GOIANINHA RN-Deputado Dison e Robinson Farias inauguram Café Cidadão e viabilizam refeições de 0,50 centavos em Goianinha


juju

Na manhã desta segunda-feira, foi inaugurada no município de Goianinha, região Agreste potiguar a unidade do programa Café Cidadão, programa alimentar promovido pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e de Assistência Social (Sethas). A ação é resultado de um dos pleitos do deputado Dison Lisboa (PSD) para a cidade, que passa a oferecer cafés da manhã ao valor simbólico de 0,50 centavos diariamente.

“A unidade do Café Cidadão de Goianinha é mais um das ações concretas do nosso mandato em parceria com o governador Robinson Faria. Investir em programas sociais como este é fundamental para promover a qualidade de vida dos cidadãos e da população mais carente. A partir de hoje, serão servidos 300 refeições reforçadas por dia, garantindo que o trabalhador comece o dia bem alimentado”, destacou Dison.

A solenidade de inauguração contou com a participação de secretários de Estado e prefeitos de toda região Agreste. Com a unidade de Goianinha inaugurada hoje, o Rio Grande do Norte dispõe de 11 Cafés Cidadão. Em Goianinha serão servidos 1.500 refeições por semana, beneficiando a população de baixa renda da cidade.

21/ago./2017
ás 18:16
Publicado por Robson Pires na categoria

Lei Rogério Marinho: especialista em relações do trabalho, Pastore batiza nova legislação trabalhista

bora novamente

Cerca de 1,5 mil pessoas lotaram o auditório do Hotel Holliday Inn, em Natal, para acompanhar as palestras de José Pastore, um dos maiores especialistas em relações do trabalho no Brasil, e do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), relator da modernização das leis trabalhistas na Câmara. O evento foi realizado nesta segunda-feira (21).

A nova legislação, inclusive, foi batizada por Pastore com o nome do próprio parlamentar potiguar: “Lei Rogério Marinho”. O deputado foi apontado pelo palestrante como principal responsável pelo projeto e por sua aprovação no Congresso Nacional. “O grande trunfo destas novas regras é permitir liberdade de negociação mantendo a proteção aos trabalhadores e garantindo segurança jurídica para eles e para as empresas. E isto tem um impacto brutal no aumento da competitividade das empresas e na possibilidade de abertura de novos postos de trabalho”, disse Pastore.

Na opinião do especialista, muitas questões são resolvidas com a modernização, que traz racionalização do processo judicial, inclui aqueles que até então não eram contemplados pela Lei – com a regularização de trabalho remoto, terceirização e trabalho intermitente – e a expressão que elegeu como chave para definir a mudança: “liberdade com proteção”, vista na livre negociação, preservando os direitos constitucionais.

“O novo conjunto legal tem a ambição de moralizar a Justiça Trabalhista e reduzir os gastos das empresas com conflitos, com a consequente redução do Custo Brasil. Isto deve levar ao aumento os investimentos, da produtividade e da oferta de empregos, com maior segurança jurídica”, disse ele.

Rogério Marinho aproveitou a oportunidade para esclarecer “inverdades” que continuam sendo ditas sobre a nova lei. “Cansei de ouvir pessoas me dizer que tirei direitos dos trabalhadores. Não foi retirado sequer um direito dos trabalhadores. Pelo contrário. Estamos defendendo o maior direito que é do emprego”, afirmou ele.

O evento foi promovido pelas Federações do Comércio (Fecomércio), das Indústrias (Fiern), da Agricultura (Faern), dos Transportes (Fetronor), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e das Associações Comerciais (Facern), além de CDL Natal e Sebrae RN.

21/ago./2017
ás 18:13
Publicado por Robson Pires na categoria

Vamos rezar pelas irmãs do Abrigo de Caicó

Fomos, durante anos, pároco de São José, na cidade de Caicó, em cujo território está situado o Abrigo Professor Pedro Gurgel, última obra social de nosso saudoso Dom José de Medeiros Delgado, primeiro bispo diocesano. Somos testemunhas do grande bem espiritual e da atividade pastoral e missionária da comunidade religiosa, que está ainda à frente daquela Instituição.

Acreditamos que o problema está posto apenas do ponto de vista meramente administrativo, (em termos de congregação religiosa) e até mesmo canônico. É incontestável a autonomia de uma ordem, congregação ou associações de direito pontifício, diante das autoridades diocesanas.
Infere-se pela leitura atenta da carta enviada ao Excelentíssimo Senhor Bispo Diocesano, que o argumento e o pretexto usados pela autoridade congregacional, oriundo do Recife, para a retirada das irmãs são sobretudo a missionariedade. Ora, é exatamente em nome dessa missionariedade que levantamos a nossa voz.

Para administrar a Associação Mantenedora do Abrigo – é evidente – grupos laicos poderão fazê-lo bem, pois não é insólita a ação de tantos cristãos leigos dirigindo obras da Igreja: colégios, abrigos e várias outras instituições.

O que se pretende são: a) o testemunho de vida religiosa, b) a presença eclesial, c) o trabalho missionário e apostólico da comunidade das irmãs vicentinas.

