GUAMARÉ RN-Ministério da Integração explica vazamento em barragem da Transposição


03/mar./2017
ás 21:13
Publicado por Robson Pires na categoria

Ministério da Integração explica vazamento em barragem da Transposição

IMG_6982

A assessoria de comunicação do Ministério da Integração confirmou nesta sexta-feira, 3, através de uma nota, que foi descoberto um vazamento no reservatório Barreiro, localizado em Sertânia (PE).

Ainda garantem que o problema está sendo resolvido e que não atrapalhará o projeto de transposição.

Confira a nota na íntegra:

O Ministério da Integração Nacional vem a público informar que registrou na manhã desta sexta-feira (3) um vazamento no reservatório Barreiro, localizado em Sertânia (PE), entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão em campo tomando todas as medidas necessárias para fazer a contenção da água. Até o momento não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório.

As comunidades do entorno estão sendo alertadas sobre medidas de segurança por técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto São Francisco.

O Ministério da Integração reforça a moradores de áreas rurais na região de abrangência o pedido para estarem alertas e seguirem as orientações fornecidas por equipes técnicas.

03/mar./2017
ás 21:09
Publicado por Robson Pires na categoria

Aesa estima data para chegada das águas da Transposição em Boqueirão

IMG_6980

O presidente da Agência Executiva das Águas (Aesa), João Fernandes, disse em entrevista nesta quinta-feira (02), que está, junto com outros órgãos como a secretaria de recursos hídricos e a Cagepa, fazendo uma visita aos açudes de Poções e Camalaú, que se preparam para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco.

– Reunimos vários órgãos do estado, a secretaria de Recursos Hídricos, Aesa, Cagepa, Sudema e Polícia Ambiental para discutir nossa estratégia de ação quando as águas da vierem para Monteiro até chegarem ao açude de Boqueirão. Faremos uma vistoria nos açudes de Poções e Camalaú pra ver se ainda tem algum obstáculo para a passagem da água – explicou.

03/mar./2017
ás 20:57
Publicado por Robson Pires na categoria

Consumo de energia elétrica cresce 2,8% em janeiro

consumo de eletricidade no país cresceu 2,8% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, e atingiu 1.084 gigawatts/hora (GWh). Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (3) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, o crescimento foi observado nos quatro grande setores consumidores e nas cinco regiões do país.

03/mar./2017
ás 20:47
Publicado por Robson Pires na categoria

A imprensa enlouqueceu.

A manchete do site de O Globo, em letras garrafais, é a seguinte:

“Odebrecht deu R$ 40 milhões via caixa 2 na eleição de 2014″.

O principal incriminado é Aécio Neves. E não há uma única referência ao PT e a Dilma Rousseff.

Na quarta-feira, porém, Marcelo Odebrecht disse que repassou 150 milhões de reais à campanha de Dilma Rousseff, 4/5 dos quais clandestinamente.

Ele disse também que 50 milhões de reais eram parte de uma propina paga para comprar uma medida provisória.

Essa é a verdade. E só existe uma verdade.

03/mar./2017
ás 20:41
Publicado por Robson Pires na categoria

Isso é ‘chantagem’

chantagem

Para garantir a apoio da população na aprovação da reforma da Previdência, o PMDB lançou uma campanha em que relaciona um eventual fracasso da iniciativa ao fim de programas sociais federais.

“Se a reforma da Previdência não sair, tchau Bolsa Família, adeus Fies, sem novas estradas, acabam programas sociais”, diz um post divulgado nas redes sociais do partido, nesta sexta-feira, 3.

A iniciativa foi tomada após o Palácio do Planalto detectar forte resistência à reforma no Congresso Nacional. Estudos de inteligência de rede e monitoramento de internet feitos pelo PMDB detectaram um predomínio da narrativa da oposição no debate virtual.

(Continuar lendo…)

03/mar./2017
ás 20:33
Publicado por Robson Pires na categoria

Banco Itaú vai encerrar atividades em Caicó

Circula uma informação de que o Banco Itaú está para encerrar suas atividades em Caicó.

A movimentação bancária não dá sustentação a agência.

IMG_6979

03/mar./2017
ás 20:22
Publicado por Robson Pires na categoria

O blogue do Xerife na Rede Globo de Televisão

Por quê será que o blogue do Xerife foi terminar aparecendo no Jornal da Globo da Rede Globo de Televisão?

Por causa da nota abaixo:

O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves juntou na sua defesa uma nota postada no blogue com data de 05/01/2010 quando ele ainda vivia com a ex-mulher Priscila Jimenez.

