MACAÍBA RN-Depreciação cambial é único fato positivo da economia, diz Nakano


real_e_dolar_0

Jornal GGN – Para Yoshiaki Nakano, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, a depreciação da taxa de câmbio, em mais de 40% desde o ano passado, é o único fator positivo da conjuntura econômica atual. Em sua coluna no Valor, Nakano reconhece os prejuízos da desvalorização do real a curto prazo, mas acredita que, no médio e longo prazos, uma taxa estável e competitiva pode trazer benefícios sobre o crescimento econômico.

Nakano também ressalta que, sem a depreciação, a situação econômica seria ainda pior. O economista também diz que se a desvalorização do real atuar em conjunto com outras políticas macroeconômicas, como a contração fiscal e a redução da taxa de juros, poderia recompor a confiação do setor industrial.

Do Valor

por Yoshiaki Nakano
A forte depreciação da taxa de câmbio, em mais de 40% desde o ano passado, é o único fato positivo na atual conjuntura econômica brasileira. É verdade que no curto prazo traz mais prejuízos do que ganhos, mas no médio e longo prazos, se a taxa real de câmbio for mantida estável, previsível e competitiva, os efeitos sobre o crescimento econômico serão extremamente benéficos para o futuro bem-­estar da população brasileira. Aliás se não fosse a depreciação e a melhoria prevista no saldo das transações correntes para os próximos anos, a nossa situação seria dramática.
Mais importante, se combinadas com outras políticas macroeconômicas consistentes, particularmente uma forte contração fiscal e redução na taxa de juros, lançaria uma luz no fim do túnel, fundamental para recompor a confiança, particularmente do empresariado do setor industrial. Na verdade, repito aqui uma tese que venho defendendo há mais de 10 anos nesta coluna.

LEIA MAIS »

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.