MACAÍBA RN-Tendência para 2016 é de certames em diversas áreas


172476Crise financeira, altos gastos com pessoal do parte do Poder Público e déficit da previdência de servidores públicos de todo o país. Esse é o cenário que pode desestimular as pessoas que estão estudando com vistas a um concurso para conseguir uma função pública. Porém, apesar das afirmativas por parte dos governos federal, estaduais e municipais sobre a necessidade de contenção de gastos e até a suspensão dos certames, a tendência é que ocorram oportunidades em diversas áreas em 2016.

No Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa projeta formar a Polícia Legislativa e, para isso, precisará fazer concurso para a admissão dos novos servidores. Apesar de não haver a confirmação sobre quando ocorrerá o certame, a tendência é que já em 2016 seja aberta a seleção. Contudo, essa não será a única oportunidade aos concurseiros no Rio Grande do Norte.

Adriano AbreuO INSS deve abrir 800 vagas de técnico (nível médio) e 150 de analista (nível superior) em 2016O INSS deve abrir 800 vagas de técnico (nível médio) e 150 de analista (nível superior) em 2016

Em Natal, a Prefeitura garantiu que vai realizar a seleção de novos servidores para a área de saúde, onde aproximadamente mil vagas serão abertas para diversas áreas, tanto de nível médio quanto superior. Além de médicos, também haverá oportunidades para fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. A expectativa inicial era que o edital fosse lançado em novembro deste ano, mas a Prefeitura não confirmou a data em que será lançado o concurso.

O que especialistas recomendam é o estudo contínuo, independente da área que o candidato tem interesse. “São vários cargos que estarão na disputa e, além das disciplinas de base, os conteúdos específicos para cada área devem ter atenção por parte dos candidatos para evitar o acúmulo de conteúdo quando os editais forem lançados”, recomendou o consultor de concursos Aldo Rocha.

Área Administrativa 

O INSS deve disponibilizar 800 vagas de técnico e 150 de analista em 2016, enquanto o IBGE terá 600 vagas, sendo 460 de nível médio e 140 superior. O prazo para edital do concurso do IBGE é o fim de janeiro, enquanto o do INSS tem prazo para edital até o fim do ano.

Tribunais

Há diversos concursos com editais abertos e com perspectiva de abertura. Em seis meses, foram lançados editais para o TRE-MT, TJ-DF, TJ-PI e TRE-RS, TRT-14ª região e TRT-23ª região. Algumas provas ocorrerão em 2016.

Fiscal 

A Receita Federal está precisando de concurso, mas ainda não foi autorizado. Nos estados e municípios, no entanto, estão havendo oportunidades em todo o país e as disciplinas básicas são semelhantes. É importante estar atento.

Bancos

O banco do Brasil fez concurso em 2015 e deverá fazer até dois no próximo ano porque há regiões em que os concursos realizados estão com prazos de validade perto de expirar. A Caixa também deve fazer, porque também está com prazo de validade encerrando.

Segurança

Apesar da suspensão dos concursos federais, os concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal têm chance de ser autorizados. Além disso, diversos estados estão com previsões para concursos tanto na Polícia Civil quanto Militar.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.