Música, arte e eventos culturais foram os assuntos centrais debatidos na primeira edição de 2019 do Motores do Desenvolvimento, evento promovido pelo Sistema Fecomércio RN, em parceria com o jornal Tribuna do Norte, Fiern, UFRN, Ministério Público do RN, RG7 Invest, que aconteceu nesta terça-feira (14), no Centro de Eventos João Dinarte Patriota, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

A abertura do seminário teve trilha sonora, com a apresentação da Orquestra de Cordas do Sesc Cidadão, projeto desenvolvido pelo Sesc RN, na Vila de Ponta Negra, formada por crianças e adolescentes, sob o comando do maestro Eugênio Graça.

“Essa apresentação de hoje é uma das mais belas faces dos resultados do trabalho de todo o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, focado em transformar vidas, de várias maneiras. Nosso projeto Sesc Cidadão atende cerca de 320 crianças em Natal, Caicó e Mossoró. Nele, as atividades culturais são partes fundamentais do trabalho de acolhimento das crianças e de suas famílias. Música, teatro, artes plásticas. Várias vertentes fazem parte do dia a dia destas pessoas em nossas unidades de atendimento”, garantiu o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz.

Na visão de Queiroz, a iniciativa privada deve transformar os projetos culturais em negócios financeiramente viáveis, o que impulsiona a economia potiguar em diversos segmentos, gerando receitas e publicidade. “Estimular o surgimento de grandes projetos culturais, cada vez mais bem estruturados e viáveis economicamente, é uma forma de fomentar a economia de uma maneira geral. A cultura precisa ser encarada, definitivamente, como indutora de negócios, atraindo pessoas, que movimentam recursos, atrair turistas, fazer circular dinheiro novo na economia. Um bom exemplo é o nosso carnaval multicultural de Natal”, pontou.

O exemplo do Carnaval Multicultural de Natal foi também usado pelo prefeito da capital, Álvaro Dias. Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Natal e o IPDC Fecomércio RN, o evento teve cerca de 600 mil pessoas e mais de R$ 70 milhões foram movimentados na economia, e a festa foi aprovada pelos natalenses, que deram nota 8,81 para o evento. Além disso, o prefeito acrescentou que, de acordo com dados divulgados pela Embratur, para cada real investido no turismo ou em atividades culturais como o carnaval, é ingressado R$ 12 nos cofres públicos através do aumento da arrecadação de impostos. Ler mais…