FOTOS IMAGENS-Prefeito de Major Vieira é preso em operação contra fraudes em licitações no Norte de SC


O prefeito de Major Vieira e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Orildo Severgnini (MDB), e o filho dele, o servidor público Marcus Severgnini, foram presos preventivamente na manhã desta quinta-feira (13). As prisões fazem parte da segunda fase na operação ‘Et Pater Filium‘, do Ministério Público e Polícia Civil, que investiga crimes de corrupção, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. O caso tramita em segredo de Justiça.

Orildo Severgnini (MDB) foi preso em casa e levado para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas. Na manhã desta quinta, ele enviou à Fecam um pedido de renúncia do cargo. O G1 ainda não localizou a defesa dele e nem do filho. Também foram cumpridos nesta quinta 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Major VieiraPapanduva Monte Castelo, no Norte catarinense.

Prefeito de Major Vieira, em SC, foi preso preventivamente em operação  — Foto: Reprodução/NSC TV

Prefeito de Major Vieira, em SC, foi preso preventivamente em operação — Foto: Reprodução/NSC TV

A prefeitura de Major Vieira informou na manhã desta quinta que aguarda manifestação do MPSC para saber se o vice-prefeito Francisco Juraczeki assumirá o cargo.

As ordens judiciais foram pedidas pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e decretadas elo Tribunal de Justiça (TJSC) por causa do foro por prerrogativa de função do investigado.

primeira etapa da operação Et Pater Filium ocorreu no dia 31 de julho e cumpriu mandados de busca. Na ocasião, foram encontrados na casa do prefeito e na do filho dele cerca de R$ 321 mil em dinheiro. A suspeita é que Orildo e Marcus tenham participado de esquema que direcionou licitações a empresas em troca de vantagens pessoais.

Segunda fase da operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira — Foto: Ministério Público de Santa Catarina/Divulgação

Segunda fase da operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira — Foto: Ministério Público de Santa Catarina/Divulgação

Carta de renúncia

Na manhã deste quinta, Orildo Severgnini enviou à Fecam uma carta de renúncia à presidência. No documento, afirma que a atitude é um compromisso feito por ele em uma reunião realizada no dia 11 de agosto com o Conselho Político da entidade.

“O faço porque acredito na capacidade técnica da valorosa equipe que integra a FECAM e com a confiança de que o municipalismo catarinense se fortalecerá ainda mais com a superação dos desafios sem precedentes que se apresentam aos gestores públicos municipais neste segundo semestre”, disse por meio de nota.

A Fecam afirmou, também em nota, que estão sendo tomadas as medidas legais para acatar o pedido de renúncia.

Por meio de nota enviada à imprensa, o prefeito de Rodeio, Paulo Weiss, disse que o Estatuto Social da Fecam estabelece que ele, como vice-presidente da instituição, é quem deve assumir o comando da Federação.

Primeira fase da operação contra fraude em licitação foi realizada no dia 31 de julho

–:–/–:–

Primeira fase da operação contra fraude em licitação foi realizada no dia 31 de julho

Veja outras notícias do estado no G1 SC

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.