginot.

“A geleira está se desintegrando e soltando icebergs de grande volume no oceano, o que significa que os níveis dos mares subirão nas próximas décadas”, apontou o cientista.

Ao lado de Zachariae Isstrom se encontra outra grande geleira, Nioghalvfjerdsfjorden, que também está derretendo de forma acelerada. Os dois glaciares contêm cerca de 12% da massa de gelo da Groenlândia, por isso, se os dois se desintegrarem totalmente, o nível dos mares no mundo todo será elevado em quase um metro.

Terra, com EFE

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3rQC7Uq00

Macau RN; Nasa alerta sobre degelo acelerado de geleira gigantesca na Groenlândia; mares no mundo podem aumentar de 46 cm
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *