GUAMARÉ RN -“Não tenho medo de falar nada; não vou baixar a cabeça e vou ganhar a eleição”


wilma-print2-1024x626

No mesmo dia em que apareceu na pesquisa do Ibope seis pontos percentuais atrás da principal adversária, Fátima Bezerra (PT), na disputa pelo Senado Federal, Wilma de Faria (PSB), colocou no ar um programa eleitoral, para muitos, emocionante. Nele, a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal chorou e defendeu o filho, Lauro Maia, condenado por corrupção durante o governo dela.

Contudo, não foi só. Em cerca de 4 minutos de discurso gravado em uma das reuniões com “as amigas de Wilma”, realizadas no final de agosto, a candidata ao Senado pelo PSB prometeu trabalhar pelas melhorias na saúde, educação e segurança do País e, claro, do Rio Grande do Norte.  “Vou ganhar essa eleição. Eu quero ser a senadora do povo do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora, com uma voz já mais firme.

Segundos antes, visivelmente emocionada, Wilma de Faria havia dito que não era ficha suja. “Repare quem era Wilma antes de entrar na política e quem é Wilma depois. Eu sou a mesma pessoa. Onde é que eu morava, em que casa eu morava, qual o carro que eu tinha”, afirmou Wilma, fazendo uma pausa com a voz embargada. “Eu tenho minha alma limpa. Me emociono sim, porque a coisa pior do mundo é a injustiça. Tem muita gente que enriquece com a coisa pública. Existe muita corrupção e eu tenho o dever de, como política, sempre combater a corrupção. Vou combater sempre”, ressaltou ela.

“O Executivo não é fácil. Há também o interesse de ferir as pessoas mais próximas quem está frente ao Executivo. Isso aí é o que mais existe. Mas eu não tenho medo disso. Todas as vezes que houve qualquer problema no meu governo, eu não usei o poder de governadora para proteger ninguém. Se eu tivesse algum problema eu não estava aqui como candidata não gente. E você tem que analisar a vida das pessoas públicas pela sua vida”, afirmou também a governadora.

O motivo do discurso e da utilização dele no programa eleitoral da governadora não é por acaso. Líder das pesquisas no início da corrida eleitoral, Wilma de Faria tem perdido espaço, justamente, com o compartilhamento do histórico de escândalos ao qual ela se envolveu durante o período em que chefiou o Executivo Municipal e Estadual. Foram várias operações comandadas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e que tiveram o Governo como alvo de denúncias.

Na lista, aparece, por exemplo, a Operação Higia, que desbaratou um esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde Pública e que teria, dentre os envolvidos (e recentemente condenado), o filho de Wilma, Lauro Maia, que, segundo o juiz federal Mario Jambo, auto da sentença condenatória, comandava o esquema de dentro da residência oficial da governadora.

“Quanto ao meu filho, dei meu colo de mãe, meu ombro de mãe”, afirmou Wilma, surpreendendo ao falar ao falar do filho dela e, em seguida, fazendo mais uma pausa, emocionada. “Meu carinho de mãe”, continuou, tentando recuperar o fôlego.

“Não usei meu poder, que eu tinha, para protegê-lo. Acredito na sua absolvição, porque ele não foi condenado ainda. Ainda tem várias instâncias. E, depois, eu acredito porque, sem provas, ninguém pode ser condenado. Então, eu estou tranquila e não tenho medo de falar nada. E, outra coisa, não pense que vou baixar minha cabeça não, viu. Vou ganhar essa eleição”, ressaltou Wilma.

Além disso, no discurso, a ex-governadora também fala do seu histórico na política como, por exemplo, o fato de ter sido parlamentar “nota 10 na Constituinte”, e primeira prefeita de Natal, “o que não foi brincadeira, porque eu fui discriminada”, ressaltou ela. “Eu não quero ir para o Senado para ficar lá em berço esplendido não. Eu quero ir para o Senado para trabalhar e para mudar a realidade do Brasil e fazer as mudanças que a gente precisa fazer”, finalizou a ex-governadora.

HISTÓRICO DE PROGRAMAS ELEITORAIS DE WILMA

Na reta final da disputa, a campanha de Wilma de Faria põe no ar um programa que gerou repercussão pela defesa que ela faz do filho, condenado por corrupção. Contudo, esse não foi o único item polêmico que a candidata ao Senado utilizou no seu tempo de TV e rádio nesta eleição. Na verdade, é possível citar outros casos que deram o que falar após a exibição do programa da principal candidata do PSB nesta eleição. Veja alguns exemplos:

PROGRAMA DE 20 DE AGOSTO

Primeiro programa eleitoral da ex-governadora Wilma. Eduardo Campos aparece pedindo votos para ela em uma cena em preto e branco. Detalhe é que ele havia falecido em um acidente de avião dias antes. A repercussão foi positiva pela grande comoção social da morte.

PROGRAMA DE 22 DE AGOSTO

Wilma de Faria defende o passe livre e isso rende críticas da esquerda municipal, que afirma que ela, como vice-prefeita de Natal, jamais quis a implantação do projeto. Além disso, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, aparece pedindo voto para ela. A cena gera polêmica pelo fato do peemedebista ter sido um adversário histórico da peessebista.

PROGRAMA DE 25 DE AGOSTO

Wilma de Faria ressalta que sempre foi oposição ao governo Rosalba Ciarlini que, segundo ela, acabou com os serviços básicos que ainda estavam em funcionamento no Rio Grande do Norte. A declaração rendeu polêmica porque Fátima, a principal adversária, também foi sempre oposição. Já Henrique Eduardo Alves, candidato de Wilma ao governo, e João Maia, a vice, eram aliados da gestão Rosalba até o ano passado.

PROGRAMA 1º DE SETEMBRO

O ex-presidente Lula parece no programa de Wilma elogiando o trabalho dela no Governo do Estado e dizendo que ela era uma grande parceira. Depois, aparece Marina Silva, atual candidata de Wilma a Presidência, e que faz oposição ao Governo do PT, que Lula apoia. A polêmica dos dois lados rendeu crítica no programa de Fátima Bezerra, que afirmou que Wilma queria causar dúvidas no eleitor e que o ex-presidente, realmente, apoia a petista.

PROGRAMA 3 DE SETEMBRO

Programa da ex-governadora emociona ao mostrar a vida de Caio, um jovem de origem humilde, de um assentamento no interior do RN e que conseguiu estudar e cursar medicina graças aos investimentos feitos por Wilma no setor.

PROGRAMA 5 DE SETEMBRO

O programa de Wilma usa como trilha sonora a famosa “lambadinha” do PMDB. Nova polêmica envolvendo a união de forças no Rio Grande do Norte.

PROGRAMA 12 DE SETEMBRO

José Agripino Maia, senador e presidente nacional do DEM, aparece pedindo voto para Wilma. Nova polêmica envolvendo ex-adversários políticos. Afinal, até bem pouco tempo, Agripino criticava Wilma pela oposição feita por ela ao Governo Rosalba Ciarlini.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.