O motivo tem algo a ver com uma suposta conta de Henrique na Suíça que ele diz desconhecer. Mas, o que intriga é a nota dada no blogue estar na defesa de Alves. Gostaria muito de saber. Será que eu vou ser chamado como testemunha? Eu, hein? sai pra lá!

henrique alves

Confira o vídeo no vídeo abaixo a nota do Jornal da Globo. E o momento exato em que aparece a defesa de Henrique e a nota do blogue do Xerife. Preste atenção:

03/mar./2017
ás 20:09
Publicado por Robson Pires na categoria

PT caminha sozinho no RN

Diferente do cenário nacional, no qual o PT conta com os apoios do PCdoB e do PDT, no Rio Grande do Norte o partido de Lula ficou isolado.

O PCdoB faz parte da base de apoio do governador Robinson Faria (PSD), enquanto o PDT é comandado pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo.

Os demais partidos expressivos estão na base de apoio ao governo Temer.

Não sobrou ao PT potiguar nenhum aliado.

03/mar./2017
ás 20:07
Publicado por Robson Pires na categoria

Vereadora neófita no lugar de Ney?

O líder do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, na Câmara Municipal, Ney Lopes Júnior, já sofre certo desgaste na função. Comenta-se nos bastidores que a a vereadora neófita Nina Souza (PEN) é vista pela base como melhor nome para substituí-lo, caso ele deixe o cargo.

Faz sentido?

03/mar./2017
ás 20:04
Publicado por Robson Pires na categoria

PSDB se desgasta com ligação com Temer

O projeto político do PSDB de disputar a presidência em 2018 cada vez se enfraquece mais, devido à ligação da sigla ao governo Temer, que amarga alto índice de rejeição popular.

03/mar./2017
ás 20:00
Publicado por Robson Pires na categoria

Nos últimos 3 meses choveu 287,4 mm em Apodi

chuva

O Instituo Nacional de Meteorologia – INMET com sede na base da EMPARN na Chapada do Apodi, divulgou o balanço das chuvas dos últimos três meses no município.

Vejamos os números oficiais de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017:

Dezembro de 2016 – 54.4 mm
Janeiro de 2017 – 15,3 mm
Fevereiro de 2017 – 217.7
Total 287,4 mm

Esses dados são considerados oficiais, através do Instituo Nacional de Meteorologia – INMET.

03/mar./2017
ás 19:54
Publicado por Robson Pires na categoria

Cerca de 60 famílias são removidas após vazamento em barragem da Transposição na divisa PE/PB

IMG_6978

Cerca de 60 famílias de 10 comunidades foram removidas, na tarde desta sexta-feira (3) após um vazamento ser identificado no reservatório de Barreiros no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE).

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, a remoção foi feita de forma preventiva e as famílias foram levadas para lugares seguros. Elas estão abrigadas no ginásio de uma escola e também nos canteiros de obras, que tem capacidade para alojar temporariamente as famílias.

O Ministério garante que estão sendo providenciados kits de ajuda emergencial contendo colchonetes, material de higiene e mantimentos.

03/mar./2017
ás 19:33
Publicado por Robson Pires na categoria

Em Jardim de Piranhas Elídio Queiroz renova parceria com o IEL/FIERN

fiernlogoO prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, firmou uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/FIERN), núcleo regional do RN, possibilitando aos estudantes estagiários o aprendizado de competências próprias da atividade profissional escolhida e preparação para a vida cidadã e profissional.

Serão beneficiados nove estudantes do curso de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Aracaú (UVA – IBRAPES polo Jardim de Piranhas), para darem um apoio pedagógico de 20 horas semanais nas escolas do município.

03/mar./2017
ás 19:27
Publicado por Robson Pires na categoria

MPRN abre inscrições para eleição ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Período para inscrições de interessados em concorrer ao pleito para formação de lista tríplice com vista ao preenchimento do cargo de PGJ para o biênio 2017/2019 prossegue até 17 de março

O período de inscrições para interessados que queiram concorrer à eleição para formação de lista tríplice com vista ao preenchimento do cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte para o biênio 2017/2019 será aberto na segunda-feira (6) e prossegue até o dia 17 de março.
A eleição na qual podem votar os integrantes da carreira do MPRN, ou seja, todos os promotores e procuradores de Justiça em atividade, será realizada no dia 17 de abril, no horário das 8 às 14h, na sede da PGJ, no bairro de Candelária, em Natal, e na sede das promotorias de Justiça de Mossoró, no bairro Presidente Costa e Silva. A Mesa Eleitoral constituída por Resolução do Colégio de Procuradores de Justiça publicou na semana passada o Edital nº 001/2017-ME-PGJ tornando pública a abertura das inscrições a partir da próxima segunda-feira, dia 6.
03/mar./2017
ás 18:34
Publicado por Robson Pires na categoria

Vagas com carteira têm 22º mês de queda, mas é o melhor janeiro desde 2014

O Brasil fechou 40.864 vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social nesta sexta-feira (3).

