Igreja católica inicia semana santa-ALTO DO RODRIGUES E PENDÊNCIAS RN


download

Ao som de hinos espirituais tocados pela orquestra da polícia militar, com fervorosos cantos e orações, centenas de fiéis seguiram, no início da noite de ontem, a tradicional Procissão do Encontro das imagens de Bom Jesus dos Passos com a de Nossa Senhora da Soledade. A caminhada tem como objetivo direcionar os fiéis à semana santa, marcando o final da quaresma.

A procissão do Encontro são dois cortejos simultâneos que se juntam em frente à Catedral de Natal, na avenida Deodoro da Fonseca. O primeiro teve saída da Igreja Bom Jesus, às 18h, após missa celebrada nesta paróquia, com o acompanhamento da imagem do Bom Jesus dos Passos pelos fiéis. O cortejo percorreu a avenida Duque de Caxias, rua Juvenal Lamartine e avenida Deodoro da Fonseca.

A segunda aconteceu no bairro de Cidade Alta, às 18h20, após missa celebrada na antiga Catedral de Natal, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. A irmandade do Santíssimo Sacramento e os fiéis em geral saíram em peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Soledade.

Por volta das 19h, as duas imagens se encontraram em frente à Catedral Metropolitana, com celebração realizada pelo padre Dalmário Barbalho, e benção dada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira. “São duzentos anos com a tradicional procissão. É um exercício de piedade. Toda a cidade se desperta e se motiva em sentido da Semana Santa. Nesta procissão paramos para meditar sobre um gesto tão marcante de amor, que é o encontro de Jesus e sua mãe, Maria”, disse Dom Jaime. O Encontro simboliza a quarta estação da via sacra.

Durante a homilia, o padre Dalmário ressaltou o sentimento de comoção e compaixão gerado pela procissão. “É uma cena que nos comove, no sentido da fé em direção a Deus, com grande comoção, não pelo sentimentalismo, mas uma comoção que nos comove e move ao encontro com Deus, nos levando ao encontro com o próximo”, frisou.

A procissão foi presenciada por idosos e jovens, dando continuidade a tradição. Valdete Nascimento, 65, comerciante mesmo com dificuldades físicas para caminhada, não deixou de acompanhar o cortejo. “Só não venho quando eu não posso. Eu gosto deste momento, que representa o que Cristo sofreu. A gente não viu, mas a gente acredita no que Ele passou e sofreu”, declara o comerciante.

Thacio Araújo, 25, representa a nova geração pregadora do evangelho, o missionário procura dar continuidade a tradição eucarística em sua vida. O missionário enfatiza a união da Igreja com Cristo, a exemplo do encontro do messias com sua mãe Maria. “É uma procissão não só dos passos de Jesus e Maria, mas, como Maria se encontrou com Cristo, nós devemos nos encontrar com Ele todos os dias”, diz Thacio.

Programação – Semana Santa

Catedral Metropolitana de Natal

Celebração de Ramos – Domingo, 13, com missa às 7 e às 11 horas; e às 18h30, acontecerá a procissão de ramos, saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) para a Catedral Metropolitana, culminando com a missa, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Missa do Crisma (Missa dos Santos Óleos) – Quinta-feira, 17, às 8 horas, Dom Jaime. Às 19 horas, será celebrada a missa do lava-pés.

Celebração da Paixão e Morte de Cristo – Sexta-feira, 18, às 15 horas. Será seguida de procissão com a imagem do Senhor morto, pelas ruas adjacentes à Catedral.

Vigília pascal – Sábado, 19, a partir das 20 horas.

Missas da Ressurreição – Domingo, 20, serão celebradas missas às 7h, 11h e 19h.

A programação das demais paróquias da capital, durante a Semana Santa, pode ser conferida no site da Arquidiocese de Natal.

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.