Macau RN; MPF-RJ repatria mais de R$ 86 milhões desviados da Petrobras


age20150310001

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro conseguiu a repatriação de cerca de 29 milhões de dólares, cerca de R$ 86 milhões e 980 mil, desviados da Petrobras, que estavam bloqueados na Suíça. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira (30).

De acordo com o MPF-RJ, a maior parte é “fruto de propinas recebidas pelo ex-gerente executivo da empresa, Pedro José Barusco Filho, entre 1999 e 2012″, e foram obtidos “em função de contratos da Petrobras com a empresa holandesa SBM Offshore, fornecedora de FPSOs (navios-plataforma)”.

Ainda de acordo com o órgão, o valor repatriado por determinação do Ministério Público da Suíça, que aceitou a argumentação do MPF-RJ, está depositado na Caixa Econômica Federal (CEF), à disposição da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

“Esses recursos fazem parte dos cerca de 97 milhões de dólares restituídos por Pedro Barusco”, informou o órgão, em nota.

De acordo com os procuradores Renato Silva de Oliveira, Leonardo Cardoso de Freitas e Daniella Sueira, encarregados da investigação criminal de fatos relativos aos contratos entre a SBM e a Petrobras, “a medida alcançada é fundamental no combate a crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro”.

Pedro Barusco exerceu cargos de gerência na Diretoria de Exploração e Produção de 1995 a 2003, quando assumiu o cargo de gerente-executivo de engenharia na Diretoria de Serviços da Petrobras, que exerceu até 2011.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.