IPANGUASSU RN-Coronavírus: População dr Ipanguaçu de luto com a morte do comerciante Ailton Bezerra


[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A população do município de Ipanguaçu está de luto, chocada e ao mesmo tempo preocupada.

O comerciante local Ailton Bezerra foi mais uma vítima do coronavírus no Rio Grande do Norte.

Há uma semana estava internado em Mossoró, mas o vírus aliado à diabetes, tirou a vida do comercinate que além do ponto em Ipanguaçu, ganhava a vida comprando manga no Vale do Açu e entregando na Ceasa de Recife.

Pernambuco é grande foco do covid.

Muita gente que teve contato xom Ailton nos últimos dias em Ipanguaçu está cumprindo quarentena.

O corpo de Ailton foi enterrado por volta de uma hora da madrugada.

22 de abril de 2020 às 8:05

Rio Grande do Norte não pode nem deve adotar modelo do Ceará e Pernambuco em relação à pandemia[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Rio Grande do Norte consegue ainda estar em condição mais confortável em relação à propagação do coronavírus, comparwndo com Estados vizinhos como Ceará e Pernambuco.

Mas aí o clima de libera geral, fantasiado de flexibilização, poderá – Deus permita que não – mudar o quadro do Estado.

Culpar o Governo por quebrar o Estado, e não compreender que o Governo tenta livrar a população de um problema maior tem um quê de insanidade politiqueira.

21 de abril de 2020 às 22:42

Em comum acordo com comércio e setores produtivos Governo prorroga até 5 de maio regras de restrição ao funcionamento do comércio[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Governo do Rio Grande do Norte, em comum acordo com entidades do comércio e da indústria, decidiu prorrogar até 5 de maio as regras de restrição do funcionamento do comércio.

O decreto que restringe o funcionamento do comércio teria validade até esta quinta-feira, 23.

Eis a nota do Governo:

NOTA

A governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto e secretários estaduais se reuniram nesta terça-feira (21), por videoconferência, com representantes da Fiern, Fecomércio, Fetronor, Faern e diversos sindicatos e representantes do setor produtivo potiguar para, em um diálogo aberto e democrático, discutir sobre a vigência do decreto que diminuiu a concentração de pessoas no combate à propagação da pandemia da covid-19.

Seguindo as recomendações de especialistas do mundo inteiro e do corpo de técnicos do RN, que falam sobre a necessidade de permanência do isolamento social, o Governo propôs manter as regras de restrição do funcionamento do comércio até pelo menos o próximo dia 05 de maio, quando poderá ser reavaliada a possibilidade de retomada das atividades.

Para discutir e planejar as próximas ações na área, foi criado um Grupo de Trabalho com representantes do Governo, dos empresários, do comitê científico estadual e da Federação dos Municípios para, juntos, elaborarem um plano que visa a retomada do funcionamento do comércio e da economia em geral.

21 de abril de 2020 às 19:11

Reitor temporário do IFRN vai nomear diretores gerais que já haviam sido escolhidos pela comunidade escolar[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O reitor temporário do IFRN, Josué Moreira, vai nomear os diretores gerais dos campi de todo o Rio Grande do Norte.

Os nomes já escolhidos através de consulta à comunidade escolar serão mantidos.

As portarias com as nomeações dos Diretores Gerais (DG) serão encaminhadas nesta quarta-feira ao Diário Oficial da União para posterior publicação.

A decisão foi tomada depois que o reitor teve acesso à sede do IFRN e se reunido com a assessoria jurídica da instituição.

Abaixo a lista dos DG que poderão ser nomeados:

APODI – Francisco Damião Freire Rodrigues

CAICÓ – Max Miller da Silveira

CANGUARETAMA – Fávio Rodrigo Freire Ferreira

CEARÁ-MIRIM – Alan Paulo Oliveira da Silva

CURRAIS NOVOS – Adreilson Oliveira da Silva

IPANGUAÇU – José Geraldo Bezerra Galvão Júnior

JOÃO CÂMARA – Matheus Augusto Avelino Tavares

MACAU – Jerdmiler Gomes da Paiva

MOSSORÓ – Hélio Henrique Cunha Pinheiro

NATAL CIDADE ALTA – Ayres Charles de Oliveira Nogueira

NATAL CENTRAL – Jonas Eduardo Gonzales Lemos

NATAL ZONA LESTE – José Roberto Oliveira dos Santos

NATAL – ZONA NORTE – Edmilson Barbalho Campos Neto

NOVA CRUZ – Allan Nilson de Sousa Dantas

PARELHAS – Ramon Viana de Sousa

PARNAMIRIM – Paulo Vítor Silva

PAU DOS FERROS – Emanuel Neto Alves de Oliveira

SANTA CRUZ – Samira Fernandes Delgado

SÃO GONÇALO DO AMARANTE – Luisa de Marilac de Castro

SÃO PAULO DO POTENGI – Renato Dantas Rocha da Silva

21 de abril de 2020 às 17:04

Governadores vão dizer ao novo ministro da Saúde o que o governo federal e prometeu aos estados até agora não atendeu[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, quer saber dos governadores o que o governo federal prometeu aos Estados e ainda não atendeu.

Os governadores vão responder na quinta-feira em mais uma reunião por videoconferência.

A primeira aconteceu nesta segunda-feira.

21 de abril de 2020 às 16:58

Fecomercio propõe flexibilização do decreto do Estado e retomada gradual das atividades socioeconômicas[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Federação do Comércio do RN não quer mais saber de seguir decreto…

Quer abrir o comércio.

Confira nota divulgada neste feriado de Tiradentes:

Após a participação dos seus presidentes, Marcelo Queiroz e Afrânio Miranda, em reunião ocorrida no final da manhã desta terça-feira, 21, com a governadora Fátima Bezerra, representantes do Governo e outras lideranças empresariais, a Fecomércio RN e a FCDL RN marcaram suas posições e vêm a público externar detalhes da mesma, na nota que se segue.

Diante do cenário de extrema dificuldade que o mundo inteiro atravessa, sempre fomos defensores de que bom senso, equilíbrio e responsabilidade precisam permear qualquer análise dos assuntos envolvidos em toda esta crise (que é de saúde e econômica) e, principalmente, eventuais tomadas de decisões.

Ainda dentro desta linha, passados 30 dias desde o primeiro Decreto Estadual determinando o isolamento social no Rio Grande do Norte (editado em 20 de março de 2020) e considerando a interligação inevitável entre este isolamento e a atividade econômica geradora de ocupação e renda, identificamos a necessidade urgente de traçarmos um cenário de retomada gradual das atividades socioeconômicas. Entendemos ser esta a única como forma de evitarmos que o sofrimento do nosso povo seja prolongado além do estritamente necessário.

Tal entendimento toma por base a análise de números e indicadores variados levantados por nossa equipe técnica entre os quais destacamos:

– Desde o dia 12 de março, quando foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no RN, e o dia 19 de abril, tivemos no Estado um total de 561 pessoas infectadas, com 27 óbitos. Estes números nos permitem dizer, entre outras coisas, que tivemos uma média de 14 novos casos por dia; que estamos com uma taxa de infecção de nossa população de 0,0164%; e que temos uma taxa de mortalidade de 4,81% dos infectados. Todos estes indicadores estão bastante abaixo das médias nacional e, sobretudo, daquelas registradas nos países onde o vírus foi mais devastador.

– Tínhamos no estado, em 19 de abril de 2020, cerca de 22% dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 ocupados. Isto quer dizer que há 78% de vacância destes leitos. Há, ainda temos outras 75 novas vagas sendo implantadas nos próximos dias, o que fará com este nível de ocupação fique na casa dos 12,7%. Tal nível de ocupação nos dá uma situação bastante positiva, sobretudo se considerarmos que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cenário de tranquilidade em relação à disponibilidade de UTIs pode ser assim definido quando países, estados ou municípios têm, disponível, mais de 50% de sua capacidade de leitos de tratamento intensivo.

