MACAU RN-Em editorial, Estadão faz campanha contra Pastoral da Juventude


pastoral-colagem

do Blog do Dini

Pastoral da Juventude é vítima de campanha da mídia contra o Papa

por Arthur Gandini

“A missão não se reduz apenas a trazer os jovens

para as atividades da Igreja, mas consiste também

em despertar sua vocação e seu papel na sociedade.

Há o desafio de trabalhar a dimensão social

da fé com os jovens como um elemento da missão

do cristão. A luta pela justiça é um elemento

constitutivo da evangelização. O jovem cristão é

desafiado a trabalhar com todas as pessoas de boa

vontade — independente da sua opção religiosa

— para construir uma sociedade justa e fraterna,

uma sociedade querida por Deus. Participar da

construção de uma sociedade justa e solidária

constitui um dos objetivos da ação evangelizadora

da Igreja no Brasil. Isto inclui também o engajamento

político. 8

 

8 “Entre essas realidades temporais, não se pode deixar de salientar com ênfase

especial a atividade política. Esta abarca um vasto campo, desde a ação de votar,

passando pela militância e liderança em algum partido político, até o exercício de

cargos públicos em diversos níveis” (Puebla, n. 791).”

 

Esse é o trecho do Documento 85 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que se tivesse sido lido pelo editorialista responsável pela edição de O Estado de S. Paulo da última segunda-feira (23) – supondo-se que não existiu má fé por parte do texto – teria evitado a publicação do editorial “Menos ideologia e mais coerência” (aqui) no dia mencionado.

Isto porque o texto faz uma crítica – contraposta a orientação oficial da CNBB à participação dos jovens na vida política e com referência ao documento de Puebla, pertencente à Doutrina Social da Igreja Católica Romana – à Pastoral da Juventude por ter manifestado apoio ao governo Dilma Rousseff.

O texto, que não é assinado por ninguém como a maioria dos editoriais midiáticos, afirma que a PJ “não esconde seus objetivos políticos”  e que sua posição favorável ao governo é “esquisita, tendo em vista ser de uma organização vinculada à Igreja católica. Ao menos em teoria, a Igreja católica se diz apartidária e respeitosa da liberdade política dos seus fiéis.”

Aqui, o editorialista do Estadão contraria a Doutrina Social da Igreja e o documento oficial sobre a juventude católica brasileira e coloca a manifestação de uma opinião como algo que interferiria a liberdade política da Igreja. É como se a emissão de opinião por alguém impedisse a do outro e como se a Igreja fosse não um coletivo de fiéis, o povo de Deus, mas uma instituição gigante de mármore.

O clero, sim, de fato, é proibido de ter ligação com partidos políticos. A Exortação Apostólica de Paulo VI, Evangelica Testificatio, pertencente à Doutrina Social da Igreja, afirma, por exemplo, que os religiosos “devem cooperar na evangelização do político” (528), mas sem participar da vida partidária.

A mesma isenção não é pedida dos leigos em geral, pelo contrário, conforme documento da Terceira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano de 1979, em Puebla (México), que diz que cabe aos leigos à militância partidária (791) e a organização de partidos (524).

Mas não se precisa ir muito longe nos documentos católico romanos quando O Estado de S. Paulo critica o apoio a um partido político (PT) fundado com base católica, por meio de grupo de católicos ligados à teologia da libertação e da própria Pastoral da Juventude, que completou 40 anos de existência em 2013 e que recebeu carta de apoio do Papa conclamando, em nome de um “Cristo Libertador”, a não esquecer a “utopia” e a não dar importância ao que se fala “pejorativamente dos jovens” durante o encontro nacional desse ano (aqui).

Por trás da crítica à Pastoral da Juventude

O editorial do jornal paulistano segue a crítica contra a pastoral ao afirmar que a mesma apoia governos latino-americanos autoritários. A publicação o faz por meio de uma citação de tom irônico ao Concílio Ecumênico Vaticano II: “É um estreitamento de visão que não se coaduna com a mensagem de liberdade política e de apoio à democracia que a Igreja católica afirma ter abraçado com o Concílio Vaticano II.”

Este é o mesmo jornal que dá suporte, por meio de um noticiário sobre corrupção no plano federal que dá pouco destaque à corrupção em nível estadual pelo governo tucano (PSDB), à pressão por impeachment de uma presidente eleita há apenas dois meses.

O Estado de S. Paulo critica o concílio que foi responsável por dar um sopro progressista à Igreja Católica Romana ao abri-la ao povo dando o fim a ritos como a missa celebrada em latim e se colocando ao lado dos pobres por meio da Doutrina Social.

A Igreja possui atualmente um Papa, mas é João Paulo II que é buscado pelo editorialista no texto.

Como o próprio editorial diz, foi ele quem combateu os regimes comunistas, mas omite aqui que foi este o pontífice responsável por abafar a Teologia da Libertação na América Latina, inclusive no Brasil, afastando-se de dioceses e arquidioceses bispos e padres progressistas.

A operação causou trauma em comunidades como resume bem o jornalista Gerson Camarotti no livro “Os Segredos do Conclave” (baixe o livro aqui).

A Pastoral da Juventude, por si só, é ligada à Teologia da Libertação e quem vive a vida eclesial no Brasil sabe como ela é perseguida por padres e bispos conservadores, contrários ao Vaticano II.

O Estado de S. Paulo segue dentro de uma campanha lenta e cuidadosa da grande imprensa brasileira contra um papa que é popular e por isso possui o apoio da opinião pública (aqui).

Tags

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.