Esse é o 22º mês seguido em que o país perde vagas (começou a ter saldo negativo em abril de 2015). Apesar disso, o resultado foi o melhor para o mês de janeiro desde 2014, quando foram criadas 29.595 vagas de trabalho.

03/mar./2017
ás 18:17
Publicado por Robson Pires na categoria

Centro de Convivência dos Idosos de Currais Novos iniciou atividades nesta sexta, 03

A abertura das atividades do “Centro de Convivência dos Idosos – Tetê Salustino” aconteceu na tarde desta sexta-feira (03) com um ato ecumênico que contou com a presença dos idosos matriculados neste importante programa de fortalecimento de vínculos que é realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) da Prefeitura de Currais Novos. Participaram da solenidade o Prefeito Odon Jr, o secretário da SEMTHAS, Luciano Oséas, a coordenadora do CRAS JK, Camila Araújo, a coordenadora do CCI, Ana Cristina, a secretária municipal de Saúde, Rosário Bezerra, o assessor jurídico do município, Rodolfo Lucena, e a senhora Lindalva Nunes, representando os idosos atendidos pelo CCI.

O Prefeito Odon Jr ressaltou a importância do CCI e disse que a Prefeitura terá um olhar especial para os idosos e para as atividades realizadas no centro de convivência. De acordo com a coordenadora do CRAS JK, Camila Araújo, “o CCI terá suas atividades planejadas junto aos CRAS e com os outros serviços de convivência, além da parceria com todas as secretarias e órgãos municipais”. O CCI deverá atender em 2017 cerca de 300 idosos. Após a abertura os idosos participaram do tradicional “Forró do CCI”.

03/mar./2017
ás 18:11
Publicado por Robson Pires na categoria

Força-tarefa da Operação Andaime denuncia três ex-prefeitos e mais 14 pessoas

Os ex-prefeitos do Município de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, Carlos Antônio de Araújo Oliveira, Leonid Souza de Abreu (Léo Abreu) e Carlos Rafael Medeiros de Souza, foram denunciados pela força-tarefa da Operação Andaime.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, ainda, os empresários Elmatan Peixoto do Nascimento, Mário Messias Filho, Afrânio Gondim Júnior, José Hélio Farias, Eliane Matias da Silva e João Batista da Silva; os engenheiros Márcio Braga de Oliveira e Severino Pereira da Silva; a ex-secretária de Finanças de Cajazeiras, Josefa Vanóbia Ferreira Nóbrega de Souza; além de Luci Fernandes Dutra Pereira, Francisco Wanderley Figueiredo de Sousa, Solang Pereira da Costa e Maxwell Brian Soares de Lacerda.

(Continuar lendo…)

03/mar./2017
ás 18:10
Publicado por Robson Pires na categoria

Justiça condena Fernando Freire, vereador de Natal e outros 13 por peculato

fernandofreire

O juiz Raimundo Carlyle, da 4ª Vara Criminal de Natal, condenou o ex-governador Fernando Freire e mais 12 denunciados pela prática do crime de peculato. Na mesma sentença, o magistrado condenou o atual vereador de Natal, Luiz Almir e outro denunciado pela prática do crime de ocultação de valores e peculato no esquema de concessão irregular de gratificações em nome de funcionários fantasmas no período de 1995 a 2002, conhecido como Escândalos dos Gafanhotos.

Os outros condenados são Amós Plínio Batista, Antônio Alexandre do Nascimento Rodrigues, Antônio Laézio Filgueiras Magalhães, Cauby Barreto Sobreiro, Djai Monteiro Teixeira, Evânia Maria de Oliveira Godeiro, Flávia Maria Fabiana Severo Cavalcanti, Genivaldo Ferreira da Silva, Jean Coelho Bezerra, João Batista de Menezes Barbosa Neto, Márcio Carlos Godeiro, Maria do Socorro Dias de Oliveira e Ubirajara Manoel Firmino de Oliveira.
Segundo a sentença condenatória, o ex-governador Fernando Freire deverá cumprir 13 anos, 7 meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado. Já Luiz Almir recebeu, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, uma pena de 12 anos e 7 meses de reclusão, também em regime inicial fechado.

03/mar./2017
ás 18:05
Publicado por Robson Pires na categoria

Poluição de carros adulterados pela Volkswagen causará 1.200 mortes na Europa

IMG_6974

As emissões dos carros da Volkswagen vendidos na Alemanha entre 2008 e 2015 que foram adulterados para parecer menos poluentes causarão 1.200 mortes prematuras na Europa, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira.