Se é em nome da missionariedade, é preciso ter em mente que a comunidade do Abrigo foi uma das mais missionárias, pastorais e apostólicas que conhecemos, nos anos que atuamos como presbítero na diocese seridoense.

Homens de bem, religiosos, sacerdotes e leigos engajados tiveram a primeira semente de vida presbiteral, religiosa ou profissional plantada no seio do Abrigo. Cabe recordar que essa entidade não é e não era apenas uma instituição que cuidava de idosos. Nem é isso o que se deseja e aspira. O Abrigo era e poderá continuar sendo um centro de evangelização e pastoral. Isto não está sendo discutido. A cruzada eucarística, a juventude mariana, o apostolado da oração, as equipes de oração e estudos bíblicos, a escola anexada ao Abrigo etc. animados pelas irmãs do Abrigo foram celeiros de vocações e sacramento do Cristo nessa cidade seridoense.

Há um legado de vida eclesial que não pode ser esquecido. O que está em questão não é a administração material e patrimonial do Abrigo, como obra social. É o testemunho e a vivência de Igreja da comunidade religiosa e o que as freiras representam para o Povo de Deus. Não olhar para este aspecto é ignorar o carisma vicentino marcado de sensibilidade e amor pelos pobres. O Bairro da Paraíba é um espaço ideal para a inserção de uma comunidade vicentina, por isso sente-se o grito do Povo de Deus. Convém perguntar: o que seriam de Monsenhor Raimundo Sérvulo da Silva, Padre José Tadeu, Dr. José de Bento e tantos outros formados pelas mãos das religiosas filhas da caridade do Abrigo? São apenas alguns nomes entre milhares. Durante quase 67 anos, incontáveis são os homens de bem, que foram plasmados em sua personalidade pelas irmãs do Abrigo.

Deve-se ainda questionar: se o testemunho de vida cristã e religiosa, a construção do Reino de Deus, os frutos espirituais são inúmeros, por que então ceifar essa obra? Ao contrário, ela deverá ser reforçada para que encha de mais frutos a diocese de Caicó.
Se o argumento é a missionariedade, não vemos por que e como terminar um trabalho tão profícuo. É de bom alvitre dizer que o povo tem memória e gratidão.

Agradecemos os esforços das autoridades diocesanas, na pessoa do seu bispo, aos leigos e a todos aqueles que lutam para que continue de pé um trabalho de evangelização, tão marcante na vida da cidade e da diocese caicoense.
Deus abençoe a todos. Rezemos a Maria Santíssima e a Dom Delgado, grande pastor de nossa igreja seridoense, para que iluminem as autoridades religiosas a fim de rever, com urgência, essa decisão de querer retirar as religiosas vicentinas do Abrigo.
Em Cristo, fraternalmente,

PADRE DR. JOÃO MEDEIROS FILHO
Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Academia Mossoroense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e do Conselho Estadual de Educação

21/ago./2017
ás 18:11
Publicado por Robson Pires na categoria

Cisco promove encontro de instrutores de TI em João Pessoa

São Paulo, 21 de agosto de 2017 – O Networking Academy, programa de responsabilidade social corporativa da Cisco, promove no dia 25 de Agosto, sexta-feira, mais uma edição do Academy Day na UNIPÊ – Centro Universitário de João Pessoa, na Paraíba. Dedicado a toda a comunidade, o evento é uma oportunidade de troca de conhecimento e atualização de instrutores e profissionais de Tecnologia.

Entre os temas apresentados durante o evento estão IoT (Internet das Coisas), Empreendedorismo e Computação em Nuvem, painel sobre casos de estudo no Brasil, além da atualização do portfólio Cisco e das certificações CCNA 6.0 e do simulador pedagógico Packet Tracer 7.0. Outra atração será o Hackaton de IoT, e painéis de estudo no Centro de Tecnologia na UNIPÊ.

Criado para o desenvolvimento de habilidades e carreiras, o Networking Academy já ajudou mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo. Presente em 170 países, o programa ajuda a melhorar as condições em comunidades ao redor do mundo, por meio da educação, fornecendo aos estudantes de diversas classes sociais o acesso ao ensino das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) com as mesmas linhas de conhecimento e informações atuais oferecidas ao mercado.

“Por meio de instituições, agências governamentais, ONGs e empresas, a Cisco está transformando a sala de aula e mudando a forma de ensinar tecnologia no mundo todo”, afirma Flavio Provedel, Gerente de Corporate Affairs, da Cisco.

No Brasil, o Networking Academy está presente em todos os estados, já formou mais de 190 mil alunos e registrou crescimento de 84% na região nordeste no ano passado Com foco no social e na empregabilidade, a Cisco disponibiliza material didático, planos de aula, ferramentas, treinamentos e certificações para parceiros reconhecidos pelo MEC, escolas, fundações, ONGs, entre outras instituições.

Toda programação do NetAcad destaca recursos de interatividade e conteúdos que vão além da tecnologia, abrangendo empreendedorismo, formação técnica e certificações. Além de todo o suporte para preparar alunos para o mercado de trabalho.

