MACAÍBA RN-Como a Lava Jato está travando a economia, por André Araújo


lava_jato_travando_economia

Por André Araújo
Diz o maior jornal da Espanha, EL PAÍS, na edição de ontem. Olhando de fora e de longe o jornal viu aquilo que aqui muitos se recusam a ver, especialmente aqueles que não tem qualquer risco de desemprego. A paralisia dos projetos de infraestrutura é a tônica do jornal, como sempre muito bem informado. A loucura na ânsia punitiva de um “comité de salvação pública” acabar com grandes construtoras e agora bancos, estaleiros, toda a cadeia de óleo e gas, como se isso fosse necessário como efeito colateral de uma campanha de justiciamento, vai causar ao País um prejuízo infinitamente maior que a corrupção que visa debelar. Como será que não percebem isso que está na cara de todos?  A explicação ” Miriam Leitão”, que depois do processo teremos um País melhor, é própria de um completo desconhecimento do mundo real. Empresas de grande porte são resultado de 50 ou mais anos de formação, não se criam novas rapidamente, é processo longo, de gerações, nos escombros das atuais não virão em curto prazo novas.
É uma visão de Poliana, tudo cor de rosa, fora da realidade factual, a desagregação de equipes de construtoras não se reparam da noite para o dia, cada engenheiro dispensado vai cuidar de vida de forma diferente, não se rejuntam numa nova empresa, esse é o mundo real e não o mundo dos sonhos de idealistas que desconhecem a realidade econômica.
A desmontagem do setor de infraestrutura do País, um dos maiores do mundo, é o tema da reportagem de EL PAIS.
Lamentavelmente tenho visto entre amigos bem intencionados essa visão de “temos que fazer justiça” prendendo esses corruptos mas não são capazes de medir efeitos colaterais que não são tão claros para quem não domina uma visão de conjunto da economia. Grande parte da culpa é da mídia ao dar ênfase a aspectos midiáticos e não a consequências.
Hoje a equipe de formadores de opinião da GLOBONEWS, liderados por  Renata Lo Prete e Merval Pereira, no Jornal das Dez, estavam em extâse com uma longa reportagem sobre a transferência de prisão de André Esteves em filmagem ao vivo tirada por helicóptero, o grupo estava EUFÓRICO, rindo e trocando graçolas, estavam delirando com o cortejo de carros, muitos, com pessoal fortemente armado como se fossem combater o ISIS,  para levar Esteves da carceragem da PF para o Presídio Ari Franco, um verdadeiro esquadrão de combate para dar efeito televisivo máximo, a turma da GLOBONEWS, Merval de pé, coisa rara, não continha a alegria, como se estivessem enebriados por champagne Taittinger, ainda maior porque o STF negou Habeas Corpus a Esteves. NENHUM, absolutamente nenhum comentário, entre tantos jornalistas experientes, sobre os efeitos dessa prisão sobre o banco BTG, sobre os demais bancos, sobre o investimento estrangeiro e a visão exterior do Brasil.
A prisão de Esteves saiu em artigos longos em toda a imprensa econômica mundial, no Financial Times foi matéria de primeira página, no WSJ idem, porque o pessoal da Globonews não se estendeu sobre isso ao invés de comentar a cor da camisa e da calça do Esteves entrando no Instituto Médico Legal?
Medíocres e limitados, o que está em jogo é muito mais do que a pessoa do Esteves, é o futuro do País.
Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

1 comentário

Comentários

5/5 - (1 vote)



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.