“Os pesquisadores acreditam que 1.200 pessoas na Europa morrerão de forma prematura, perdendo até uma década de vida, como resultado do excesso de emissões geradas”, indicou o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que participou no estudo.

Destas mortes, 500 ocorrerão na Alemanha e as demais em países vizinhos como Polônia, França e República Tcheca, segundo o estudo publicado na revista Environmental Research Letters.

03/mar./2017
ás 18:00
Publicado por Robson Pires na categoria

Emater-RN apresentará plano de ação aos novos prefeitos municipais

A Emater-RN promoverá entre os dias 06 e 13 de março, reuniões para apresentar o plano de ação da instituição aos novos prefeitos do RN. Os encontros acontecerão nas cidades sede dos regionais e contará com a presença da diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, coordenadores e assessores.

O objetivo das reuniões é apresentar a instituição e expor ações, projetos e programas desenvolvidos pela Emater em todo estado. A primeira reunião acontecerá no dia 6 de março em Assu, e seguirá por Mossoró, Pau dos Ferros, Umarizal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, encerrando a agenda, dia 13, na cidade de João Câmara.

03/mar./2017
ás 17:58
Publicado por Robson Pires na categoria

Sumé terá que realizar campanha contra o trabalho infantil no período junino

O município de Sumé, no Cariri paraibano, terá que realizar, pelos próximos quatro anos, campanhas educativas de combate à exploração da mão-de-obra infantil durante o período junino. O Ministério Público do Trabalho em Campina Grande moveu uma Ação Civil Pública por meio do procurador Marcos Almeida e pedia uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 200 mil. Várias inspeções foram realizadas na feira livre de Sumé, onde foram flagradas crianças e adolescentes trabalhando.

Segundo o procurador do Trabalho Raulino Maracajá – que também participou das inspeções – é comum a presença de meninos e meninas atuando no local.

Foi celebrado um acordo entre o município e o MPT, por meio do procurador Raulino Maracajá. Com esse acordo, o valor referente ao pedido de dano moral coletivo, R$ 200 mil, foi revertido na realização das campanhas.

03/mar./2017
ás 17:56
Publicado por Robson Pires na categoria

Fim de tarde com chuva em Caicó

O fim da tarde desta sexta-feira (03) foi de chuva em Caicó. A meteorologia prevê chuva para os proximos dias nos municípios do Seridó.

chuva

03/mar./2017
ás 17:32
Publicado por Robson Pires na categoria

PEC veda a ocupação de chefia do Executivo por réus em processo penal

Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2017, que veda a ocupação do cargo de chefe do poder Executivo, em todos os níveis federativos, por réus em processo penal. A proposta, que altera o artigo 2º da Constituição, é de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).

O senador argumenta, na justificativa de sua proposta, que é “incompatível com o modelo republicano que as funções de chefia de poder, em todos os níveis federativos, sejam exercidas por quem esteja na condição de réu em processo penal”. De acordo com a PEC, a ocorrência antes da investidura implicará a proibição absoluta de acesso ao cargo. Se posterior, imporá o afastamento no prazo máximo de 48 horas, sob pena de nulidade de todos os atos praticados. A vedação estabelecida pela proposta cessará quando houver decisão judicial definitiva de absolvição.

03/mar./2017
ás 17:28
Publicado por Robson Pires na categoria

Soldados do Exército fazem doação de sangue no Hemocentro

IMG_6969

Soldados do Exército Brasileiro se reuniram nesta sexta-feira (3) para doar sangue no Hemocentro da Paraíba. A expectativa é que a iniciativa ajude a melhorar o estoque da instituição, já que atualmente a reserva de sangue está em um nível considerado baixo.

Para a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, a parceria com o Exército e instituições é fundamental para manter a regularidade do estoque de sangue. A segunda tenente Charlâne Marinho Almeida Urach e assistente social do Hospital Guarnição do Exército destacou que a ação realizada nesta sexta-feira reafirmou a parceria do Exército Brasileiro com o Hemocentro. “Durante o ano as doações de sangue serão contínuas”, frisou.

03/mar./2017
ás 17:00
Publicado por Robson Pires na categoria

Brasil teria pago propina para Rio ser escolhido para sediar Olimpíada de 2016

IMG_6970

O Ministério Público Financeiro da França encontrou indícios concretos de corrupção envolvendo a escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Três dias antes da escolha, ocorrida em outubro de 2009, em Copenhague, transferências de US$ 2 milhões para a família de Lamine Diack, então presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi feita por empresas do brasileiro Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, que havia firmado contratos de prestação de serviços com o governo de Sérgio Cabral.

