FOTOS IMAGENS-Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em refinaria clandestina


refinaria_clandestina

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em refinaria clandestina

 

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em refinaria clandestina

Foram apreendidos documentos, computadores e cofre em Boituva (SP).
Mandados de busca também foram cumpridos nas casas de responsáveis.

Do G1 Itapetininga e Região

A Polícia Civil de Boituva (SP) cumpriu nesta quinta-feira (22) mandado de busca e apreensão na refinaria clandestina, que foi fechada em Boituva nesta segunda-feira (19). De acordo com o delegado Emerson Jesus Martins, policiais realizaram buscas em todo o setor administrativo e foram apreendidos notebooks, computadores, um cofre e vários documentos, entre eles extratos bancários.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas de responsáveis (Foto: Vander Maques Junior/TV TEM)Mandados foram cumpridos nas casas de
responsáveis (Foto: Vander Maques Junior/TV TEM)

“As investigações estão sendo feitas pela Polícia Civil e, desde então, estamos buscando elementos para todos os crimes que ocorreram neste local sejam comprovados. Foram cumpridos os mandados de busca e apreensão com objetivo de procurar mais elementos e estabelecer a conexão dessa refinaria clandestina com postos de gasolina da região que estivessem comprando combustível adulterado até para revender”, afirma o delegado.

Ainda de acordo com o delegado Emerson, outros dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa dos responsáveis pela empresa. Os documentos e objetos apreendidos durante a operação foram levados para a delegacia de Boituva e devem passar por pericia nos próximos dias.

“Queremos estabelecer a conexão do crime de receptação com outros crimes de quem compra essa gasolina adulterada. Além disso, vamos fazer uma perícia também sobre o fato de que foi constatado de que os funcionários estavam em situação de perigo. Havia risco de incêndio, explosão e outros danos aos trabalhadores, como já aconteceu em datas passadas. A empresa também pode responder por esse crime”, afirma.

Computadores, documentos e um cofre foram apreendidos (Foto: Vander Maques Junior/TV TEM)Computadores, documentos e um cofre foram apreendidos (Foto: Vander Maques Junior/TV TEM)

Levantamento
Uma equipe da Petrobras está realizando desde quarta-feira (21) um levantamento na refinaria cladestina para saber qual é a quantidade de petróleo e gasolina encontrados no local. O objetivo é programar o transporte das substâncias para uma refinaria da estatal em Paulínia (SP), onde os combustíveis passarão por avaliações. Segundo a Polícia Civil, investigações apontam que o petróleo achado no local foi desviado dos dutos da Petrobras. Ninguém foi preso até o momento.

De acordo com o boletim de ocorrência, nos dois caminhões encontrados dentro da refinaria estavam 240 mil litros de petróleo e 160 mil litros de gasolina prontos para venda. Mas para ter a quantidade exata das substâncias, cerca de 20 profissionais da Petrobras fazem a soma dos produtos. Com o resultado, a estatal saberá com que tipo de caminhão e em quantos dias fará o transporte até Paulínia.

Em Paulínia, as substâncias passarão por análise de qualidade para comprovar se houve algum tipo de alteração. Se comprovado a alteração, o combustível passará por um reprocessamento e será enviado a postos de combustíveis, afirmaram à TV TEM funcionários da estatal que trabalham no local.

Refinaria era usada de fachada em Boituva  (Foto: Reprodução/TVTEM)Refinaria era usada de fachada em Boituva
(Foto: Reprodução/TVTEM)

Investigação
Em entrevista nesta quarta-feira, o delegado responsável pelo caso, Emerson Jesus Martins, explicou a forma de operação do grupo: “Apurou-se até o momento que os motoristas saíam daqui com a gasolina, entregavam em determinado ponto o caminhão, que era levado para ser descarregado em um ponto que o motorista não acompanhava e depois era devolvido. O objetivo dessa ação, desse ‘modus operandi’, era fazer com que nem mesmo os motoristas soubessem onde era descarregado.”

Os postos que recebiam a gasolina refinada em Boituva ainda são desconhecidos, diz ele. O caso foi descoberto após investigação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Caminhão apreendido estava com petróleo desviado da Petrobras (Foto: Reprodução/TVTEM)Caminhão tinha petróleo desviado da Petrobras,
afirma polícia (Foto: Reprodução/TVTEM)

Ouvidos e liberados
De acordo com a polícia, 11 pessoas, entre elas o dono e gerente da refinaria, foram ouvidas e liberadas. Para que houvesse flagrante, segundo o delegado, era necessária a comprovação de que o material era petróleo da Petrobras.

“Nesse primeiro momento que a ocorrência foi apresentada não tínhamos esse laudo em mãos. Foram ouvidos, qualificados e, só depois, do encerramento da ocorrência, os laudos chegaram. Não foi uma situação flagrancial, mas temos elementos para fazermos indiciamentos e pedir outras provas e que vão nos levar a outros delitos”, diz Martins.

A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Civil como receptação, crime contra a ordem pública, crime contra a economia popular e causar dano direto ou indireto às unidades de conservação. A Polícia Federal também investigará o caso.

De acordo com os bombeiros, houve quatro explosões na empresa (Foto: Reprodução/TVTEM)De acordo com os bombeiros, houve quatro
explosões na empresa (Foto: Reprodução/TVTEM)

Incêndio de 11 horas
Em março deste ano a fábrica de fachada sofreu um incêndio que demorou 11 horas para ser apagado. Um funcionário morreu ao ter quase 100% do corpo queimado, segundo os bombeiros. Vinte viaturas das cidades de Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Osasco (SP), Barueri (SP), Itapetininga (SP), Tatuí (SP), Boituva e Porto Feliz (SP) foram ao local e mais de 50 bombeiros trabalharam para controlar as chamas.

Os moradores do Centro, que fica a mais de dois quilômetros da empresa, disseram que ouviram as explosões. No Bairro Água Branca, onde a empresa fica, algumas pessoas foram orientadas pelos bombeiros a deixarem as casas por causa da fumaça tóxica.

Durante o incêndio, a SP-129 precisou ser interditada por algumas horas, pois houve vazamento de produto químico. Segundo os bombeiros, houve quatro explosões ao todo.

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em refinaria (Foto: Reprodução/TVTEM)Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em refinaria (Foto: Reprodução/TVTEM)
MPT e PRF estão envolvidas em operação contra grupo criminoso (Foto: Reprodução/ TV TEM)MPT e PRF estão envolvidas em operação contra grupo criminoso (Foto: Reprodução/ TV TEM)

 

FOTOS IMAGENS-Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em refinaria clandestina
Avalie esta postagem



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *