Igreja celebra Páscoa nas Paróquias e na Catedral


141289 (1)

Em memória à ressurreição de Jesus Cristo, a Igreja Católica, bem como demais religiões cristãs, celebram amanhã (20) o Domingo de Páscoa. De acordo com a  Arquidiocese de Natal, haverá missas em mais de 30 paróquias durante todo o dia. A catedral metropolitana, localizada no Centro da cidade, programou três celebrações de Páscoa, celebradas pelo arcebispo dom Jaime Vieira Rocha, sendo a primeira às 7h. As demais ocorrem às 11h e às 19h.

A Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, que é a antiga catedral, também terá três missas, entretanto em horários diferentes: 6h, 9h, 17h30. Nas celebrações, que ocorrem em todas as regiões, algumas paróquias só terão uma, ou no máximo duas celebrações. Na Paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, zona Norte, a missa é às 19h. Na zona Oeste, a Paróquia do Beato Ambrósio o ato tem dois horários: 9h30 e 19h30. Na zona Sul, a Igreja de São João Batista, localizada na Vila de Ponta Negra, as missas também tem dois horários. (6h30 e 18h).

Este sábado (19), será de vigília pascal, cujas celebrações estão marcadas, em todas as paróquias, para o período noite. Segundo a tradição católica, o rito começa com a bênção do lume novo, que representa Jesus Cristo como a luz que ilumina o mundo. Depois ocorre a liturgia da palavra, que é a meditação da palavra de Deus, além da liturgia baptismal e da eucarística.

Nessa sexta-feira (18), ocorreram as missas de celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. O ato presidido pelo arcebisbo dom Jaime Vieira Rocha reuniu milhares de fieis na catedral. De acordo com a tradição da liturgia da Igreja Católica, no segundo dia do Tríduo Pascal não se celebram os sacramentos. O altar fica despojado, sem cruz, castiçais e toalhas, em celebração.

O rito inicial ocorreu com a aproximação de dom Jaime Vieira Rocha do altar em silêncio, fazendo referência à imagem de Cristo morto, quando todos se prostram de joelhos e levantam-se, inclusive os fiéis, junto com os ministros.

Durante a homilia da Paixão do Senhor Morto, o arcebispo disse que os cristãos estão “sendo muitos abençoados por guardarmos, compreendermos o sentido desses dias”. O ministro ainda afirmou que a humanidade se manifesta por muitas diferenças, uma vez que são muitos os modos de pensar, muitas são as culturas, inclusive na própria terra de Jesus Cristo, a Terra Santa de Belém, Jerusalém e Nazaré, no Oriente Médio. “Nós temos de conviver com outras manifestações religiosas, com outros credos e onde outras divindades são cultuadas”, afirmou dom Jaime.

Segundo o arcebispo, a fé católica pode se expandir e ser mais conhecida, “de maneira que transforme sempre a realidade, aonde se estiver necessitando de perdão, amor, sacrifício, tolerância e compreensão”.

Nas Igrejas evangélicas, os cultos lembram da ressurreição de Cristo e, na maioria delas, é celebrada a ceia do pão e vinho, ensinada na Bíblia. Durante a Semana Santa, também são comuns os retiros espirituais. Hoje se encerra o retiro promovido pela Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, em Parnamirim, que reuniu cerca de 150 fiéis.

Confira o horário das cerimônias nas paróquias e na Catedral 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.