Uma primeira transferência de recursos US$ 1,5 milhão foi realizada em 29 de setembro de 2009 entre a Matlock Capital Group, empresa de Arthur Soares com sede em Miami, nos Estados Unidos, e a Pamodzi Consulting, empresa de Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, então presidente da IAAF e membro do COI. Uma segunda transferência, de US$ 500 mil, também proveniente da mesma empresa, beneficiou uma conta de Papa Diack na Rússia.

03/mar./2017
ás 16:30
Publicado por Robson Pires na categoria

Barragem no Rio São Francisco apresenta vazamento em Pernambuco

IMG_6972

A Barragem de Barreiros, localizada na cidade de Sertânia, em Pernambuco, começou na manhã desta sexta-feira (03) a apresentar um vazamento entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

De acordo com informações do Ministério da Integração Nacional, técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão no local tomando todas as medidas necessárias para fazer a contenção da água. Ainda segundo o Ministério, até às 14h40 não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório.

03/mar./2017
ás 16:00
Publicado por Robson Pires na categoria

Por meio de biometria, TSE registra 15,6 mil fraudes em títulos de eleitor

A Justiça Eleitoral identificou mais de 15,6 mil fraudes entre as eleições de 2014 e 2016, por meio do cruzamento de informações biométricas. São eleitores que foram a diferentes cartórios, se passaram por outras pessoas e conseguiram emitir mais de um título, o que é ilegal. Eles foram identificados por meio das digitais.

O estado com o maior número de fraudes identificadas por meio do registro biométrico foi Alagoas, onde 2.188 títulos de eleitor foram considerados irregulares, segundo o levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida vieram São Paulo (1.733) e Goiás (1.503).

03/mar./2017
ás 15:47
Publicado por Robson Pires na categoria

Carro da deputada Márcia Maia é tomado de assalto na Promater

O carro da deputada estadual Márcia Maia, uma Hilux Sw4, foi tomado de assalto agora há pouco em frente ao Hospital Promater, no Bairro de Lagoa Nova, em Natal.

No momento, estava apenas o motorista no carro, enquanto a deputada fazia uma visita a uma familiar no hospital. Após trocas de tiros com a polícia, o carro foi recuperado na Av. Antônio Basílio.

03/mar./2017
ás 15:19
Publicado por Robson Pires na categoria

Governador em exercício entrega à Assembleia projetos para equilibrar finanças

IMG_6968

O governador em exercício Fábio Dantas se reuniu hoje, 03, com o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho, e outros deputados para entregar vários projetos de Lei que visam o equilíbrio financeiro do Estado. Entre as medidas, duas se destacam. A primeira é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de Limitação de Gastos, que institui o Regime Fiscal Especial para os próximos 20 anos e limita o endividamento público dos três poderes e dos órgãos da administração direta e indireta.

A PEC de Limitação de Gastos é uma exigência do Governo Federal para que os Estados promovam a contenção de despesas, inclusive como forma de vir a receber repasses para novos investimentos. Pela proposta os gastos da administração pública devem ser limitados às despesas empenhadas no exercício anterior, atualizadas pela variação acumulada do IPCA-IBGE entre 1º de maio do ano anterior até 30 de abril do ano da elaboração dos projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.

03/mar./2017
ás 15:17
Publicado por Robson Pires na categoria

Assembleia recebe pacote de medidas econômicas do Governo

IMG_6967

O colegiado de líderes da Assembleia Legislativa – formado pelos deputados estaduais que representam os partidos – recebeu nesta sexta-feira (3) o governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB). Durante o encontro, o chefe de Estado apresentou aos parlamentares um pacote de medidas fiscais e econômicas com onze projetos de lei. A reunião foi conduzida pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB), presidente em exercício do Legislativo e reuniu outros sete parlamentares. Além dos projetos entregues, outras cinco matérias de autoria do Governo do Estado em trâmite na Casa foram discutidas.

“Os projetos encaminhados hoje pelo Governo serão analisados na próxima reunião de líderes, prevista para a próxima terça-feira, oportunidade em que iremos debater e determinar o trâmite necessário a cada um deles. A Assembleia é sensível às dificuldades enfrentadas pelo Estado e terá todo o cuidado em apreciar as matérias”, disse o presidente em exercício, Gustavo Carvalho.

(Continuar lendo…)

03/mar./2017
ás 15:13
Publicado por Robson Pires na categoria

Governo continua pagamento terça (7)

O Governo do RN continua o pagamento da folha na próxima terça-feira (7), quando deposita os vencimentos de 52.325 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, representando um total de R$ 87.347.603.29. Os 24.029 servidores da Educação e Administração Indireta que possuem recursos próprios já receberam seus vencimentos no dia 24 de fevereiro, o que equivale a R$ 49.327.698,92. Ao todo, o Governo pagará até a terça  R$ 136.675.302,21 que corresponde a 70% da folha do Estado.

