FOTOS IMAGENS-Prefeito de Itumbiara diz que autor de atentado era ‘atirador profissional’


chico-balla

30/09/2016 06h36 – Atualizado em 30/09/2016 06h40

Prefeito de Itumbiara diz que autor de atentado era ‘atirador profissional’

Chico Balla presenciou tiroteio e comparou momento com ‘ataque terrorista’.
Zé Gomes, PM e atirador morreram; vice-governador e advogado se feriram.

Murillo VelascoDo G1 GO

Prefeito de Itumbiara Chico Balla (PTB) afirma que autor de ataque era airador profissional Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)Prefeito Chico Balla (PTB) afirma que autor de ataque era ‘atirador profissional’ (Foto: Murillo Velasco/G1)

O prefeito de Itumbiara, no sul goiano, Francisco Domingues de Faria (PTB), conhecido como Chico Balla, declarou que o autor do atentado, Gilberto Ferreira do Amaral, era um “atirador profissional”. O ataque provocou a morte do candidato a prefeito José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, de um PM e deixou dois feridos, entre eles o vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior.

De acordo com o gestor, Gilberto era funcionário público, mas estava licenciado de seu cargo na Secretaria Municipal de Saúde por assuntos particulares. Chico Balla disse que o atirador trabalhava na campanha de um candidato a vereador de uma das coligações adversárias à de Zé Gomes.

Atentado em Itumbiara
Candidato a prefeito é morto e vice-governador, baleado

“Era caçador, me disseram que já tinha antecedentes. Nós não temos dúvidas de que esse Gilberto era um atirador profissional. Ele ia matar todos nós que estávamos na caminhonete, só não fez isso porque o PM, em um ato de extremo heroísmo, nos salvou”, disse ao G1.

O prefeito comparou o momento dos tiros com um “atentado terrorista”. “Foi uma loucura ver as pessoas serem alvejadas do meu lado. Aquela correria, todos gritando de pânico. Não foi uma sensação diferente ou menor a do pânico de uma atitude dos mais extremos terroristas. Não dá, é inconcebível uma situação desta em nossa cidade”, afirmou.

Após a morte do ex-prefeito, do PM e do atirador, Chico Balla declarou luto oficial na cidade por meio de um decreto. “A cidade está abalada. Você vê os comércios fechados, a população triste. Isso que aconteceu não é saudável nem para Itumbiara nem pra democracia”, concluiu.

Ataque
O tiroteio aconteceu na quarta-feira (28) durante uma carreata em Itumbiara. Além de Zé Gomes, o atentado resultou na morte do cabo da Polícia Militar (PM) Vanilson João Pereira, que fazia a segurança de autoridades, e do atirador.

O vice-governador José Eliton (PSDB) e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, estavam no local e também foram baleados. Eles foram transferidos para um hospital de Goiânia, onde estão internados.

Imagens de uma câmera de segurança mostraram a ação do atirador e o pânico das pessoas que estavam na carreata (assista abaixo).

Enterro
O corpo do candidato José Gomes da Rocha (PTB) foi enterrado no Cemitério Municipal Avenida da Saudade, por volta das 17h50 de quinta-feira (29). Autoridades, amigos e familiares se despediram dele com uma salva de palmas. A Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros também realizou uma salva de tiros.

Zé Gomes foi sepultado no jazigo da família, ao lado de três padres. Os túmulos foram cedidos aos religiosos. A mãe dele também está enterrada no mesmo cemitério, mas em outra sepultura.

Uma das filhas do político, Caroline Gomes agradeceu ao apoio que recebeu dos moradores da cidade. “Quero agradecer a população de Itumbiara por todo o carinho recebido ao longo de todo o cortejo, as multidões nas ruas. Sem dúvida o amor das pessoas pelo meu pai é impagável. Que Deus esteja com ele no céu e com cada morador desta cidade que meu pai tanto amou”, disse.

Gilberto Ferreira do Amaral suspeito de matar o Zé Gomes da Rocha, em Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução)Gilberto Ferreira do Amaral é o autor do atentado em Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução)

Candidatura
O deputado federal e presidente estadual do PTB, Jovair Arantes, anunciou que o engenheiro agrônomo José Antônio, do mesmo partido, foi escolhido para ser o novo candidato da sigla. Segundo ele, Zé Antônio acompanhava Zé Gomes e a candidatura dele representa uma “sonho” do colega.

“Nas urnas aparecerá ainda o nome e foto de Zé Gomes. No entanto, já acordamos com a Justiça Eleitoral que o substituto será o Zé Antônio, que sempre acompanhava Zé Gomes nas empreitadas”, disse o deputado.

Perfil de José Gomes
José Gomes da Rocha, de 58 anos, começou sua carreira política em 1976, quando se tornou vereador em com apenas 18 anos. Depois, se elegeu deputado federal por quatro vezes, entre 1989 e 2003 e deputado estadual, logo em seguida. O político também ocupou a prefeitura deItumbiarax por dois mandatos, entre 2005 e 2012.

Após deixar o governo, conseguiu eleger seu candidato, o atual prefeito da cidade, Chico Ballax (PTB). Em 2013, José Gomes foi nomeado como presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Zé Gomes deixa cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.

Vice-governador de Goiás é baleado; candidato a prefeito morre  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Vice-governador de Goiás é baleado; candidato a prefeito morre (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.