GUAMARÉ RN-Petrobras convida somente empresas estrangeiras para licitação do Comperj


Jornal GGN – Nesta quarta-feira (11), a Petrobras anunciou que quer retomar as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí (RJ). A empresa lançou concorrência no valor de R$ 2 bilhões e convidou 30 empresas, todas elas estrangeiras.
Segundo Pedro Parente, presidente da companhia, a Petrobras não faz distinção entre empresas nacionais e estrangeiras, mas afirmou que as grandes construtoras brasileiras estão impedidas de participar da licitação em razão da Operação Lava Jato.
As obras do Comperj foram interrompidas em 2015, quando a empreiteira Queiroz Galvão, umas das investigadas na operação, disse que o valor acertado com a Petrobras não cobriria os custos, rompendo o contrato.
“Se essas empresas não estivessem impedidas, elas estariam sendo convidadas. Agora, existe um processo onde essas empresas se habilitam novamente a participar do processo de concorrências da Petrobras”, disse Parente.
O presidente da estatal rebateu críticas sobre o favorecimento para empresas estrangeiras, dizendo que todas as 30 companhias tem sede no país. “Não acho que empresas instaladas no país, com empregados e unidades no Brasil, são empresas estrangeiras. Dizer que são estrangeiras, é ranço ideológico”.
Diretores da Petrobras presentes em um café da manhã com jornalistas disseram que a escolha das empresas atendeu a critérios técnicos e de integridade financeira. João Elek, diretor de governança, afirmou que a estatal espera pelo desbloqueio de empresas nacionais para contratações futuras, o que deve ocorrer após a assinatura de acordos de leniência das companhias com a Controladoria Geral da União
No momento, em torno de vinte empresas não podem fazer negócios com a estatal por causa da Lava Jato, como a Odebrecht e a Engevix. É previsto que as obras do Comperj durem dois anos e meio.
Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.