Para os servidores que ganham acima de R$ 3 mil, o pagamento será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos.

03/mar./2017
ás 13:41
Publicado por Robson Pires na categoria

Zenaide Maia destina Emenda para HGUN e faz visita ao hospital em Natal

Deputada Zenaide Maia -

A deputada federal Zenaide Maia visitou, na manhã desta sexta-feira (03), o Hospital de Guarnição do Exército do Brasil em Natal – HGUN, onde destinou Emenda Parlamentar no valor de R$ 200 mil para melhoria do hospital.

Zenaide Maia foi recebida por uma comissão formada pelo General Jayme, Tenente Coronel Paes, Tenente Coronel Idelfonso, Tenente Coronel Lousada, Tenente Coronel Berenguer, Coronel Reis, Tenente Coronel Cândido e o Major Nilton. Na ocasião, foi feito uma explanação no que seria investido com o valor da Emenda e depois foi realizada uma visita nas instalações hospitalares.

Para deputada, o repasse da Emente é vital para melhoria do atendimento no HGUN. “Preocupada com a questão da saúde, eu tive um olhar para todas as dificuldades que vem passando os hospitais de uma maneira geral no Estado, inclusive o do Exército, Marinha e Aeronáutica”, declarou a deputada.

03/mar./2017
ás 13:22
Publicado por Robson Pires na categoria

Violência doméstica: confira a programação da 7ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Após o início das atividades da sétima edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa na comarca de Goianinha, na próxima segunda-feira (6), a programação do evento prossegue na terça-feira (7) com a realização de uma audiência pública, proposta pela deputada Cristianne Dantas, para discutir o feminicídio e a rede de enfrentamento, às 14h, na Assembleia Legislativa do RN.

(Continuar lendo…)

03/mar./2017
ás 13:18
Publicado por Robson Pires na categoria

Ministério da Saúde amplia público-alvo de seis vacinas

O Ministério da Saúde anunciou hoje (3) a ampliação do público-alvo para seis doses que integram o Calendário Nacional de Vacinação. A dose contra hepatite A passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos. Antes, a idade máxima era 2 anos.

Já a tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), este ano, passa a ser adminstrada de 15 meses até 4 anos. Antes, a aplicação era feita entre 15 meses e menores de 2 anos. A vacina contra o HPV será oferecida para meninos, homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos.

A meningocócica C passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.

A vacina dTpa adulto (contra difteria, tétano e coqueluche) passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana. As mulheres que perderam a oportunidade de se vacinar durante a gravidez devem receber a dose durante o puerpério (até 40 dias após o parto). E, por fim, a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) terá uma segunda dose introduzida para a população de 20 a 29 anos. Anteriormente, a segunda dose era aplicada apenas em pessoas com até 19 anos.

03/mar./2017
ás 13:09
Publicado por Robson Pires na categoria

RN recebe R$ 1,3 milhão para o Programa Água Doce

thumbnail_RN recebe R$ 1%2c3 milhão para o Programa Água Doce

O Rio Grande do Norte receberá o repasse de mais R$ 1,3 milhão para execução do Programa Água Doce (PAD) no Estado. O valor será repassado à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e refere-se à última parcela do convênio assinado em dezembro de 2011, no total de R$ 19 milhões.

O Programa que já está sendo executado no Estado visa a implantação, recuperação e gestão de 68 sistemas de dessalinização na primeira etapa, beneficiando cerca de 30 mil pessoas. Até o momento, foram entregues 46 sistemas à população, quatro estão andamento e 18 serão iniciados.

03/mar./2017
ás 13:04
Publicado por Robson Pires na categoria

Secretaria de Obras Públicas trabalha para amenizar estragos causados pelas chuvas

thumbnail_imagem (1)

A Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, prossegue o levantamento de todos os estragos causados pelas chuvas, nos perímetros urbano e rural do município, e já iniciando os reparos considerados de maior urgência. Segundo o secretário municipal Marcelo Galvão, a equipe da pasta vem trabalhando incessantemente para recuperar no menor tempo possível todos os danos surgidos como consequência do período chuvoso. Entre as obras mais urgentes está a restauração do sistema de canalização subterrânea (bueira) do bairro São João, bastante danificada após as primeiras precipitações.

