Grande Natal registra mais de 500 homicídios no primeiro semestre


noticia_113621

O número de homicídios na Grande Natal já chega à marca dos 531. Os dados são do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania. Desses, 298 foram registrados na capital. De acordo com o presidente do conselho, Marcos Dionísio, os números do estado já devem ter superado a marca de mil casos. Até o dia 1 de julho foram contabilizados no Rio Grande do Norte 891 crimes violentos letais e intencionais.

No entanto, esses números não batem com os contabilizados pela Secretária da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). A secretária divulgou na última quarta-feira (23) os seus dados – em nota oficial no site da entidade. De acordo com a Sesed, até o dia 9 de julho foram computadas 903 mortes violentas, porém, os crimes violentos estão subdivididos em: homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e confronto com a polícia – neste último caso, a secretária explica que de acordo com o Código Penal Brasileiro não é configurado crime quando o agente de policia pratica o fato em cumprimento do dever. “Art.23 – Não há crime quando o agente pratica o fato: III – em estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular de direito.”

Sendo assim, segundo a Sesed de 1° de Janeiro até o dia 9 de julho deste ano, deverão ser contabilizados 881 homicídios no RN. No entanto, a secretária ressalta que, desse número 688 deverão ser contabilizados por homicídio doloso – quando há intenção de matar. 170 são oriundos de lesão corporal seguida de morte, 23 de roubo seguido de morte (latrocínio) e 22 mortes de pessoas que morreram em confronto com a polícia.

Apesar disso, esses números não batem com os dados da Secretária de Direitos Humanos, de acordo com Marcos Dionísio os dados da Sesed não são reais. “Eles fazem a divulgação diária dos números de homicídios, mas, não acumulam porque não é interessante para eles”, disse o secretário.

Nominuto procurou a pasta  para falar sobre os números do estado e divulgar os dados da Grande Natal, no entanto, até o fechamento da matéria não tivemos o retorno da secretária.

Números Gerais da Violência Homicida no 1°Semestre de 2014
Cidades mais violentas
Natal 298
Mossoró 94
Parnamirim 77
São Gonçalo do Amarante 40
São José de Mipibu e Ceará Mirim 27
Barauna 19
Assu 17
Extremoz e Caicó 16
Regiões
Agreste 62
Central 46
Leste 558
Oeste 224
Metropolitana 531

Total do Estado 895 Crimes Violentos Letais Intencionais
Fonte: Ivenio Hermes e Marcos Dionísio– Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.