GUAMARÉ RN-Conheça a importância da coordenação pedagógica de uma escola


172164No passado, pensar no coordenador pedagógico podia causar medo aos alunos. Hoje, ele é um profissional dinâmico que atua, por exemplo, no planejamento das atividades escolares, no relacionamento com pais e alunos, bem como na formação educativa e moral dos jovens. No Complexo Educacional Contemporâneo, os educadores que ocupam essa função têm papel estratégico para os resultados obtidos ao longo da trajetória da instituição.

DivulgaçãoProcesso de aprendizagem se tornou mais dinâmico, para a pedagoga Fátima MenezesProcesso de aprendizagem se tornou mais dinâmico, para a pedagoga Fátima Menezes

Julianny Rodrigues, aluna do 5º ano, mal tinha aprendido a dar os primeiros passos, quando teve o primeiro contato com a pedagoga Fátima Menezes, que é coordenadora na unidade de Cidade Verde. Ao todo, são oito anos na escola.  Uma vida, se levarmos em consideração que ela tem apenas dez anos de idade.

DivulgaçãoAluna do Contemporâneo desde pequena, Julianny Rodrigues elogia coordenadoresAluna do Contemporâneo desde pequena, Julianny Rodrigues elogia coordenadores

“Quando eu tenho algum problema, ela ajuda. Quando a gente está triste, ela nos alegra. Mesmo quando ela reclama, eu sei que é para o meu bem. Os coordenadores sempre me acolheram bem, desde que eu era pequena”, conta Julianny, que já fala como gente grande.

De acordo com Fátima Menezes, que trabalha nessa profissão há 27 anos, houve grandes mudanças ao longo desse tempo. “Hoje, nós fazemos a análise das atividades e planejamento do ano escolar, acompanhando a execução dos projetos. Além disso, com a introdução das mídias digitais, o processo de aprendizagem ficou bem mais dinâmico”, avalia.

DivulgaçãoBeatriz Arruda: Planejamento deve considerar todos os aspectos da criança e do adolescenteBeatriz Arruda: Planejamento deve considerar todos os aspectos da criança e do adolescente

Beatriz Arruda também é pedagoga e coordena a Educação Infantil no Contemporâneo de Lagoa Nova. Com 33 anos de experiência, ela fala da profissão com segurança: “Somos articuladores da relação entre crianças, família, professores e a própria direção da escola. Eu diria que nós trabalhamos no meio de campo e os alunos, juntamente com os professores, marcam o gol”.

Beatriz Arruda explica que, enquanto no passado havia um padrão aplicado a todos os estudantes, atualmente, há a preocupação de observar as especificidades de cada um. “A escola atual deve ter um planejamento que considere todos os aspectos da criança e do adolescente”, diz.

DivulgaçãoPara Richarles Xavier, trabalho de coordenação é uma parceria com toda a equipe pedagógicaPara Richarles Xavier, trabalho de coordenação é uma parceria com toda a equipe pedagógica

O professor Richarles Xavier é responsável pelas turmas de ensino médio no Contemporâneo de Lagoa Nova. Ao ser perguntado se o trabalho da escola desmoronaria sem esse tipo de profissional, Richarles explica: “O trabalho de coordenador é importante, mas é uma grande parceria com todos aqueles que integram a equipe pedagógica. Para tudo dar certo, não pode faltar ninguém”.

Richarles ainda ressalta que há o esforço de todos para avançar sempre. “A cada ano, vamos corrigindo nossas falhas e melhorando o que já está dando certo”, conta. Pelo sucesso da escola ao longo dos 35 anos de existência, essa filosofia tem sido bem-sucedida.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.