MACAU RN-Candidatos desistem de reeleição por causa da crise econômica, diz Femurn


Do G1 RN

Dos 122 prefeitos com direito a tentar a reeleição nos municípios do Rio Grande do Norte, 26 não vão concorrer ao cargo. Segundo um levantamento apresentado pela Federação dos Municípios do estado (Femurn), a crise financeira motivou a desistência dos candidatos. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (26).

De acordo com o levantamento, as dificuldades em gerir os municípios com a crise financeira é o principal fator que tem desmotivado os gestores a tentar a reeleição.

Ainda de acordo com a entidade, a realidade não é uma exclusividade do RN. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), dos 4.024 municípios com prefeitos aptos à reeleição, 1.830 abriram mão da disputa eleitoral. O número, segundo o levantamento, é inédito.

Para o presidente da entidade e atual prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, a falta de recursos limita a gestão dos prefeitos ao ponto de impedir qualquer tipo de investimento. “Hoje, os gestores são meros pagadores de salários, pois praticamente não existem mais obras ou investimento nos municípios. Mas a situação financeira das prefeituras é tão ruim com os déficits que amargamos, que não mal temos condições de pagar os salários”, afirmou.

Ainda segundo Ivan, o cenário revela a necessidade de uma nova divisão de recursos para os municípios. “É necessário que possamos fortalecer pautas como uma nova divisão tributária, para que os municípios tenham um retorno justo dos impostos, e cobrar dos entes superiores o repasse correto de convênios firmados”, concluiu.

Os municípios nos quais os prefeitos com direito a reeleição abriram mão da candidatura por causa da crise, de acordo com a Femurn, são: Angicos, Baraúna, Boa Saúde, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Cruzeta, Doutor Severiano, Espírito Santo, Jandaíra, João Dias,Jundiá, Lagoa Nova, Lagoa D’Anta, Macau, Monte das Gameleiras, Mossoró, Nísia Floresta, São Miguel do Gostoso, São Pedro, São Tomé, São Vicente, Sítio Novo, Tangará, Tenente Laurentino Cruz e Vera Cruz.

MACAU RN-Candidatos desistem de reeleição por causa da crise econômica, diz Femurn
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *