FOTOS IMAGENS-RUMORES DE GUERRA-Funeral de general iraniano reúne milhares em sua cidade natal; tumulto deixa mortos


Por G1

 


Caixões do general Qassem Soleimani e outras vítimas do ataque no Iraque são transportados em caminhão na cidade de Kerman, no Irã, nesta terça-feira (7)  — Foto: Erfan Kouchari / Agência de Notícias Tasnim via APCaixões do general Qassem Soleimani e outras vítimas do ataque no Iraque são transportados em caminhão na cidade de Kerman, no Irã, nesta terça-feira (7)  — Foto: Erfan Kouchari / Agência de Notícias Tasnim via AP

Caixões do general Qassem Soleimani e outras vítimas do ataque no Iraque são transportados em caminhão na cidade de Kerman, no Irã, nesta terça-feira (7) — Foto: Erfan Kouchari / Agência de Notícias Tasnim via AP

Milhares de pessoas participam nesta terça-feira (7) do cortejo que segue o corpo do general iraniano Qassem Soleimani, em Kerman, sua cidade natal. Um tumulto durante a despedida do comandante, que foi vítima de um ataque americano no Iraque, deixou vários mortos.

De acordo com a TV estatal, 35 pessoas morreram. A BBC afirma que outras 48 pessoas ficaram feridas.

Imagens da TV estatal mostram os iranianos nas ruas de Kerman carregando bandeiras do Irã e imagens do general, enquanto hinos de luto soam de alto-faltantes. Durante o cortejo, autoridades discusaram, entre elas o ministro de Relações Exteriores, Mahammad Zarif.

Ele será sepultado no chamado Cemitério dos Mártires após quatro dias de homenagens que reuniram milhares de pessoas em diferentes cidades do país.

Soleimani era considerado um herói nacional e um dos mais poderosos chefes militares do Irã. As homenagens começaram no sábado (4), ainda no Iraque. Depois de sair de Bagdá, o corpo passou pelas cidades de Karbala e Najaf, consideradas sagradas pelos muçulmanos xiitas.

00:00/01:46

Iranianos fazem procissão para enterro de Qassem Soleimani

Iranianos fazem procissão para enterro de Qassem Soleimani

No domingo (5), o corpo seguiu para o Irã e o cortejo começou pela cidade de Ahvaz, no sudoeste do país. De lá, o corpo de Soleimani seguiu para Mashhad, na região nordeste e depois para Teerã.

Na capital iraniana, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, chegou a chorar durante uma homenagem a Soleimani. Os caixões de Soleimani e do líder miliciano iraquiano Abu Mahdi al-Muhandis, que foi morto no mesmo ataque em Bagdá, foram transportados pelos populares.

A mobilização popular lembrou as massas que reuniram em 1989 para o funeral do fundador da República Islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini, segundo Reuters.

Forças americanas ‘terroristas’

O Parlamento do Irã aprovou por unanimidade nesta terça uma moção que declara todas as forças americanas como “terroristas”. Após a aprovação, os delegados cantaram “Morte à América”, de acordo com a agência de notícias estatal iraniana Irna.

Na mesma sessão, o parlamento também aprovou um orçamento ampliado para a Força Quds, que Soleimani chefiou antes de sua morte.

Ataque e a escalada da tensão

Multidão acompanha nesta terça-feira (7) o cortejo com os corpos do general Qassem Soleimani e de vítimas de ataque americano  — Foto: Mehdi Bolourian / Fars Agência de Notícias / WANA (Agência de Notícias da Ásia Ocidental) via ReutersMultidão acompanha nesta terça-feira (7) o cortejo com os corpos do general Qassem Soleimani e de vítimas de ataque americano  — Foto: Mehdi Bolourian / Fars Agência de Notícias / WANA (Agência de Notícias da Ásia Ocidental) via Reuters

Multidão acompanha nesta terça-feira (7) o cortejo com os corpos do general Qassem Soleimani e de vítimas de ataque americano — Foto: Mehdi Bolourian / Fars Agência de Notícias / WANA (Agência de Notícias da Ásia Ocidental) via Reuters

O general Qassem Soleimani e sua comitiva foram alvos de um ataque com drones perto do aeroporto de Bagdá, no Iraque, na quinta-feira (2).

Soleimani, de 62 anos, comandava a Força Quds, uma unidade de elite da Guarda Revolucionária Iraniana com atuação no exterior e era considerado o segundo homem mais poderoso do Irã, abaixo apenas do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

Os Estados Unidos, que classificam Quds como uma força terrorista, acusaram Soleimani de estar “ativamente desenvolvendo planos para atacar diplomatas americanos e membros do serviço no Iraque e em toda a região”.

O general era apontado como o cérebro por trás da estratégia militar e geopolítica do país.

Irã prometeu se vingar da morte de Souleimani e, em resposta, Trump disse que atacará 52 alvos iranianos caso os norte-americanos sejam alvo de alguma ação iraniana.

O Irã anunciou que seu trabalho de enriquecimento de urânio não respeitará mais o acordo nuclear de 2015, que limitava o nível de enriquecimento a 3,6%, e que sua produção não terá mais restrições.

Tensão elevada entre EUA e Irã — Foto: Amanda Paes/G1Tensão elevada entre EUA e Irã — Foto: Amanda Paes/G1

Tensão elevada entre EUA e Irã — Foto: Amanda Paes/G1

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.