GUAMARÉ RN -Colocações no tempo regimental dos vereadores Damião Rodrigues, Edinor e Lisete Negreiros marcou a sessão de hoje


IMG_3417

Colocações no tempo regimental dos vereadores Damião Rodrigues, Edinor e Lisete Negreiros marcou a sessão de hoje.

IMG_3417

Na manhã desta terça-feira (02), a Câmara Municipal de Guamaré, realizou sessão ordinária com apenas 7 vereadores presentes. Estiveram na sessão, os vereadores Edinor Albuquerque, Edinho de Moacir, Diva Araújo, Nildinho, Miranda Junior, Lisete Negreiros e Damião Rodrigues – presidente da casa.

IMG_3394

Os vereadores Gustavo Henrique e Eudes Miranda não compareceram, mas suas ausências à sessão foram justificadas pelo o presidente. O presidente  abriu a sessão e determinou que fosse lida pela relatora, a ata da sessão anterior conforme determina o regimento interno.

IMG_3397

Sem pauta para discutirem entre os pares e dentro do tempo regimental destinado as comunicações parlamentares, somente os vereadores Edinor Albuquerque, Damião Rodrigues e Lisete Negreiros se pronunciaram. As colocações feita por cada um chamaram a atenção do público presente.

IMG_3395

Vereador Edinor Albuquerque (PMDB).

IMG_3413

O Vereador falou sobre a possível mudança de dia da feira livre da comunidade de Baixa do Meio. Edinor externou sua preocupação sobre o assunto, a feira já tinha mais de 50 anos de existência, mas muitos comerciante queria mudança.

Segundo o Edil, os comerciantes do distrito o procuram para pedir a mudança do domingo para outro dia, assim os pequenos comerciantes teria um dia de folga para descansar, mas era um caso de entrar em acordo comum com os demais, pois os comerciantes de fora deram sinais que não aceitaria a mudança quando se falou sobre o assunto.

Edinor comentou que estava protocolando requerimento na casa, solicitando uma audiência pública referente a feira livre para ser realizada na própria comunidade de Baixa do Meio.

Outro ponto que o vereador mencionou foi a respeito do calçamento das ruas de Pedro Avelino, que fica as margens da comunidade de Baixa do Meio. Residente e domiciliado no próprio distrito, o vereador de Guamaré fez uma campanha com os comerciantes locais que surtiu bons resultados, toda pavimentação está sendo feita e bem próxima de ser concluída, graças a vontade e a disponibilidade dos comércios de tirar a imagem negativa das ruas que se encontrava intransitável com o abandono do poder público de Pedro Avelino.

Quem é de Baixa do Meio bem sabe que a realidade hoje é outra. Disse ainda que as estradas carroçais que liga Baixa do Meio a cidade de Pedro Avelino estão sendo todas consertadas, as máquinas estão a todo vapor trabalhando no local.

Antes de concluir sua fala, o vereador parabenizou as festividades de Nossa Senhora dos Navegantes, disse que o Padre Flavio Bezerra não veio para o município brigar por terras, mas cuidar dos corações que precisam de uma palavra de Deus, isto já o credenciava.

O líder do governo na câmara respeitou a ausência do vereador da oposição Gustavo Henrique, mas mandou um recado “Respeito senhores a ausência do vereador Gustavo, quando me convidou para andar de lanterna a noite na comunidade de Baixa do Meio, tamanha era a escuridão, na próxima sessão eu irei fazer um desafio a ele na tribuna quanto a sua colocação”. Concluiu.

Vereadora Maria Lisete de Negreiros (PMDB).

IMG_3429

Lisete Negreiros parabenizou a Igreja Católica na pessoa de padre Flavio Bezerra pela linda festa de Nossa Senhora dos Navegantes, “Fazia tempo que não tínhamos no município uma festa tão linda”.

A vereadora ainda parabenizou o prefeito Hélio e a secretaria de meio ambiente pela a entrega das primeiras licencias ambientais emitidas no ultimo dia 27 de agosto. “Antes levava anos, meses no estado para emissão de uma licença, hoje o próprio município de Guamaré já pode emitir estas licenças, uma conquista do atual governo, uma conquista do município”.

A vereadora reclamou da falta de segurança no município por falta de veículos para a polícia militar. Segundo Lisete, não adianta ter muitos policiais se não tem carro para que os agentes realizem o patrulhamento ostensivo e preventivo na cidade.

Lisete disse ainda que tomou conhecimento do fato ocorrido através da imprensa local, mas que os comentários sobre o episódio o povo já estava comentando, que a polícia saiu numa ocorrência de assalto na comunidade de Baixa do Meio, onde os policiais não conseguiram chegar ao local devido as condições dos veículos que quebrou no percurso, com os pneus desgastados, dois dos quatro pneus estouraram causando risco até a vida dos PMs.

Ainda disse que a governadora do estado não estava fazendo nada em nenhum setor, e na segurança muito menos, a situação estava de mal a pior, apesar de saber que é de responsabilidade do estado a segurança pública do município.

O prefeito Hélio tem feito o que pode segundo a vereadora, tem dado alimentação, DOS, “Diárias Operacionais”, fatos que melhorou bastante o efetivo, mas quero deixar aqui meu apelo à situação existente. A representante do povo considerou o episodio como uma vergonha e fatos como estes não podem acontecer no município como Guamaré.

Vereador Francisco Damião (PTN) – Presidente.

IMG_3409

Em tom de tristeza e indignação, o presidente disse que tomou conhecimento que este ano não irá haver o tradicional desfile cívico em alusão ao dia 7 de setembro, Damião disse que como avô pela primeira vez não irá ver seus netos desfilarem na comunidade onde reside.

Disse está muito triste com a secretária de educação, mas respeitava sua decisão, mas que sua tristeza e indignação ele não podia esconder.

Ainda disse que não concorda com a mudança da feira de Baixa do Meio, pois a mais de 50 anos que o dia foi sempre aos domingos, mudar o dia para outro irá causar um grande impacto para os comerciantes e para a população, principalmente para o povo dos assentamentos que já se acostumaram. É um caso a pensar e muito.

O presidente da casa Francisco Damião Rodrigues encerrou a sessão e convocou outra para próxima terça-feira (09/09) no horário regimental.

IMG_3405

A Guarda Municipal garantiu toda segurança dos trabalhos, que contou com um bom público no plenário da casa.

Nota do Blog: O vereador Edinor Albuquerque junto com os comerciantes deu um bom exemplo, revolvendo o problema da falta de pavimentação nas ruas da cidade de Pedro Avelino, nas proximidades da comunidade de Baixa do Meio. E ao mesmo tempo uma tapa na cara dos vereadores e do prefeito Sergio Cadó do município de Pedro Avelino, quando se omitiram do problema existente.

O problema que pendurava anos, e apesar dos apelos nada tinha sido feito pelos as autoridades daquele município. Edinor tem vontade e a impulsividade de ver as ações acontecerem para beneficio do povo, mesmo que sejam do lado de outra cidade vizinha.

A vereadora Maria Lisete sentiu a dor da população doendo nela, ao se manifestar hoje na câmara sua indignação pela falta de veículos para que os policiais realizem o trabalho preventivo e ostensivo em todo o município.

O assunto foi pauta hoje no poder legislativo r ficou registrado em áudio e Ata.

O vereador Francisco Damião é um homem de poucas palavras para quem o conhece bem sabe deste minha afirmação.

Quando ele disse que estava muito triste porque não seria realizadas as comemorações ao dia 7 de setembro na comunidade de Baixa do Meio, ele de fato falou da alma.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.