Guamaré RN; Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré promove a inclusão Socioprodutiva dos Catadores.


01151

A Prefeitura Municipal de Guamaré/RN, em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SETHAS/RN, através de acordo firmado com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, trouxeram para o município o “Projeto Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Rio Grande do Norte”[1], cujo objetivo é contribuir para inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis atuantes no município, bem como seus familiares, no intuito de fomentar empreendimentos econômicos solidários.

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, por meio dos setores CRAS/Centro e ACESSUAS Trabalho, cumpriram a primeira etapa do Projeto, que tinha por objetivos: identificar, sensibilizar e cadastrar os catadores e seus familiares. Tal identificação teve como subsídio o acompanhamento dos catadores já realizado pelo CRAS/Centro, tendo como base o público inscrito no Cadastro Único/PBF. A mobilização ocorreu nas localidades do Morro do Judas e Quilombo, comunidades onde residem a maioria dos catadores atuantes em Guamaré, e cuja identificação está voltada para o trabalho social coletivo, sendo, preferencialmente, público elegível ao processo de credenciamento para Agente Mobilizador.

Feita essa busca ativa, a equipe do CRAS/Centro foi diretamente ao lixão, junto com a equipe ACESSUAS Trabalho, para mobilizar todos os trabalhadores à reunião realizada no dia 10 de maio de 2015, na Sala de Multiuso do CRAS/Centro, às 19h, visando informá-los acerca do Credenciamento e Processo Seletivo de Agentes Mobilizadores de Desenvolvimento Solidário/Mobilizadores Sociais (Edital 04/2015), referente ao Projeto de Inclusão Socioprodutiva. Na ocasião, as duas equipes falaram brevemente sobre os objetivos do Projeto, bem como o caráter seletivo do mesmo, ou seja, nem todos seriam contemplados, mas haveria uma seleção, realizada pela própria FUNDEP, que acarretaria na capacitação e provimento de uma bolsa no valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) para o candidato selecionado. A reunião contou com a presença de 15 (quinze) trabalhadores, entre os catadores e seus familiares.

A presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Marisa Rodrigues, foi marcante e de suma importância neste processo, pois trouxe maior peso ao desenvolvimento das ações e estabeleceu um elo de confiança entre a equipe da Assistência Social e o público alvo. No ensejo, a Secretária frisou a importância daquele momento, a magnitude daquela oportunidade, e deixou claro que, graças ao trabalho anteriormente realizado pela equipe do Cadastro Único, o Governo Estadual do Rio Grande do Norte pôde identificar potenciais candidatos ao processo de Inclusão Produtiva, o que acarretou na vinda do Projeto até à cidade de Guamaré/RN e, consequentemente, a oportunidade de capacitação e mudança de vida.

Após a fala da Secretária, a equipe ACESSUAS Trabalho fez uma explanação sobre os requisitos propostos no Edital 04/2015, e, posteriormente à concessão de todas as informações pertinentes, ocorreu a aplicação de três cadastros com os interessados que se acharam aptos a concorrer à vaga de Agente Mobilizador, sendo eles: Maria Márcia Maciel Nascimento, 25 anos, residente em Quilombo, Atânio José da Silva, 21 anos, residente em Quilombo, João Maria Jorge da Silva, 29 anos, residente em Morro do Judas, Zona Rural, Guamaré-RN.

No dia 10 de julho de 2015, após ter entrado em contato com os candidatos, a FUNDEP realizou entrevista com os mesmos, todos devidamente acompanhados pela Coordenadora do ACESSUAS, Juliana Renata de Oliveira, à cidade de Mossoró/RN. Na segunda-feira, dia 13 de julho de 2015, a equipe da FUNDEP entrou em contato com Maria Márcia Maciel, informando-lhe que dentre os candidatos, ela havia sido selecionada para participar do Projeto como representante do município de Guamaré. Na manhã do dia 15 de julho de 2015, Maria Márcia e Juliana de Oliveira se dirigiram à cidade de Assu/RN para assinatura do contrato.

A partir de então, a candidata selecionada fará parte do processo de Inclusão Socioprodutiva proporcionado pela FUNDEP, apreendendo novos conhecimentos que trarão desenvolvimento pessoal e profissional, bem como servirá de catalisador para o desenvolvimento da própria comunidade. O Projeto está plantando uma semente de mudança na vida dessas pessoas e, ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, visa a transformação social almejada por toda a sociedade.

Fotos da Reunião Com os Catadores Recicláveis: Credenciamento Para a Função de Agente Mobilizador de Desenvolvimento Solidário/ Mobilizador Social.

03

A Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Marisa Rodrigues, saúda a todos e enaltece a importância do Credenciamento dos Catadores do Município, visando à inclusão social e produtiva destes e dos seus familiares que atuam nas ruas e lixões, promovendo empreendimentos econômicos e solidários, via inclusão socioprodutiva.

Participação dos Catadores Recicláveis na reunião realizada no CRAS/Centro, para informações acerca do Credenciamento e Processo Seletivo de Agentes Mobilizadores de Desenvolvimento Solidário/Mobilizadores Sociais, mediante Contrato entre a SETHAS/RN e FUNDEP.

05

CRAS/Centro e ACESSUAS Trabalho: Cumprimento da primeira Etapa do Projeto – Identificação, Sensibilização e Mobilização do Público Alvo: Catadores Recicláveis e seus familiares, atuantes no lixão do município.

05

Efetivação de Contrato da senhora Maria Márcia Maciel, no Projeto de Inclusão Socioprodutiva do município de Guamaré/RN, da FUNDEP.

55

Coordenação ACESSUAS Trabalho, senhora Juliana de Oliveira, juntamente à equipe da FUNDEP, Alba e Pâmela, na efetivação do Contrato de Maria Márcia.

66

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.