O senador Jean Paul Prates (PT-RN) cobrou, sexta-feira, explicações do Governo Federal  sobre a demora na aprovação dos cadastros dos brasileiros para o Programa de Auxílio Emergencial do Ministério da Cidadania.

Em ofício encaminhado ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e  ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenxzoni, o parlamentar informa que muitos brasileiros fizeram o cadastro no primeiro dia e, até a presente data, não confirmaram o recebimento do auxílio. “Muitos brasileiros fizeram o cadastro nas primeiras horas no site e no aplicativo e ainda não tiveram nenhuma confirmação do Governo Federal”, disse.

A Caixa informou que irá pagar, entre sexta e segunda-feira, a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para 9 milhões de trabalhadores informais que estão fora do Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania.

Jean Paul afirmou ainda que muitos brasileiros estão preocupados com a não liberação do benefício, pois buscam a garantia do mínimo existencial para que sobrevivam. “Estamos chegando no final do mês e este auxílio de R$ 600 é a única esperança para muitos brasileiros que foram afetados pela crise do coronavírus”, completou.