Aos seus 142 anos de emancipação política, Macaíba nunca teve um prefeito negro. Entretanto, essa lacuna na página política-administrativa da 5ª maior cidade do RN poderá ser preenchida nas eleições de 2020. Isso porque entre os dez pré-candidatos ao cargo de prefeito da cidade, o negro Edi Elias, conhecido popularmente como Edi do Posto da Maré, vem surpreendendo pela aceitação popular e, segundo informações, já está entre os mais bem colocados em pesquisas realizadas no município.

Caso venha a ser o candidato e consiga êxito numa possível campanha, Edi preencherá essa triste página em branco da política macaibense. Vale destacar ainda a possibilidade do presidente da Câmara, Gelson Lima e Cícero Militão, do PT, que também são negros e pré-candidatos ao executivo de Macaíba, mudarem essa história.

O fato de Macaíba nunca ter contado com um prefeito negro não difere do contexto dos demais 5.569 municípios brasileiros. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2016, a quantidade de candidatos negros eleitos foi inferior à quantidade de candidatos brancos. Foram 29,11% dos prefeitos autodeclarados negros e 70,29% dos candidatos brancos. O ano de 2016 foi a primeira eleição municipal em que a Justiça Eleitoral pediu que os candidatos declarassem sua cor/raça no momento do registro da candidatura.

Conseguindo êxito no seu propenso projeto eleitoral, Edi que além de negro é um nome novo na política local, estará fazendo história na região que tem a maior comunidade negra do Rio Grande do Norte e talvez ajudando o Brasil a aumentar a representatividade negra no seu quadro político-administrativo. Confira um bate papo com o pré-candidato Edi.

Como você enxerga essa questão de Macaíba nunca ter tido um prefeito negro?

Me surpreende e, de certa forma, me choca. Porém, ao mesmo tempo, quando olhamos para a história deste país entendemos o porquê de tamanha discrepância. Contudo, o quadro vem mudando porque a sociedade brasileira não aceita mais as desigualdades, em todos os sentidos. Nossa pré-campanha está acontecendo e, tudo dando certo, colocaremos um negro na administração da cidade.

Será o Edi?

Espero que sim (risos)! Graças a Deus tenho recebido diariamente muitos apoios dos macaibenses ao meu projeto de pré-campanha. De domingo a domingo as pessoas têm me ligado, mandam mensagens, recados, convites… Enfim, estou satisfeito demais com minha pré-campanha.

Voltando à temática, Macaíba tem a comunidade de Capoeiras que é o maior quilombo do RN. Caso chegue a ser o primeiro prefeito negro de Macaíba qual será o projeto para essa comunidade?

Eu digo que Capoeiras e o símbolo da resistência negra da população macaibense. Ando muito no quilombo, construir várias amizades e tenho um amor gigante por aquele povo acolhedor, festivo e trabalhador. Sobre o projeto, estou construindo. Têm pessoas me auxiliando na construção de um projeto voltado à nossa gente, e de maneira especial, neste caso, à comunidade de Capoeiras.

Do Macaíba no Ar