GIRO PELO MUNDO-Confusão durante peregrinação a Meca mata centenas na Arábia Saudita Pelo menos 453 pessoas morreram após serem pisoteadas. 3 milhões de muçulmanos participam da peregrinação a Meca.


2015-09-24t092359z_2095261241_gf10000218518_rtrmadp_3_saudi-haj-accident-toll

24/09/2015 06h07 – Atualizado em 24/09/2015 08h52

Confusão durante peregrinação a Meca mata centenas na Arábia Saudita

Pelo menos 453 pessoas morreram após serem pisoteadas.
3 milhões de muçulmanos participam da peregrinação a Meca.

Do G1, em São Paulo

Defesa Civil saudita tenta resgatar peregrinos feridos em tragédia durante a peregrinação anual a Meca nesta quinta-feira (24) (Foto: Directorate of the Saudi Civil Defense/Reuters)Defesa Civil saudita tenta resgatar peregrinos feridos em tragédia durante a peregrinação anual a Meca nesta quinta-feira (24) (Foto: Directorate of the Saudi Civil Defense/Reuters)
 

TRAGÉDIA EM MECA
Confusão ocorreu durante peregrinação

Centenas de pessoas morreram após uma confusão durante peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, nesta quinta-feira (24), informou a Defesa Civil saudita, de acordo com as agências internacionais de notícias.

O balanço mais recente de mortos é de 453 pessoas, segundo o órgão, e ainda deve aumentar. Pelo menos 719 pessoas ficaram feridas, segundo a Reuters.

De acordo com uma fonte do ministério da Saúde, o tumulto aconteceu durante o ritual de apedrejamento de satã em Mina, que consiste em atirar pedras contra pilastras que representam o diabo.

A tragédia ocorreu perto de uma das pilastras quando várias pessoas que deixavam o local se encontraram com um grande número de peregrinos que desejavam ter acesso.

Os fiéis têm acesso à área das pilastras por túneis e vias elevadas e, nos últimos anos, as autoridades realizaram obras importantes para facilitar o deslocamento das pessoas e evitar acidentes como o desta quinta-feira.

As vítimas são de várias nacionalidades, segundo as autoridades.

De acordo com a Defesa Civil, seis equipes de emergência prestam os primeiros socorros aos feridos no local da tragédia e orientam os peregrinos para “rotas alternativas”.

Até o momento não foram divulgados os motivos que teriam provocado uma correria em Mina, cidade que realizou nos últimos anos obras de infraestruturas para facilitar o deslocamento dos peregrinos.

O Irã atribuiu a tragédia a falhas de segurança.

“Por motivos desconhecidos fecharam um acesso ao local no qual os fiéis cumprem o ritual de apedrejamento de satã”, afirmou o diretor da organização iraniana do hajj, Said Ohadi.

“Foi isto o que provocou este trágico incidente”, disse à televisão estatal iraniana.

Cerca de 3 milhões de muçulmanos participam da peregrinação a Meca.

Centenas de pessoas morreram em confusão durante a peregrinação a Meca nesta quinta-feira (24) (Foto: Reuters)Centenas de pessoas morreram em confusão durante a peregrinação a Meca nesta quinta-feira (24) (Foto: Reuters)
Milhares de peregrinos seguem durante o último ritual do hajj, em Mina, do lado de fora de Meca, nesta quinta-feira (24), antes de uma confusão que matou centenas de pessoas no local (Foto: Ahmad Masood/Reuters)Milhares de peregrinos seguem durante o último ritual do hajj, em Mina, do lado de fora de Meca, nesta quinta-feira (24), antes de uma confusão que matou centenas de pessoas no local (Foto: Ahmad Masood/Reuters)
 

APLICATIVOS DO G1
Baixe de graça apps para Android e iOS

Outras tragédias
O último grande acidente durante o haj aconteceu em 2006, quando pelo menos 346 peregrinos foram mortos enquanto participavam da cerimônia de apedrejamento do diabo.

Nesta quinta-feira, primeiro dia da festa do Adha, os peregrinos iniciaram um ritual de apedrejamento de satanás, no vale de Mina, região oeste da Arábia Saudita.

O ritual consiste no ato de lançar sete pedras no primeiro dia do Eid al-Adha contra uma grande pilastra que representa satanás, e 21 no dia seguinte contra três grandes pilastras (grande, média e pequena).

No dia 11 de setembro, quase duas semanas antes do início da peregrinação à Meca, conhecida como hajj, uma grua desabou na Grande Mesquita e matou 109 pessoas.

Milhares de peregrinos seguem para jogar pedras em um pilar que simboliza Satã durante o último ritual do hajj, em Mina, do lado de fora de Meca, nesta quinta-feira (24), antes de uma confusão que matou centenas de pessoas no local (Foto: Mosa'ab Elshamy/AP)Milhares de peregrinos seguem para jogar pedras em um pilar que simboliza Satã durante o último ritual do hajj, em Mina, do lado de fora de Meca, nesta quinta-feira (24), antes de uma confusão que matou centenas de pessoas no local (Foto: Mosa’ab Elshamy/AP)
tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.