MACAÍBA RN-9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Macaíba


O Conselho Municipal de Saúde de Macaíba realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira (28), no Arco-íris Recepções, no Centro do município. O tema desta edição foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada por meio de instituições de governo, entidades de trabalhadores de saúde e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

O objetivo da Conferência é avaliar a situação da saúde do Município, propor novas diretrizes da política de saúde, fortalecer o Controle Social no SUS, definir e priorizar propostas para aprimorar os serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Auri Simplício, vice-prefeito de Macaíba, esteve presente no evento ao lado do vereador Antônio França; da vereadora Rita de Cássia e do presidente em exercício do Conselho Municipal de Saúde, Alzair Matias.  A Conferência contou com palestras do defensor público Rodolpho Penna Rodrigues, que realizou uma exposição intitulada “Saúde como Direito”; Solane Maria Costa, assessora técnica do COSEMS/RN apresentou uma palestra sobre a “Consolidação dos Princípios do SUS” e Terezinha Guedes Rêgo de Oliveira, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN, apresentou o tema “Financiamento do SUS”.

Vinte delegados foram eleitos na Conferência Municipal e 12 propostas foram escolhidas para participar da Conferência Estadual de Saúde. Os delegados fazem parte dos grupos de gestão, usuários e profissionais da rede municipal de saúde macaibense. Na etapa estadual, serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto deste ano.

 

Fotos: Márcio Lucas

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.