FOTOS IMAGENS-Velório de Marcelo Yuka tem músicas cantadas em coro em homenagem ao artista


 


Amigos cantam em homenagem a Marcelo Yuka em seu velório
G1 RJ

–:–/–:–

Amigos cantam em homenagem a Marcelo Yuka em seu velório

Amigos cantam em homenagem a Marcelo Yuka em seu velório

O corpo do músico e compositor Marcelo Yuka foi velado neste sábado (19) na Sala Cecília Meireles, na Lapa, Rio de Janeiro. O artista morreu na noite de sexta (18), após complicações de um AVC. O enterro está marcado para este domingo (20), às 13h, no cemitério de Campo Grande.

Amigos, fãs e parentes cantaram sucessos do grupo O Rappa – que Yuka fundou –, como “Hey Joe”, “Minha alma” e “O que sobrou do céu” (assista no vídeo acima)

Marcelo D2 se despede do amigo Marcelo Yuka. — Foto: Wilton Júnior/Estadão conteúdoMarcelo D2 se despede do amigo Marcelo Yuka. — Foto: Wilton Júnior/Estadão conteúdo

Marcelo D2 se despede do amigo Marcelo Yuka. — Foto: Wilton Júnior/Estadão conteúdo

“Conhecia o Yuka desde 1989. Lembro de nós dois sentados aqui na Lapa, no início da década de 1990, comendo cachorro-quente e conversando sobre como poderíamos mudar esta cidade, muito antes do Rappa e do Planet Hemp”, disse o músico Marcelo D2. “Em um momento tão escuro quanto este em que vivemos, com tanta violência, o Yuka nos ensinou a espalhar amor.”

“É uma perda imensa para todos nós. Para todos que se preocupam mais em fazer arte que dinheiro. Para todos que se importam com os menos favorecidos, como ele sempre foi”, disse Djalma Santos, pai de Yuka.

Amigos e fãs se despedem de Marcelo Yuka na Sala Cecília Meireles, no Rio
Jornal Nacional

–:–/–:–

Amigos e fãs se despedem de Marcelo Yuka na Sala Cecília Meireles, no Rio

Amigos e fãs se despedem de Marcelo Yuka na Sala Cecília Meireles, no Rio

Na porta do velório, o artista Marcondes Rocco, de 42 anos, pintava um quadro com a rosto do artista. O quadro foi entregue a familiares.

“As letras dele mostram que sempre podemos ir além de onde estamos. Que podemos superar qualquer barreira social. Pretendo entregar este quadro à família como forma de agradecimento pelo bem que as músicas dele me fizeram”, disse Rocco.

Durante o velório, amigos cantaram canções do Rappa, como “Pescador de iluões”, “O que sobrou do céu”, “Minha alma” e “Hey Joe”, versão da banda para a canção de Jimi Hendrix e, na tarde deste sábado, interpretada por Ivo Meireles.

A reportagem do G1 saiu do velório às 19h. Até aquele momento, nenhum dos ex-colegas de banda de Yuka haviam comparecido ao local. A ausência era esperada – a saída de Yuka do Rappa foi amarga e deixou marcas permanentes em todos os envolvidos (entenda no fim da reportagem).

Artista Marcondes Rocco pinta quadro com o rosto de Yuka na porta do velório — Foto: Carlos Brito/G1Artista Marcondes Rocco pinta quadro com o rosto de Yuka na porta do velório — Foto: Carlos Brito/G1

Artista Marcondes Rocco pinta quadro com o rosto de Yuka na porta do velório — Foto: Carlos Brito/G1

Artista é abraçado pela mãe de Yuka após entregar quadro que pintou do músico na porta do velório — Foto: Carlos Brito/G1Artista é abraçado pela mãe de Yuka após entregar quadro que pintou do músico na porta do velório — Foto: Carlos Brito/G1

Artista é abraçado pela mãe de Yuka após entregar quadro que pintou do músico na porta do velório — Foto: Carlos Brito/G1

Morte aos 53 anos

Marcelo Yuka, que foi um dos fundadores da banda O Rappa, morreu aos 53 anos, no Hospital Quinta D’or, em São Cristóvão, na Zona Norte.

O artista estava internado em estado grave com um quadro de infecção generalizada. O músico sofreu um acidente vascular-cerebral (AVC) no dia 2 de janeiro. No meio do ano passado, ele já havia tido outro AVC.

Em 2000, Yuka ficou paraplégico ao ser atingido por nove tiros durante um assalto a uma mulher na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

No auge da carreira, Marcelo Yuka foi baleado e ficou em cadeiras de rodas
Jornal Nacional

–:–/–:–

No auge da carreira, Marcelo Yuka foi baleado e ficou em cadeiras de rodas

No auge da carreira, Marcelo Yuka foi baleado e ficou em cadeiras de rodas

Marcelo Yuka — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo/ArquivoMarcelo Yuka — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo

Marcelo Yuka — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo

Trajetória

Nascido no Rio de Janeiro em 1965, Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, o Marcelo Yuka, foi um dos fundadores da banda O Rappa. No grupo, era o baterista e principal compositor até sua saída, em 2001.

Com a banda, chegou ao sucesso com o segundo disco, “Rappa Mundi”, em 1996. Em 2000, foi atingido por tiros ao tentar impedir um assalto e ficou paraplégico.

Yuka escreveu letras sobre temas como violência urbana, racismo e desigualdades sociais. “Minha alma (a paz que eu não quero)”, “Me deixa” e “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, por exemplo, foram escritas por ele.

Mesmo impossibilitado de tocar bateria, continuou na banda, lançando em 2001 o álbum “Instinto Coletivo”, gravado em show realizado antes do incidente.

