MACAU RN-Estágio é a melhor porta para mercado de trabalho


170175Aliar juventude e experiência não é uma missão fácil, mas é o que pode fazer a diferença na busca por um emprego. Com a concorrência por vagas de trabalho crescendo a cada dia, as empresas têm a oportunidade de escolher os perfis de profissionais que entram cada vez mais cedo no mercado e já acumulam bagagem e conhecimento das funções a serem desempenhadas. Na maioria dos casos, a chave para se conseguir esse ingresso é somente uma: o estágio.

DivulgaçãoÉ preciso saber se há as condições para que a atuação na empresa como estagiário ocorra sem atrapalhar o andamento do cursoÉ preciso saber se há as condições para que a atuação na empresa como estagiário ocorra sem atrapalhar o andamento do curso


Na opinião de especialistas, o estágio é a melhor maneira de iniciar a carreira de acordo com a escolha profissional. Além da oportunidade de transformar seus conhecimentos teóricos em prática, a experiência permite que o estagiário desenvolva suas competências, tornando-se um profissional preparado para o o mercado de trabalho. A oportunidade, inclusive, é o meio mais seguro para que o estudante conheça de fato o cotidiano da profissão que pretende seguir. “Quando o estudante faz um estágio, ele consegue visualizar ainda no curso se tem aptidão para continuar na carreira e se é realmente o que quer fazer na vida profissional”, explicou a supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Natal, Vitória Lúcia Fernandes Pais.

Apesar da importância do estágio, é preciso que o estudante não busque a oportunidade a qualquer custo. Antes de tudo, é preciso saber se há as condições para que a atuação na empresa como estagiário ocorra sem atrapalhar o andamento do curso, seja profissionalizante ou de graduação. Para isso, é preciso que os candidatos busquem agências sérias que atuam na mediação entre centros de educação e as empresas para a seleção de estagiários. “A carga horária máxima semanal para os estagiários é de 30 horas por semana e os vínculos com a mesma empresa podem durar, no máximo, dois anos. São normas importantes para que o estágio não atrapalhe o andamento do curso”, disse Vitória Pais.

Além da experiência acumulada, o estágio também é um dos principais diferenciais para as contratações dentro das empresas em que o estudante atuou antes de terminar o curso profissionalizante ou a graduação. De acordo com dados do CIEE, aproximadamente 73% dos estagiários que terminam a graduação no período de estágio são contratados pelas empresas em que atuam. “Somente neste ano, somente pelo CIEE, foram mais de 20 mil estudantes e 8.800 aprendizes em Natal e na Região Metropolitana que iniciaram os estágios. A tendência é que boa parte seja absorvida pelo mercado”, acredita Vitória Pais.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.