Guamaré RN; Pessoas envelhecem em ritmos diferentes, diz estudo


clock-407101_640

Nascer no mesmo dia, ano e horário não significa que duas pessoas tenham a mesma idade. Pelo menos não no que diz respeito à “idade biológica”. Um estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” revelou que cada um envelhece em um ritmo diferente.

A pesquisa analisou um grupo de 954 pessoas de uma mesma cidade na Nova Zelândia, nascidas entre 1972 e 1973, e observou 18 características relacionadas ao envelhecimento. As taxas foram medidas quando os participantes da pesquisa completaram 26, 32 e 38 anos. Ao final do experimento, os cientistas constaram que as idades biológicas variavam do final da casa dos 20 anos até os 60 anos.

“Qualquer área da vida onde usamos a idade cronológica é deficiente, se soubéssemos mais sobre a idade biológica poderíamos ser mais justos e igualitários. Eventualmente, se realmente queremos retardar o processo de envelhecimento para prevenir o aparecimento de doenças teremos de intervir com os jovens”, afirmou a pesquisadora Terrie Moffitt à BBC, acrescentando que a idade fixa de aposentadoria pode ser injusta para as pessoas que envelhecem mais rápido.

Os cientistas identificaram que durante o estudo algumas pessoas estavam com o envelhecimento praticamente estagnado, enquanto outras envelheciam três anos de idade biológica para cada um ano vivido. De acordo com os pesquisadores, pessoas com idade biológica mais avançada tendem a a apresentar um desempenho pior em testes de função cerebral e um aperto de mão mais fraco. Além disso, alguns apresentavam rugas e falta de vitalidade.

O próximo passo do estudo é identificar o que causaria o envelhecimento mais rápido em determinadas pessoas. Os cientistas apostam nos resultados para desenvolver métodos experimentais de retardo do envelhecimento.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3fD8D0vcF

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.