No mesmo ano, Yuka deixou O Rappa, e afirmou ter sido expulso pelos demais integrantes por não concordar com os rumos da banda.

Marcelo Yuka, ex-integrante d'O Rappa — Foto: Reprodução/TV GloboMarcelo Yuka, ex-integrante d'O Rappa — Foto: Reprodução/TV Globo

Marcelo Yuka, ex-integrante d’O Rappa — Foto: Reprodução/TV Globo

Em 2004, fundou a banda F.ur.t.o (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), parte de um projeto social que já existia na época de O Rappa.

Cinco anos depois, foi vítima de outro assalto e levou socos e pontapés de bandidos que tentavam levar seu carro.

O músico chegou a ficar sob as rodas do veículo e só não foi atropelado porque os assaltantes não conseguiram dar partida no veículo, adaptado para deficientes.

Em 2017, lançou seu primeiro álbum solo, “Canções para depois do ódio”, com uma sonoridade que mesclava batidas eletrônicas e ritmos afro, fruto da parceria com o produtor e DJ Apollo 9. Céu, Seu Jorge, Cibelle e Bukassa Kabengele participaram do disco.

Na política, foi filiado por oito anos ao PSOL e chegou a concorrer a vice-prefeito do Rio de Janeiro em uma chapa com Marcelo Freixo em 2012.

Em 2001, Marcelo Yuka falou ao Fantástico sobre o assalto que o deixou paraplégico
Fantástico

–:–/–:–

Em 2001, Marcelo Yuka falou ao Fantástico sobre o assalto que o deixou paraplégico

Em 2001, Marcelo Yuka falou ao Fantástico sobre o assalto que o deixou paraplégico

A separação d’O Rappa

No documetário “Marcelo Yuka no caminho das setas”, de Daniela Broitman, lançado em 2012, os integrantes da banda explicam os motivos para o fim da parceria com o baterista. Um deles, segundo o vocalista Marcelo Falcão, seria o aprofundamento da relação do então colega com alguns movimentos sociais.

“O envolvimento do Yuka com os movimentos estava mais forte. Tinha a parada dele, do ativista, de querer ser o melhor para a galera e tal. Só que algumas bandeiras estavam usando ele”.

Ao ser questionado se não foram justamente essas bandeiras que fizeram o Rappa se transformar na banda que era, Falcão responde fazendo alusão a dois dos principais rappers americanos:

“Defendo todas elas sem me associar politicamente a nenhuma. Não vou botar boné. Vou botar boné da minha marca. Jay-Z fez isso. Puff Daddy fez isso. Caras bem-sucedidos. Hoje quem manda no mercado americano são os rappers. Os caras começaram a abrir a cabeça que não é só música – tudo vinga. A internet, tudo. E eu me abri para isso”.

No mesmo documentário, o próprio Yuka, até então principal compositor do grupo, disse que, em dado momento após ter sido baleado, a banda comunicou que as canções escritas por ele deveriam ocupar menos espaço nas gravações do Rappa.

“Fiquei magoado porque, naquele momento, as letras já eram um negócio que todos reconheciam como uma coisa importante. Mas tinha um lance de dinheiro porque a letra é 50% e eu trabalhava nas músicas, também. Então eu tinha 50% por lei da letra e mais uma porcentagem como músico. E isso sempre foi uma perturbação. Como a lei estava do meu lado, eu nunca me curvei. E vou te falar: depois de tudo o que aconteceu, vejo que se eu tivesse me curvado, eu estava f… Porque não se vive de direitos autorais, mas se eu não tivesse os direitos autorais, eu não teria vida há muito tempo”.

Ainda no documentário, Falcão respondeu:

“É até feio isso. Todos os caras que registram, eu acho isso feiaço. Ele sempre fez as letras, isso é inquestionável – o Yuka sempre fez as letras. As letras é que precisavam de um talento mesmo, de um carinho. Qual foram as outras bandas que conseguiram um desabafo cantado? Eu queria entender como é que, na cabeça dele, na hora de acontecer tudo, acontecia porque tinha um processo. E na hora do pronto, com o advanced – verba paga aos artistas pela gravadora de forma antecipada -, com o cheque em cima, o dinheiro era diferente”.

“Isso, de certa forma, fazia com que as pessoas se sentissem incomodadas, sabe? Essa divisão. ‘Pô, o cara ganha mais, eu ganho menos e tal’. Sabe? Direitos autorais”, relembrou o baixista Lauro faria no filme.

Além desses motivos, os outros dois integrantes do Rappa – Marcelo Lobato e Xandão – dizem na produção que Yuka se mostrava pouco disposto a ir ao estúdio para gravar um novo álbum. Segundo Lobato, a banda entrou em um limbo e a situação, ao longo do tempo, se mostrou insustentável.

“O disco não começou nunca. Chega uma hora que somos homens, somos pessoas, temos família. A gente não pode ficar aqui… Se o Yuka não quer estar com a gente, o que a gente pode fazer é continuar a nossa vida”, disse no documentário o guitarrista Xandão.

Em sua defesa, Yuka disse que não tinha condições físicas para se deslocar.

“E naquela situação, ninguém vinha, ninguém frequentava, ninguém queria saber, ninguém me ligava. Pensei: estou nessa situação e eu é que tenho que ir até eles?”

Segundo Falcão, os integrantes decidiram marcar uma reunião – nela, a saída de Yuka foi definida.

“Eu virei e falei: ‘Nunca mais canto uma música sua. Nenhuma’. E sei que talvez seja uma das maiores parcerias que deu certo da geração 90 foi eu e ele brincando”, relembrou Falcão.

“Eu acho que nós perdemos. O grupo perdeu e ele também perdeu, sabe? Porque um grupo é uma química. Um grupo você não encontra assim”, lamentou Lauro, no documentário.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.