O secretário municipal assegura que alguns serviços emergenciais, como a implementação de um muro de contenção para evitar maiores estragos no local, estão sendo executados sob supervisão do setor de Engenharia. Entretanto, o núcleo de Engenharia já trabalha na conclusão do projeto arquitetônico que significará a solução para o problema. “Já fizemos o projeto e estamos no processo de montagem da licitação para executar a obras que solucionarão o problema permanentemente. Essa é a resolução estabelecida da atual administração: resolver os problemas do município de forma definitiva”, afirmou Marcelo Galvão

03/mar./2017
ás 12:58
Publicado por Robson Pires na categoria

Promulgados três Projetos de Leis do deputado Ezequiel Ferreira

f7460d99-8e3b-48e8-bc9d-04b21c70c15a

Três Projetos de Leis de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) foram promulgados pela Casa Legislativa. As temáticas das novas leis em vigor são: Expor a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na entrada das escolas públicas estaduais, criar o Cadastro Estadual de Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing e a devolução em dobro ao consumidor que for cobrado a pagar caução de qualquer natureza para internação em hospitais e clínicas privadas, sem impedimento das demais sanções legais. Os três projetos tinham sido vetados pelo Executivo, mas tiveram os vetos derrubados por unanimidade em sessão extraordinária e promulgados no dia 22 de fevereiro.

(Continuar lendo…)

03/mar./2017
ás 12:28
Publicado por Robson Pires na categoria

Outros quatro nomes para o senado

Rosalba Ciarlini, Wilma de Faria e Ney Lopes de Souza são nomes lembrados para a disputa ao senado nas eleições de 2018.

Além de Cláudio Santos.

03/mar./2017
ás 12:21
Publicado por Robson Pires na categoria

Fábio não tem medo de Garibaldi e nem de Agripino

Filiado ao PCdoB e surfando na rejeição ao governo Temer, o vice-governador Fábio Dantas caminha para viabilizar sua candidatura ao Senado em 2018. Ele já tem demonstrado que não tem medo de enfrentar José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

03/mar./2017
ás 12:17
Publicado por Robson Pires na categoria

Jornal da Globo destaca blogue do Xerife no caso de Henrique

O ex-deputado federal  e ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves juntou a sua defesa uma matéria publicada no blogue do Xerife sobre a questão da acusação de uma suposta conta na Suíça que ele diz desconhecer. Vejam com atenção quando aparece na matéria do Jornal da Globo o destaque da matéria do blogue.

Eis o destaque que o Jornal da Globo deu ao blogue do Xerife:

IMG_6960

03/mar./2017
ás 11:59
Publicado por Robson Pires na categoria

Chuvas vão diminuir de intensidade

chuvas-na-paraiba-310x245Pelo menos até o fim da próxima semana (por volta do dia 10 de março), as chuvas deverão diminuir de intensidade, voltando a chover mais forte na segunda quinzena de março e no mês de abril, segundo a previsão da meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Nos últimos dias, as chuvas foram provocadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O mês de março é tradicionalmente de elevada média pluviométrica, com rajadas de ventos e chuvas fortes.

Nesta quinta-feira (02), em Natal, foram registradas chuvas fortes distribuídas por várias regiões, como na Zona Norte, com 123 milímetros (mm) e, em Ponta Negra, com 75mm. Os pluviômetros do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) que tem uma parceria com a EMPARN registraram as fortes chuvas em toda a cidade.

BOLETIM PLUVIOMÉTRICO DA EMPARN

(Continuar lendo…)

03/mar./2017
ás 11:30
Publicado por Robson Pires na categoria

Tubulação da Av. João Medeiros Filho em Natal ficará pronta em 20 dias

A Prefeitura do Natal, por intermédio da  Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), informou que os serviços de recuperação da tubulação da galeria da Av. João Medeiros Filho, rompidas com as chuvas, serão concluídos em 20 dias.

A informação é do secretário Fred Queiroz, titular da Semov, que visitou o local acompanhado dos secretários adjuntos de Planejamento e Conservação, Tomaz Neto e Walter Fernandes Neto.

03/mar./2017
ás 11:12
Publicado por Robson Pires na categoria

Prefeito Paulinho institui Comissão de Defesa Civil em caráter emergencial em São Gonçalo do Amarante

pmsga

Em virtude da chuva que caiu em São Gonçalo do Amarante nesta quinta-feira (2), o prefeito Paulo Emídio (Paulinho) anunciou um Decreto Municipal instituindo a Comissão de Defesa Civil em caráter emergencial, com o objetivo de avaliar,  planejar e desenvolver ações com vista a salvaguardar a população são-gonçalense.

De acordo com o decreto, a comissão será formada pelas secretarias municipais de Infraestrutura, Defesa Social,  Habitação, Saúde, Serviços Urbanos e Ação Social, e irá atender as famílias atingidas pelas chuvas, que estão em vulnerabilidade social e iminente ao risco social e até de vida.

