FOTOS IMGENS;Manifestantes fazem protesto em Salvador contra governo e corrupção


protesto_salvador_ (1)Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (15), no Farol da Barra, orla de Salvador, e carregaram cartazes com pedidos de combate à corrupção no Brasil e mensagens contra o governo da presidente Dilma Rousseff. Os participantes usaram camisetas nas cores verde e amarela e algumas pessoas usaram nariz de palhaço.

Por volta das 12h15, os manifestantes começaram a dispersar. Segundo informações dos manifestantes, no “pico” da passeata havia em torno de 8 mil pessoas. De acordo com a Polícia Militar, 6 mil pessoas participaram do protesto.
Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)A concentração começou por volta das 9h. Homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal fizeram o policiamento. Não houve registro de confusão. Por volta das 9h50, os manifestantes começaram a caminhar do Porto da Barra em direção ao Cristo. Neste horário, começou a chover no local e muitos usaram bandeiras para se proteger.
O grupo caminhou pela Avenida Oceânica até a altura do Barra Center. De lá, eles retornaram no sentido Farol da Barra, não chegando até o Cristo. Segundo manifestantes, eles resolveram retornar depois de um pedido da Transalvador para manter o ordenamento no trânsito na região.
Durante o percurso, os manifestantes fazem apitaço, gritam “Fora PT” e cantam o Hino Nacional.
Em um aparelho de som ligado a um microfone, manifestantes pediram que a caminhada fosse realizada de forma pacífica, e que, caso houvesse alguma incitação à violência, a polícia fosse chamada.
Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)Valdir Carlos Nascimento, presidente do Movimento Livre Brasileiro Pró-Cidadania de Dias D’ávila, cidade na região metropolitana de Salvador, foi um dos primeiros a chegar. Ele levou uma faixa onde estava escrito “Fora Dilma”. Valdir disse que é a favor da prisão perpétua dos políticos corruptos, do fim do voto obrigatório, e do respeito à cidadania.
Rafael Gordilho, vice-presidente da União Democrática Acadêmica, participou da mobilização em Salvador, e disse que defende reforma política e voto distrital.
Cidadãos também levaram cartazes e distribuíram por conta própria aos participantes. Francisco de Assis, empresário, era um deles. “Primeiramente, a gente quer que não haja qualquer obstrução a CPI e que a presidente e o partido dela deixem o governo porque a gente sabe que ela se beneficiou de alguma forma do desvio, ainda que não diretamente”, afirmou.
Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)Entre os manifestantes, também havia pessoas ligadas ao Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), que carregaram cartaz com o nome da entidade. Verônica Pitanga, uma das representantes, disse que estava no protesto para pedir a saída da presidente Dilma Rousseff.
Outra entidade que participou da caminhada na orla de Salvador foi a “Impeachment Bahia”. Um dos organizadores, Igor Rafael, diz que eles foram ao local protestar também contra a presidente.
Estudantes universitários também fizeram  parte do movimento na capital baiana, neste domingo. Eles exibiram cartaz com a seguinte mensagem: “MEC eu quero estudar”. A  estudante Beatriz Carvalho disse que é uma das pessoas que não consegue realizar o aditamento do programa de financimento Fies por meio do site do Ministério da Educação.
Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)Manifestantes protestam mesmo com chuva no Farol da Barra, em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)Francisco de Assis, empresário, (Foto: Ruan Melo/G1)Protesto em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1)
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.