GUAMARÉ RN-Carnaval, tecnologia, indústria e utopia, por Roberto Bitencourt da Silva


Carnaval, tecnologia, indústria e utopia

por Roberto Bitencourt da Silva

Mazelas e virtudes da sociedade brasileira são facilmente perceptíveis e motivos para reverberação durante o carnaval. Uma linda e animada festa que integra, com bastante vigor, a identidade nacional, a imagem do País também projetada no exterior.

O caráter subversivo do carnaval tende a ser facilmente evidenciado, no sentido em que proporciona a anulação temporária das hierarquias sociais. Claro, não sem ambiguidades e limitações, decorrentes da dilatação progressiva da lógica capitalista que incide sobre a festa.

Em todo caso, uma importante potencialidade democrática e uma significativa veia antirracista são variáveis que compõem um certo imaginário utópico da nossa sociedade, tendo por centro o perfil de inúmeros comportamentos que marcam a folia carnavalesca.

As elites políticas e econômicas brasileiras e cariocas, somente há poucas décadas, têm valorizado o carnaval organizado pelas escolas de samba. Ao seu modo, apropriam-se e dão ênfase ao que lhes interessa, especialmente se obtiverem retorno financeiro ou se a festa permitir que aquelas sejam investidas de imagem pretensamente popular, na medida em que isso se traduza em capital simbólico ou político.

Contudo, no resto do ano é pau e satanização nos criadores reais desse carnaval. Alegria e descontração à parte, máfias gerenciais de lado, para o que nos importa em particular, as escolas de samba demonstram uma ampla capacidade industriosa de trabalho.

Um enorme engenho criativo da nossa gente, em grande medida simples e com pouca formação escolar. É gritante o trabalho de criação, envolvendo grandes equipes que alcançam soluções não raro simples para problemas e objetivos complexos.

Não fossem o colonialismo mental e o racismo latente – que tipificam a estrutura de poder nacional e se irradiam, velada ou abertamente, em toda a estratificação das classes sociais brasileiras – o setor industrial no País poderia perfeita e autenticamente ser brasileiro e ampliado.

Isso sem qualquer necessidade de nos submetermos aos interesses do capital internacional, de financiarmos multinacionais, que nada trazem em recursos e que, com sua maquinaria e suas técnicas importadas, inibem a geração de emprego para a nossa gente. Além de subtraírem nossas riquezas, enriquecendo outras praças. Há tempos a indústria tem encolhido e sido submetida a intensa desnacionalização.

Não é por falta de engenho criativo e laborioso do nosso Povo que nos encontramos tão dependentes da tecnologia forânea e subalternizados ao poder das multinacionais. Pelo contrário. Esse engenho nos sobra – o carnaval, sobretudo das escolas de samba, nos mostra isso – e poderia ser impulsionado com investimentos em educação, ciência e tecnologia e domínio estatal ou cooperativo das indústrias.

Criação e domínio nacional de tecnologia, atendendo às necessidades de consumo do grosso da população e, com maior intensidade, proporcionando o aumento da oferta de empregos que adensem os postos de trabalho e reduzam o desemprego e o subemprego.

Diga-se, virtualmente poderia corresponder a um decisivo instrumento de diversificação da nossa pauta de exportações e de intercâmbio comercial e tecnológico, com nações igualmente periféricas e que buscam saídas mais autônomas frente ao centro capitalista e imperialista.

Uma utopia que se choca frontalmente com tudo o que os golpistas, entreguistas, americanófilos, racistas antipovo, do bloco de poder brasileiro defende.

O carnaval sempre nos permite lembrar das nossas potencialidades, enquanto Nação. Possibilidades virtuais de uma sociedade, bastante claras em curto período do ano, lançadas normalmente no limbo, recalcadas, pelas oligarquias políticas e pelo condomínio burguês multinacional e doméstico associado.

A imaginação utópica de um País assentado em bases mais democráticas, antirracistas, tecnológica e politicamente soberanas, tem muito a ser aguçada com o nosso rico experimento cultural festivo.

O carnaval e as virtudes criadoras de múltiplos agentes que o produzem, com toda a sua deslumbrante beleza, são alguns dos grandes ensinamentos do Povo para o País. Um tapa no nariz arrebitado dazelites vende pátria.

Roberto Bitencourt da Silva – historiador e cientista político. 

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.