GUAMARÉ RN-Aquela palavra que começa com a letra”C”, por Sergio Saraiva


fotorpalavras_1

por Sergio Saraiva

Adultos atiram pedras em meninas vestidas de branco e os chamamos de homens de Deus.

Homens se riem de moças cegas e os chamamos de comandantes.

Um homem branco instrumentaliza o sofrimento de homens pretos e pardos em favor dos interesses de homens brancos como ele. Do que o chamamos? De secretário da redação.

Bandidos levam a julgamento uma mulher honesta por um crime inexistente e dizemos que suas excelências cumpriram todos os ritos legais. Dois dias depois, esses mesmos bandidos aprovam entre si que o crime de que acusaram a mulher não é mais crime, mas que a história não volta atrás nem a lei retroage para beneficiar. Damos-lhes razão.

Óbvio está que não sabemos mais do que falamos.

Corruptos notórios vão aos jornais mostrar sua indignação com a “roubalheira”, damos-lhes ouvidos e vamos às ruas defender a sua causa.

Com dois pesos para a mesma medida passamos a avaliar a honestidade dos nossos homens públicos. Um peso para os amigos outro para os inimigos. Tudo devidamente interpretado na letra da lei.

Pessoas pobres recebem assistência médica – isso é mal. Pessoas pobres são mortas a tiros – isso é bom. O risco da fome é afastado e a desigualdade diminui – irresponsabilidade administrativa. Cortam-se as verbas da saúde e da educação para garantir o pagamento dos juros – a economia do país volta a entrar nos eixos.

Nada mais faz sentido porque perdemos o sentido das palavras e com ele o sentido das coisas.

Não sabemos mais o que significa democracia, liberdade de expressão, presunção de inocência, direito de defesa ou Estado democrático de direito.

Foram, essas palavras, substituídas por conceitos vagos tais como “combate à corrupção”, “domínio do fato” e “desvio de finalidade”, quando não por oximoros éticos do quilate de “delação premiada”. Ou jocosos – “pedaladas”. Quem sabe o que cada um desses termos significa? Significam o que o poderoso de plantão disser-nos que deva significar. Aceitaremos. Queimaram-se nossos dicionários morais.

“Todo poder emana do povo”. Mas não sabemos mais o que significa a palavra povo.

Povo, toga, beca, farda ou pato amarelo, o que têm em comum? O que significa cada um desses termos? Não mais sabemos a diferença, tomamo-los por sinônimos.

E tenho por mim que esse estado de incoerência coletiva tem por início o momento em permitimos que a palavra “canalha” se tornasse, entre nós, um arcaísmo. Não o canalha em si, por certo, mas a palavra que o designava. Temerosos de ofendermos a honra dos que não a tem, não mais usamos a palavra “canalha”. Acabamos por desaprender o seu significado.

Não mais sabendo o que a palavra “canalha” significa, passamos a correr o risco de considerarmos canalha o estado natural das coisas.

E passamos, então, a mandar senhoras tomar no cu.

 

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia trabalhando sem descanso para divulgar a palavra.

 

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

28
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.