MACAÍBA RN-Com participação de Moro, encontro discute medidas contra corrupção


images-6

Com participação de Moro, encontro discute medidas contra corrupção

Com participação de Moro, encontro discute medidas contra corrupção

Audiência pública ocorre nesta segunda-feira (24), em Curitiba.
Projeto ’10 medidas contra a corrupção’ é de iniciativa popular.

Do G1 PR, com informações da RPC Curitiba

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados realiza, desde a manhã desta segunda-feira (24), uma audiência pública para debater o projeto “10 medidas contra a corrupção”, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. O encontro continua durante a tarde.

A audiência pública é a primeira realizada fora de Brasília e teve a participação do juiz federal Sérgio Moro e do procurador da República Deltan Dallagnol, protagonistas da operação Lava Jato.

O projeto “10 medidas contra a corrupção”, de iniciativa popular, foi lançado pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2015. Em março deste ano, foi apresentado na Câmara dos Deputados com mais de 2 milhões de assinaturas.

O projeto original tem 60 artigos que pretendem: criminalizar o caixa 2 de campanhas políticas; reduzir o número de recursos nos processos; transformar a corrupção em crime hediondo; facilitar a recuperação de dinheiro obtido com corrupção.

“Apenas três de cada 100 casos de corrupção geram alguma punição e o montante da punição é uma piada. E é uma piada de mau gosto”, afirma o procurador Deltan Dallagnol

Em junho, a Câmara formou a Comissão Especial encarregada de receber sugestões e emendas. A previsão é a de que o relator Onix Lorenzoni, do DEM do Rio Grande do Sul, apresente uma nova proposta para o projeto de lei nos próximos dias.

O relatório deve primeiro ser votado na Comissão Especial, o que pode acontecer ainda em novembro. Depois, o projeto segue para o Plenário da Câmara, onde deve passar por duas votações. Se aprovado, é encaminhado para o Senado Federal.

Durante a audiência, Moro reafirmou que apoia as medidas e disse que o Congresso precisa escolher entre combater a corrupção ou deixar o sistema do jeito que está. “É o Congresso demonstrar de que lado ele está nessa equação”, disse.

“As pessoas precisam ter fé nas suas instituições democráticas”, acrescentou.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.