– O setor de Comércio e Serviços (responsável por cerca de 65% do ICMS recolhido no estado), vem sofrendo fortemente com a obrigatoriedade de fechamento daqueles segmentos considerados não essenciais e com a queda de vendas provocada pela imposição às pessoas de que permaneçam em casa. Para se ter uma ideia do problema, temos registro de quedas de até 92% no faturamento de segmentos que estão fechados (caso do segmento de turismo e transportes) e de até 49% mesmo entre os que estão abertos (situação dos postos de gasolina).

– Além disso, estão hoje fechados, em virtude do novo Decreto Estadual, publicado no dia 8 de abril de 2020, algo em torno de 46 mil estabelecimentos comerciais (considerando apenas e tão somente o comércio varejista) que estão entre os segmentos que não se enquadram como essenciais. Juntos, estes estabelecimentos empregam mais de 54 mil potiguares, direta e formalmente, e pagam cerca de R$ 67 milhões em salários. Números portentosos que têm um peso considerável no equilíbrio econômico de nosso estado, em vários aspectos.

Levando de tudo isso em conta e considerando que o atual decreto estadual, que impõe o isolamento social e determina o fechamento de lojas, expira-se nesta quinta-feira, 23 de abril, propomos que ele NÃO SEJA PRORROGADO COMO ESTÁ e que possamos começar a flexibilizar o isolamento tomando como ponto de partida a retomada da possibilidade de que os estabelecimentos comerciais possam voltar a funcionar, desde que não utilizem sistema de ar condicionado central, conforme já era possível nos dezenove primeiros dias de isolamento.

21 de abril de 2020 às 12:47

Vírus Covid-19 se espalha cada vez mais em Natal e mata primeiro morador de rua[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Natal registra a primeira morte de morador de rua por coronavírus.

Bom que as pessoas entendam que isso agrava a situação na capital do Rio Grande do Norte.

O caso não significa que o vírus está deixando os bairros de classes A e B.

Significa que está se espalhando pela cidade, sem distinção de classe, cor, condição de vida.

O morador de rua era do grupo de risco apesar de ter apenas 52 anos.

Ele já teve tuberculose.

Mas esteve na rua quando contraiu o covid e pode ter transmitido.

A tuberculose só agravou a situação dele, mas a transmissão pode ter sido feita de forma generalizada.

21 de abril de 2020 às 12:42

MP pede afastamento do prefeito de Encanto que está com coronavírus mas continua circulando pela cidade[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Ministério Público de Pau dos Ferros, por meio do promotor Paulo Freitas, está pedindo o afastamento do prefeito de Encanto, no Oeste do Rio Grande do Norte.

É que, segundo o MP, o gestor teve a confirmação que está com coronavírus e continuou trabalhando e circulando pela cidade sem cumprir quarentena.

Pelo que foi apurado o prefeito chegou a ter contato com 49 pessoas.

O pedido de afastamento se dá pelo fato do prefeito desobedecer as normas da pandemia, que pune quem transmite a doença sabendo que poderia ter evitado.

O Ministério Público recebeu a confirmação da própria Secretaria de Saúde do município de Encanto.

21 de abril de 2020 às 1:33

A vaidade dos presidentes[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do potiguar de Acari, Hortêncio Britto, radicado em Goiás, a vaidade de Bolsonaro e de tantos outros presidentes…

Na seção de cartas do jornal Correio Braziliense desta segunda-feira.

21 de abril de 2020 às 1:21

UFRN produz protetores faciais para uso de bebês antes de saírem da maternidades[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O laboratório de maquetes do curso de Arquitetura da UFRN, que em parceria com o IFRN de São Gonçalo do Amarante, já vinha desenvolvendo protetores faciais para serem doados a profissionais de saúde e de ambientes como cemitérios, decidiram proteger também os bebês recém-nascidos.

A necessidade se deu depois de registrada morte de um bebê de 4 dias de vida em Natal.

Os protetores faciais ‘new born’ começaram a ser testados em bonecos….

O bebê Davi, filho da jornalista Juliana Celli, prestes a fazer dois meses, foi escolhido para divulgar a novidade e a importância do uso pelos pequenininhos ainda na maternidade.

