GUAMARÉ RN-Governo do Rio Grande do Norte deverá investir no turismo do polo Costa Branca


V

 

Rodovia estadual 404 é importante para o turismo na Costa Branca do RN 

Por Amina Costa – Repórter do JORNAL DE FATO

O desenvolvimento turístico da região oeste do Rio Grande do Norte está cada vez mais próximo de acontecer, diante dos constantes esforços que a Associação Costa Branca de Turismo vem fazendo para incluir a região no roteiro turístico do estado. A entidade foi criada no final de 2020, com o intuito de promover as belezas naturais do polo Costa Branca, com o objetivo de atrair investimentos dos setores público e privado para a região.

Nesta semana, foi dado mais um importante passo para que este projeto avance. Ocorreu, na última quinta-feira, 29, em Natal, uma reunião com a secretária Estadual de Turismo, Ana Costa e o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), Bruno Reis, onde os representantes da Associação e os secretários de Turismo dos municípios que compõem o polo tiveram a oportunidade de apresentar propostas para o desenvolvimento turístico desta região.

Na ocasião, foi apresentada uma lista de ações e reivindicações contendo temas que precisam ser levados em consideração quando se fala em promover o turismo. Entre estes temas está a sinalização turística, a divulgação e promoção dos atrativos turísticos da região, que pode ser feito por meio de uma famtour (processo que consiste em trazer agentes de viagens para uma visita técnica exploratória, com o intuito de mostrar o que estão oferecendo ao cliente), com agências e operadoras de viagens.

Também foi apresentada a proposta de inserir o roteiro turístico da Costa Branca em feiras de turismo regionais e nacionais, além da produção de vídeos promocionais, apresentando as belezas naturais da região para aqueles que têm o interesse de conhecer o estado. A Associação Costa Branca de Turismo e os secretários dos municípios que compõem o polo Costa Branca apresentaram, ainda, a proposta de cursos de qualificação para os moradores das comunidades dos municípios beneficiados.

Membro da Associação Costa Branca de Turismo, diretor executivo do Mossoró Convention & Visitors Bureau e consultor de turismo, Oberi Penha explica a importância deste encontro com a Secretaria de Turismo do Estado e com a Emprotur para o turismo da região.  “O encontro, considerado um dos momentos mais importantes dos últimos anos, se tornou um marco para o Turismo da região, com o setor privado assumindo o papel de liderar as ações de desenvolvimento da atividade através de um novo modelo de gestão compartilhada com as prefeituras e com as entidades de classes.”, informa.

O consultor de turismo comenta ainda que a comitiva foi bem recebida pelos representantes do Governo e que a expectativa é de que o presidente da Emprotur visite a região para ter noção do potencial turístico, bem como das necessidades para o desenvolvimento da mesma. Oberi penha informou ainda que existe a grande possibilidade do governo atender parte das reivindicações ou, até mesmo, todas elas.

 

“A reunião foi excelente, onde tivemos, da parte do Governo do Estado, o compromisso de apoiar as nossas iniciativas. Nós estamos marcando a vinda do presidente da Emprotur para ele fazer um tour pela região e ver as nossas belezas naturais e o que a nossa região tem a oferecer. Tudo que a gente colocou como reivindicação foi avaliado como positivo pelo Governo do Estado, que também elogiou o fato de termos montado esta associação e unido o público e privado em uma só causa. Há a possibilidade de o Governo atender parte ou, até mesmo, todas as nossas solicitações. Agora, vamos dar continuidade a esse trabalho para, de fato, acompanhar o crescimento da região e entender que parceria podem, sim, serem firmadas”, conclui.

Novo decreto prorroga medidas de restrição na Paraíba por mais 15 dias

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.