Segundo o prefeito, a Superintendência da Caixa Econômica Federal já foi informada sobre os danos que o Residencial Ruy Pereira sofreu. “Também ligamos para a diretoria da Construtora Borges e Santos para pedir reparo e corrigir o sistema de drenagem do empreendimento. A prefeitura está unida para reforçar o atendimento à população”, disse Emídio

Paulinho ainda afirmou que ações serão realizadas em conjunto com a Defesa Civil Estadual.

Anna Ruth

03/mar./2017
ás 10:58
Publicado por Robson Pires na categoria

Nada demais! É apenas obrigação

O prefeito de Caicó Robson Araújo autorizou o pagamento dos funcionários municipais para hoje, 3 referente a fevereiro. O que é que tem demais nisso? É obrigação da prefeitura pagar os salários em dia. E todo mês.

Ainda deixou os servidores lisos durante o carnaval.

Pagou a parcela do mês de dezembro que ele ele está fatiando também?

03/mar./2017
ás 10:47
Publicado por Robson Pires na categoria

Mulher tem as mãos ‘decepadas’

mãos

Aos 42 anos, Simone Butler segue uma rotina de pequenas vitórias, que ainda não incluem o manejo de chaves ou o simplório prazer de pegar uma moeda achada no chão.

Mas não se ouve dela qualquer tipo de recriminação. Na verdade, Simone fez questão de contar ao mundo a tenebrosa experiência pela qual passou, em 2003: ela teve as mãos decepadas após um ataque de seu então namorado com uma espada de samurai.

O caso se tornou um símbolo da luta contra a violência doméstica na Nova Zelândia. Simone teve os braços reimplantados e passou por anos de fisioterapia e apoio psicológico como parte do processo de recuperação. E, há dois anos, escreveu um livro para relatar a experiência.

Infelizmente, Renee Gumbie, uma amiga de Simone também atacada, não teve a mesma sorte e perdeu a mão esquerda.

O agressor, Antonie Dixon, era usuário de drogas e, no dia do ataque, tinha consumido metanfetaminas. Além de mutilar as duas mulheres, ele ainda matou um homem a tiros em um posto de gasolina e fez um refém, antes de ser preso.

mãos decepadas

03/mar./2017
ás 10:42
Publicado por Robson Pires na categoria

Governo do Estado pretende substituir programa Cidadão Nota 10 por outro programa fiscal

O Governo do Rio Grande do Norte pretende criar o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal, vindo a substituir o Cidadão Nota 10, criado em 2004 e paralisado em 2015.

O projeto de lei já foi enviado a Assembleia Legislativa. A proposta de substituição do Programa Cidadão Nota 10, está inclusa em uma lista de quatro projetos de leis em que o governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB) entregou pessoalmente ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

Na mensagem do governador Fábio Dantas diz que o intuito do Programa é resguardar a estabilidade das contas públicas, por isso o projeto prevê a suspensão da campanha, caso venha a ser necessário.

 

03/mar./2017
ás 10:41
Publicado por Robson Pires na categoria

PMDB: ‘eles só pensam naquilo’

juca e Renan

A bancada do PMDB na Câmara anda preocupada com seus colegas no Senado. O vice-presidente nacional da legenda, o deputado João Arruda, já pediu informações sobre o fundo partidário. Ele quer garantir recursos para os deputados do partido que concorrerão às eleições no ano que vem.

O temor é que os 14 senadores peemedebistas que concorrerão a reeleição em 2018 fiquem com a maior fatia do bolo. O medo tem justificativa, uma vez que Romero Jucá, presidente do PMDB, e Eunício Oliveira, tesoureiro, estão na lista dos que vão tentar a reeleição.

(Continuar lendo…)

03/mar./2017
ás 10:36
Publicado por Robson Pires na categoria

Candidato de porta de cadeia

A candidatura de Lula só existe para tirá-lo na cadeia.

O colunista Vinicius Torres Freire, da Folha de São Paulo, deixa isso muito claro.

“Grande amigos de Lula e do PT dizem que o ex-presidente confirmou a candidatura em 2018, o que vinha ficando evidente desde janeiro, no Congresso da CUT.

Para petistas e companheiros de viagem, a candidatura faz parte de um plano de duas cabeças. Sem Lula 2018, aumentariam as chances de condenação ou até prisão do ex-presidente. Sem a candidatura, não haveria alternativa viável de esquerda, menos ainda para o PT.

Evitar a condenação de Lula seria, pois, o projeto de sobrevivência da esquerda — e vice-versa”.

Página 1 de 3.53712345102030Última »
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.