GUAMARÉ RN-Juventude renova a fé na igreja


160356Isabela Santos
Repórter

Renovação. A Páscoa celebra a ressurreição de Cristo. Em troca de sua existência terrena, o renascimento simbólico do homem, que, novo, aparece com esperança e fé. A ideia passa pelo sentimento e pela palavra, em hebraico, Pessach, passagem. A etimologia é explicada pelo coordenador arquidiocesano da Renovação Carismática, Ayres Charles: “passagem de uma vida velha para uma vida nova”. Atualmente, além do significado transcendente, renovação lembra ainda a reinvenção da Igreja.

De acordo com o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, “a sociedade se tornou plural e a Igreja também”. Dentro dela, há várias manifestações e grupos que vivenciam o Evangelho de Jesus Cristo de diferentes formas. Assim, atrai fiéis.

Um dos eventos que mais atraem adeptos em Natal é o Ejac (Encontro de Jovens Amigos em Cristo), da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis. A enfermeira Mayara Rêgo é da equipe dirigente e atribui a esse tipo de iniciativa a renovação da Igreja. “A juventude renova a Igreja. A cada dia a gente vê que a Igreja está se voltando para os jovens. O padre fala que quem faz a Igreja hoje é a juventude, porque estão comprometidos com a religião, levando criativadade”. Exemplo de criatividade é o uso de redes sociais para evangelizar. A equipe de Mayara, por exemplo, acaba de criar o perfil no Instagram @ejacneopolis para informar melhor aos interessados sobre as atividades do Encontro.

Alex RégisA católica Ana Beatriz sempre leva o filho, o pequeno Davi , à igreja para acompanhar as missasA católica Ana Beatriz sempre leva o filho, o pequeno Davi , à igreja para acompanhar as missas

 

O número de vagas geralmente é 60, podendo ser um pouco ampliado pelo Padre Nunes, que recebe a tarefa de fazer a escolha entre os mais de 150 inscritos anualmente. Em 2015 será nos dias 22 e 23 de agosto, com inscrições em 2 e 3 de junho. Os jovens devem ser solteiros e ter entre 22 e 35 anos, mas vários são os grupos que reúnem outras faixas etárias. A paróquia de Neópolis tem ainda o Ecri (12 a 14), o June (15 a 17) e o  Segue-me (18 a 21).

O Ejac consegue reter os participantes o ano inteiro. De quinze em quinze dias realiza os pós-encontros no Centro Pastoral para falar sobre catequese, formação e apresentar testemunhos. A ocasião também serve para apresentar as diversas pastorais que a comunidade possui, para que se engajem ainda mais nos serviços da Igreja.

“É um encontro de pessoas adultas, muitas vezes com filhos, pais solteiros, que têm muita vivência, geralmente têm formação profissional, mas que mesmo assim optam pela Igreja. São jovens maduros que sentem a necessidade de estar ali. Têm vontade e querem conhecer o que levou os amigos dele frequentarem mais a missa”, fala.

Essa renovação do catolicismo também se manifesta quando a fé é transmitida às crianças. Na quinta-feira (2) o pequeno Davi foi levado à Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, por sua mãe. Ana Beatriz da Silva foi com a amiga Isabela Inaraí e Talita, que nem completou o primeiro ano de idade e já vai à missa.

“Não temos muito controle sobre as escolhas deles, mas o nosso desejo é que sigam nossa religião”, diz a mãe.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.