GUAMARÉ RN-Governo diminui percentuais de conteúdo local na exploração de petróleo


Governo diminui percentuais de conteúdo local na exploração de petróleo

Governo diminui percentuais de conteúdo local na exploração de petróleo

Governo diminui percentuais de conteúdo local na exploração de petróleo

Jornal GGN – Nesta quarta (22), o governo federal definiu novas regras de conteúdo local para o setor de petróleo e gás, com uma redução média de 50% na exigência de equipamentos e serviços produzidos no país, segundo Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia.
Foi definido que o índice de produção nacional para exploração em terra será de 50%, e, nos blocos marítimos, o mínimo será de 18% na fase exploratório, 25% para construção de poços e 40% para sistemas de coleta e escoamento. Nas plataformas no mar, o percentual será de 25%.
As novas regras serão válidas na 14ª rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás, prevista para setembro, e para a terceira rodada de leilão dos blocos do pré-sal, que deve ocorrer em novembro.
“Nós entendemos que melhor do que você ter um percentual alto que é inexequível é você ter um percentual baixo onde todos poderiam atingir esse número. E aí atingir também o objetivo de dar competitividade à indústria de óleo e gás, e dar encomendas suficientes para alimentar a indústria nacional. Se chegou a um número menor obrigatório, onde temos a convicção de que a indústria nacional está completamente à altura para poder atender a esse desafio”, justificou o ministro.
A questão do percentual de conteúdo local tem sido alvo de divergências entre as empresas petrolíferas – incluindo a Petrobras – que queriam comprar mais materiais do exterior, alegando custos muito alto dos produtos fabricados no Brasil, e da indústria nacional.
Um estudo da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) aponta que a mudança das regras atuais para um índice global único iria prejudicar a produção, a geração de empregos e arrecadação gerada pelas indústrias.

 

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.