GUAMARÉ RN -Liminar do TRT revoga bloqueio de contas da Petrobras


download (2)

28/11/2014 18h03 – Atualizado em 28/11/2014 18h44

Liminar do TRT revoga bloqueio de contas da Petrobras em Pernambuco

Decisão é do juiz Hélio Galvão, que atendeu a um pedido da petrolífera.
Sindicato que representa trabalhadores de refinaria vai recorrer.

Do G1 PE

Liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, deferida na tarde desta sexta (28), revogou a ordem de bloqueio de ativos financeiros da Petrobras no valor de até R$ 126.667.733,89, expedida pela juíza Josimar Mendes, da 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca, na última terça-feira (25). A decisão monocrática é do juiz Hélio Galvão, que atendeu a um pedido da petrolífera. O magistrado substitui a desembargadora Nise Pedroso, que encontra-se de férias.

A decisão da juíza Josimar Mendes havia sido tomada para garantir o pagamento das dívidas trabalhistas de mais de 4.000 trabalhadores envolvidos na construção da Refinaria Abreu e Lima, no Litoral Sul. Autor da ação, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do Estado dePernambuco (Sintepav-PE) já informou que vai recorrer da decisão do TRT.

“Para a decisão, o magistrado considerou que não há nos autos prova inequívoca de que as empresas contratadas para a prestação de serviço na Refinaria Abreu e Lima, devedoras dos créditos trabalhistas, possuem créditos perante a Petrobras no montante de R$ 126.667.733,89. Os elementos reunidos pela Petrobras, na liminar, apontam também para a presença do perigo da demora, ante a impossibilidade de utilizar a quantia bloqueada dos ativos, com prejuízo às atividades da empresa”, detalha informe do TRT.

Cinco empresas que prestam serviços à Petrobras são citadas no processo. São elas: Alusa Engenharia S/A, Consórcio EBE-Alusa, Consórcio Alusa-CBM, Empresa Brasileira de Engenharia S/A e a Construtora Barbosa Mello S/A.

Desde o início do mês, trabalhadores envolvidos na construção da refinaria fazem protestos no Recife e no Litoral Sul para chamar a atenção sobre os problemas no pagamento. No último dia 11, funcionários da Alusa Engenharia, empresa responsável pela instalação da subestação da Abreu e Lima, fecharam a PE-60, na entrada do município de Ipojuca.

No dia 19, centenas de funcionários de várias empresas que prestam serviço na refinaria fizeram uma passeata no Centro da capital. Já no dia 20, a mobilização ocorreu em Suape.

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.