FOTOS IMAGENS-Receita apreende toneladas de produtos ilegais da China, no Porto de Paranaguá


Celulares foram apreendidos entre a carga ilegal (Foto: Receita Federal/Divulgação)Celulares foram apreendidos entre a carga ilegal (Foto: Receita Federal/Divulgação)

Celulares foram apreendidos entre a carga ilegal (Foto: Receita Federal/Divulgação)

A Receita Federal apreendeu 13 contêineres com toneladas de produtos ilegais da China, no Porto de Paranaguá, litoral do Paraná, nesta segunda-feira (7). O destino final era o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, de acordo com os fiscais.

Segundo a Receita, é a maior apreensão de produtos falsificados da história na alfândega paranaense. Entre as principais mercadorias apreendidas estão roupas, brinquedos e aparelhos eletrônicos.

De acordo com a Receita, trata-se de mercadorias falsificadas ou com falsa declaração de conteúdo, quando o que está na documentação não corresponde ao que foi importado. Até as 15h30, a contagem dos produtos ainda não havia sido concluída.

Brinquedos também foram apreendidos (Foto: Receita Federal/Divulgação)Brinquedos também foram apreendidos (Foto: Receita Federal/Divulgação)

Brinquedos também foram apreendidos (Foto: Receita Federal/Divulgação)

Em alguns contêineres, por exemplo, a mercadoria foi declarada como sendo bolsas e mochilas, mas, após inspeção, constatou-se que se tratava de toneladas de vestuários (vestidos, blusas, casacos, etc). Em outros casos, a declaração foi de baterias para celular, quando na realidade se tratava de aparelhos celulares completos.

Nos casos de falsa declaração de conteúdo, também foram encontrados milhares de brinquedos não declarados e contrafeitos, sem o devido licenciamento do Inmetro. Segundo a Receita, isso pode colocar em risco o consumidor final, em razão da baixa qualidade e da ausência de controle sobre os materiais utilizados na sua fabricação.

Mercadorias serão destruídas, diz Receita (Foto: Receita Federal/Divulgação)Mercadorias serão destruídas, diz Receita (Foto: Receita Federal/Divulgação)

Mercadorias serão destruídas, diz Receita (Foto: Receita Federal/Divulgação)

As mercadorias falsificadas serão destruídas após o trâmite processual, de acordo com os fiscais. As demais mercadorias serão destinadas para doação ou leiloadas. Os responsáveis responderão pelo crime de contrabando.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.

9
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva d

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.