21 de abril de 2020 às 1:05

Diagnóstico do momento atual no RN será identificado nos próximos 14 dias[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na coletiva desta segunda, a Secretaria de Saúde do RN informou que a pandemia do novo coronavírus entra numa semana estratégica para contenção ou disseminação do contágio.

“Esta semana é estratégica e exige reflexões. O Governo do RN continua em processo de expansão de leitos para assistência a casos críticos em todo o Estado. São leitos em Natal e Mossoró, e também em cada região. A ideia é que todas as regiões tenham pontos de estabilização incluindo respiradores, seja pontos públicos ou privados. Este esforço vem dando resultados sim”, afirmou o adjunto da Saúde, Petrônio Spineli .

O RN apresentou nesta segunda aumento do número de internados, mas índice estável de internados em UTIs.

“O diagnóstico de hoje é a fotografia do que aconteceu 10 ou 14 dias atrás. Nos últimos dias vimos um processo extremamente preocupante de aglomerações. E essas aglomerações de hoje terão repercussão nos próximos dias com possível aumento de casos. Não termos colapso no nosso sistema de saúde é resultante das ações normativas, dos decretos do Governo do RN tomou. E também da compreensão da sociedade que adere às medidas de proteção”, explicou Petrônio.

“Precisamos entender que todas as medidas de mitigação foram fundamentais para o quadro atual. Mas, tudo isso pode ser neutralizado pelas aglomerações dos últimos dias. O Governo do RN tem como meta evitar mortes, salvar vidas, por isso toma medida baseadas no conhecimento científico que devem ser respeitadas. É preciso intensificar proteção aos idosos e generalizar o uso de máscaras. Isso é comprovado mundialmente”, afirmou.

Foto Demis Roussos
20 de abril de 2020 às 23:55

Questionado sobre aumento de mortos no Brasil por coronavírus, bolsonaro diz que “não é coveiro” para saber[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Faltou respeito com os brasileiros.

Mais uma vez.

“Não sou coveiro”, disse bolsonaro ao ser questionado sobre um suposto recorde de mortes por coronavírus em 24 horas no Brasil.

Coveiro não precisa saber desse número.

Mas o governo brasileiro tem OBRIGAÇÃO de saber e de publicar.

Bolsonaro disse ainda que o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, quer ter acesso aos dados sobre covid-19 para se pronunciar sobre isolamento social.

Já era para ter tido.

Uma reunião foi marcada com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, no dia seguinte à exoneração de Mandetta, que esteve à disposição, mas foi informado que havia sido…cancelada.

Aliás, desde que Mandetta deixou o Ministério da Saúde que as informações ficaram escassas.

As coletivas diárias, que informavam a real situação do Brasil aos brasileiros, deixaram der acontecer.

E cada vez que o novo ministro dá alguma declaração, a impressão que se tem é que ele sabe cada vez menos do que se trata o Ministério.

20 de abril de 2020 às 23:54

Secretaria de Saúde elabora cartilha para orientar idosos sobre coronavírus[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Secretaria de Saúde do Estado do RN elaborou uma cartilha para orientar idosos que consistem entre os mais vulneráveis nos grupos de risco do coronavírus.

A cartilha “Orientações para o dia-a-dia das famílias e sugestões para a ação educativa em saúde do Agente Comunitário de Saúde sobre a Proteção ao Idoso no domicílio em tempos de COVID-19”, tem informações sobre os cuidados com pessoas idosas para a população em geral e medidas de prevenção durante a visita por parte do agente comunitário de saúde.

A cartilha é resultado de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS), o Governo do Estado, o Grupo RN Solidariedade Covid-19, a Secretaria de Educação à Distância da UFRN e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN.

 

20 de abril de 2020 às 23:35

Associações de magistrados do RN contra fechamento do STF e do Congresso[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Magistrados do Rio Grande do Norte se pronunciaram nesta segunda-feira contra manifestações de apoio ao fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Nota

A FRENTAS/RN – Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público no Rio Grande do Norte vem externar a sua rejeição às manifestações públicas defendendo o fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, principalmente neste momento, em que as atenções e esforços devem se voltar ao combate à pandemia da Covid 19 e à preservação da saúde.

