GOLS, APAGÃO, POLÊMICAS E VIRADA HEROICA: BOTA BATE VOVÔ E SE CLASSIFICA


513c618016b2baf0ff2dcdeed829da93b48433b0

Ida: BOT 1 – 2 CEA

Fortaleza, CE / Castelão (CE),Quarta-Feira, 03/09/2014 – 22:00

Min:24 – Max:32 ºcSol com algumas nuvens
Ceará3x4Botafogo

Gols: Magno Alves , Bill (2)Gols: André Bahia , Luis Ramírez , Edílson , Yuri Mamute

Oitavas de final
GOLS, APAGÃO, POLÊMICAS E VIRADA HEROICA: BOTA BATE VOVÔ E SE CLASSIFICA
Time vence por 4 a 3 com dois gols no fim e pega Santos nas quartas de final com bom público no Castelão em jogo com queixas de arbitragem

DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo

    49 e 50 min

    Os dois gols da virada heroica do Botafogo ocorreram nos minutos finais. Ramírez escorou após sobra do goleiro e André Bahia mandou uma bomba.

  • polêmicas

    arbitragem

    Emerson de Almeida será lembrado por bom tempo. Pênalti não marcado sobre Sheik, gol mal anulado de Magno Alves, desconto maior no fim…

  • personagem

    apagão

    Foram 22 minutos de paralisação por falta de luz no Castelão. E o tempo acabou dando polêmica, porque os gols do Bota foram aos 49 e 50 minutos.

A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Teve de tudo no Castelão na noite desta quarta-feira, em Fortaleza. Teve bom público – 37.794 pagantes (38.949 presentes), com renda: R$: 828.148. Teve polêmica na arbitragem, com um pênalti em Emerson Sheik não marcado e um gol mal anulado do Ceará. Teve apagão no Castelão, que ficou iluminado pelos celulares por 22 minutos. Teve pixotada do goleiro Andrey, que parecia ter sido decisiva. E teve emoção e virada dos dois lados, numa partida que terminou com vitória heroica, histórica, do Botafogo por 4 a 3, com gols aos 49 e 50 minutos do segundo tempo, que lhe deram a classificação no duelo com o Ceará – no primeiro jogo pela Copa do Brasil, no Maracanã, o time cearense vencera por 2 a 1.

Os gols foram de Bill (2) e um de Magno Alves para o time da casa e Edílson, Yúri Mamute, Ramírez e André Bahia para o Alvinegro carioca, que enfrentará o Santos, classificado após a exclusão do Grêmio, punido pela Justiça após as injúrias racistas de sua torcida ao goleiro Aranha – o Tricolor gaúcho, no entanto, tem a chance de recurso, e um novo julgamento, no Pleno do STJD, pode acontecer em 15 dias.

No fim de semana o Ceará voltará a campo sábado pela Série B do Brasileirão, contra o Oeste, fora de casa. O Botafogo também sai, para enfrentar o Atlético-MG, no Independência, em Belo Horizonte, pela Série A do Brasileirão.

Virada e reação

Um primeiro tempo já com emoção e muitos gols fez jus ao bom público que compareceu ao Castelão. E o Botafogo tentou mostrar disposição logo de cara. A vontade era tanta que, com quatro minutos de jogo, Emerson Sheik reclamou com veemencia de falta de Alex Lima e já levou cartão amarelo. O time procurava costurar as jogadas de ataque mas encontrava um Ceará bem fechadinho e, pela vantagem com a vitória no jogo do Rio, estratégico. Partia, como num jogo de xadrez, com perigo nos contra-ataques. E que perigo.

Foram duas investidas que deram susto ao jovem goleiro Andrey. Na primeira, ele dividiu com Nikão e evitou o pior. Na segunda, rezou, e o belo chute de Eduardo foi para fora. Bom para o Alvinegro carioca, que sempre tem no lateral Edílson uma arma decisiva na bola parada. Já tinha assustado o time da casa com um tirambaço de longe que foi para fora até acertar a pontaria aos 14, dessa vez trocando a bomba por um chute bem colocado da meia esquerda, sem defesa.

André Bahia e Sheik gol Botafogo (Foto: Jarbas Oliveira / Ag. Estado)André Bahia, com Sheik, comemora o gol que classificou o Botafogo (Foto: Jarbas Oliveira / Ag. Estado)

A vantagem não demorou a ir por água abaixo. Daniel, esperança da equipe, saiu contundido e deu vez a Yúri Mamute. O time sentiu, e o Vovô já tinha dado a senha de que buscaria o gol pelo lado esquerdo, com o bom apoio do lateral Vicente. E foi por ali que Magno Alves se criou e centrou para Bill – com Andrey já batido – apenas empurrar para as redes e empatar. O Botafogo perdeu o controle e, quatro minutos depois, Yúri Mamute voltou para acompanhar a arrancada de Vicente e derrubou o lateral na área. Pênalti que Magno Alves não desperdiçou aos 26, com direito a paradinha. Em menos de meia hora, o placar do Maracanã se repetia no Castelão.

Mas o Vovô deu uma relaxada com a vantagem. O erro foi fatal. A equipe carioca começou a esboçar reação no fim do primeiro tempo, num lance em que Emerson Sheik reclamou, justamente, de ter sofrido pênalti de Vicente, não marcado pelo árbitro. O jogo seguiu e, aos 46, Edílson voltou a ser decisivo ao centrar na medida para Yúri Mamute se redimir. De peixinho, mandou cabeçada certeira, empatando a partida e pondo o Botafogo novamente no páreo, mesmo sem ser brilhante.

Botafogo heroico

Bastava um gol para dar a classificação ao Botafogo, que começou no campo de ataque, mas deu espaço ao contragolpe. Magno Alves recebeu livre aos sete minutos e mandou para as redes, mas o auxiliar marcou impedimento inexistente, em novo erro de arbitragem. Pouco depois, apagão no estádio. Sem luz – só os celulares dos torcedores iluminavam o estádio –, a partida ficou parada por 22 minutos. E voltou com mais polêmica. O Vovô reclamou de dois pênaltis não marcados: um que seria mão na bola de André Bahia – lance interpretado como bola na mão – e outro numa dividida.

Sérgio Soares mexeu no Vovô, trocando Ricardinho por Michel e Nikão por Souza. Vágner Mancini, que há havia colocado Ramírez no lugar de Gabriel, trocou Bollatti por Ferreyra. Daí em diante, só emoção. Uma pixotada do goleiro Andrey parecia ter selado os destinos. A bola sobrou para Bill, que não perdoou aos 30: 3 a 2, e a festa se desenhava para o Vovô no Castelão. Mais uma vez, o time relaxou. E o Botafogo acreditou. Ramírez empatou em sobra de chute de Wallyson aos 49. No apagar das luzes, a bomba de André Bahia, aos 50, devolveu a vaga ao Alvinegro carioca. Uma vibração que vai se manter por toda a semana.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.