(Continuar lendo…)

21/ago./2017
ás 17:49
Publicado por Robson Pires na categoria

Marcelo Queiroz conduz palestra sobre cenário potiguar para economistas

queiro

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN) e o Sindicato dos Economistas do Rio Grande do Norte (Sindecon RN) ofereceram um almoço palestra aos profissionais da área nesta sexta-feira (18). O evento foi realizado na Fecomércio e conduzido pelo presidente, Marcelo Queiroz, sob o tema “Economia potiguar, o seu pilar indutor do desenvolvimento”.

Marcelo Queiroz foi otimista ao apresentar os indicadores econômicos. Alta participação do setor de comércio no PIB (47%) e na geração de empregos formais (48%), inflação em queda e redução do número de fechamento de lojas ao longo dos últimos quatro anos contribuíram para a formação de um cenário positivo.

Soma-se a isso medidas como baixa da taxa Selic, redução dos juros dos cartões de crédito, possibilidade de desconto para vendas à vista e liberação de recursos do FGTS, que injetou na economia do estado cerca de R$ 200 milhões, dos quais 60% foram para o consumo e outro importante percentual destinado à quitação de dívidas, de acordo com o presidente do Sistema.

21/ago./2017
ás 17:38
Publicado por Robson Pires na categoria

TRT-RN: Processos digitais já superam em muito processos de papel

Passados cinco anos desde sua implantação no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), o Processo Judicial Eletrônico (PJe) conseguiu reduzir substancialmente a quantidade de processos físicos em tramitação nas duas instâncias da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte.

Nas 22 Varas do Trabalho da capital e do interior, tramitam hoje 19.727 processos físicos, enquanto pelo PJe a tramitação já supera os 60 mil processos.

Na segunda instância, existem apenas 319 processos físicos, contra 7.222 processos tramitando via PJe, sistema que foi idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para unificar a tramitação processual eletrônica em todo território nacional.

O PJe foi implantado no TRT-RN em agosto de 2012, durante a gestão do presidente Ronaldo Medeiros. A primeira ação trabalhista a tramitar via PJe-JT foi na Vara do Trabalho de Goianinha, protocolizada pela advogada Tammy Torquato Fontes.

21/ago./2017
ás 17:10
Publicado por Robson Pires na categoria

RN fica fora da ampliação do público alvo para vacinação contra o HPV

vacina-310x245O Ministério da Saúde ampliou temporariamente o público alvo da vacinação contra HPV nos estados onde há estoque de vacinas com prazo de validade a vencer em setembro deste ano, contemplando também homens e mulheres de 15 a 26 anos.

Como no Rio Grande do Norte as doses somente vencerão em 2018, o estado permanecerá vacinando o público–alvo originalmente previsto pelo Ministério: meninas de 9 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias), meninos de 11 a 14 anos, além de homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS e que sejam transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos.

Em 2017, o Rio Grande do Norte já ofereceu 19.154 doses da vacina contra HPV para a população entre 9 a 14 anos. No ano passado, o estado totalizou a administração de 36.081 doses da vacina. Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização, Katiucia Roseli, “a Sesap vem intensificando suas atividades em parceria com as Regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde, a fim de elevar ainda mais a sua cobertura vacinal”.

21/ago./2017
ás 16:39
Publicado por Robson Pires na categoria

“Semipresidencialismo seria útil para o Brasil”, diz Temer

xTemer2.jpg.pagespeed.ic.4pTDk6IFBG

O presidente Michel Temer afirmou que o semipresidencialismo seria “extremamente útil”. Nesta segunda-feira, horas depois de o modelo ser defendido por Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Temer disse que tem conversado bastante sobre o tema e ainda é necessário decidir o melhor momento para implementá-lo.

No modelo defendido por Temer, o presidente continua sendo eleito para ser o chefe de Estado e exercer o “poder moderador”, enquanto o primeiro-ministro assume a função de chefe de governo.

“É uma coisa extremamente útil para o Brasil (o semipresidencialismo). Minha experiência tem revelado que seria útil. Tenho conversado muito com o ministro Gilmar, que hoje está no TSE, Rodrigo Maia, Eunício Oliveira, temos conversado muito sobre isso”, declarou Temer após almoço com o presidente paraguaio, Horácio Cartes, no Palácio do Itamaraty.

O peemedebista ponderou que não há consenso sobre uma data para implementar o modelo de governo.

“Se vai dar certo ou não, não sabemos. Mas temos conversado sobre isso, uma das hipóteses muito úteis para o Brasil. Nós vamos alongar esses estudos para verificar qual é o melhor momento da sua aplicação e eficácia”, completou o presidente.

21/ago./2017
ás 16:07
Publicado por Robson Pires na categoria

Sou candidato à reeleição, diz Motta

O deputado federal Rafael Motta jura ajoelhado que será candidato à reeleição e2018 e não candidato a deputado estadual conforme foi noticiado neste blogue do Xerife.

Não passa pela cabeça dele disputar uma vaga na Assembléia Legislativa.

Página 1 de 3.85212345102030Última »
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.