O Estado Democrático de Direito é uma garantia Constitucional, assim como a independência dos Poderes, tendo ambos o fim de permitir o gozo das liberdades civis e dos direitos fundamentais, como a livre manifestação do pensamento.

Atos que estimulam a violação desses preceitos constitucionais, devem ser prontamente repudiados pela sociedade.

As entidades da Magistratura e Ministério Público com atuação no RN, coerentes com suas posições históricas, informam que seguem acompanhando os fatos, na defesa incondicional do Estado Democrático de Direito, das liberdades e garantias individuais e, principalmente, da nossa Constituição da República, sendo esse o único caminho para se alcançar uma sociedade livre, justa e solidária.

Natal, 20 de abril de 2020.

Fernando Batista de Vasconcelos

Presidente da AMPERN e Coordenador da Frentas/RN

Higor Marcelino Sanches

Presidente da Amatra21

José Herval Sampaio Júnior

Presidente da AMARN

Caroline Maciel da Costa Lima da Mata

Delegada da ANPR no RN

Antonio Gleydson Gadelha de Moura

Procurador do Trabalho e Delegado da ANPT na 21a. Região

Sophia Nóbrega

Associação dos Juízes Federais da 5ª Região

20 de abril de 2020 às 23:28

Deputados emitem notas de apoio ao professor eleito e não nomeado reitor do IFRN[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deputados da Comissão de Educação, Desenvolvimento Econômico e Social, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa; e da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais e dos Institutos Federais, emitiram nota de apoio ao professor José Arnóbio, que foi eleito, mas não foi nomeado reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Assinaram pela Comissão os deputados Francisco do PT (presidente), Hermano Morais/PSB (vice) e Eudiane Macedo/Republicanos (membro).

E pela Frente Parlamentar, os deputados Francisco do PT (presidente), e os membros Isolda Dantas/PT, Sandro Pimental/PSOL, e Hermano Morais/PSB.

NOTA

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa e a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos Federais tornam pública sua posição de repúdio ao governo federal, em relação ao desrespeito por não empossar o reitor eleito democraticamente pela comunidade do IFRN, o Professor José Arnóbio de Araújo.

Tal medida antidemocrática praticada pelo Governo Federal através de Portaria Nº 405, de 17 de abril de 2020, do Ministério da Educação, fere a autonomia das instituições superiores, além de afrontar todos que participaram do processo.

As eleições democráticas no IFRN, que ocorreram em dezembro passado, definiram como vencedor do pleito o professor José Arnóbio de Araújo.

Desde que o IFRN (ainda como Cefet-RN) e a UFRN passaram a ter eleições, sempre o primeiro colocado destas foram nomeados(as) como Reitor ou Reitora.

Ou seja, mantida essa nomeação, pela primeira vez na história o IFRN terá um reitor NÃO ELEITO e que sequer participou do processo de eleições internas da instituição.

Diante desses fatos, nos solidarizamos com o Professor José Arnóbio de Araújo, esperando que a democracia e o respeito às instituições sejam mantidos.

Defendemos a imediata nomeação e posse do Reitor eleito do IFRN.

20 de abril de 2020 às 22:51

Josué Moreira e o vice José Ribeiro assumem comando temporário do IFRN[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Depois de um dia tenso, de protesto na sede do IFRN em Natal, de estudantes, professores e servidores que defendem a posse do professor José Arnóbio, eleito em dezembro passado com 48% dos votos, o reitor temporário Josué Moreira conseguiu entrar na sede do Instituto…e assumir.

Josué assumiu e tem como vice o professor José Ribeiro de Souza Filho, que foi o terceiro colocado no pleito de dezembro e obteve apenas 3,22%.

Como o Blog informou no domingo, quando noticiou em primeira mão que o eleito não tomaria posse e que Josué era o nome do deputado General Girão, indicado ao Palácio do Planalto, Ribeiro levantou bandeira direitista em defesa de Bolsonaro nas eleições, e entrou com ação na justiça para fazer valer a tese da lista tríplice.

Por enquanto, como a definição ‘Pro tempore’, o IFRN tem Josué Moreira como reitor e José Ribeiro como vice.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.